O livro do conhecimento: um serious game educacional para aprendizagem de ortografia da Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.436Keywords:
Aprendizagem ativa, ortografia em Língua Portuguesa, jogos de propósito sério, narrativas, teoria cognitiva de aprendizagem multimídiaAbstract
O impacto que os jogos educacionais podem causar nos processos de aprendizagem tem sido uma importante questão de pesquisa. Este artigo apresenta um jogo educacional de aventuras intitulado "O Livro do Conhecimento", cuja finalidade é promover o exercício da ortografia em Língua Portuguesa de forma lúdica, motivando os jogadores através dos desafios propostos. O software foi desenvolvido seguindo etapas que consideraram os aspectos educacionais pedagógicos, o sistema biológico de processamento da informação e os requisitos de jogos comerciais e educacionais. O jogo está fundamentado na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) e em processos de aprendizagem ativa, no que tange o desenvolvimento da interface e fluxo de aprendizagem. A análise dos testes e avaliações realizados apontam a existência impactos positivos, no sentido de possibilitar que a aprendizagem de estruturas e regras ortográficas em Língua Portuguesa seja potencializada.
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