Um Modelo para Inter-relação entre Funções Executivas e Elementos de Jogos Digitais

Authors

  • Katiane Kazuza Gneipel Krause Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcelo da Silva Hounsell Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Isabela Gasparini Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.596

Keywords:

cognição, funções executivas, jogos digitais, mecânicas, interação jogo-jogador, game design, IcJJ

Abstract

As funções executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas de alto nível, formadas pelo controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. Elas permitem que a pessoa desenvolva autodisciplina, controle e gerencie a atenção e o comportamento durante ações dirigidas a objetivos, por exemplo, durante a resolução de problemas cognitivos e dos desafios presentes em jogos digitais (JD). Estes são delineados pelas mecânicas e estratégias de modelagem da dificuldade (level design). A partir dos resultados de uma revisão sistemática da literatura e um workshop, ambos sobre FE e JD, foi possível estabelecer uma relação entre mecânicas de JD e FE e estratégias de level design e FE. Este artigo não somente identifica todos os tipos de mecânica e level design intimamente relacionados com as FE, mas também apresenta uma inter-relação com os três componentes de FE, denominado de Modelo de Interação Cognitiva Jogo-Jogador (IcJJ). O IcJJ envolve a interação do jogador com o JD, mostrando atributos cognitivos de alto nível, através da relação entre 12 mecânicas de JD, 8 estratégias de level design e três componentes de FE. O modelo IcJJ pode servir de suporte para exploração e identificação do potencial cognitivo dos JD, especialmente daqueles aplicados no contexto educacional ou como referencial para o desenvolvimento de JD sérios, focados em FE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anderson-Hanley, C., Barcelos, N. M., Zimmerman, E. A., Gillen, R. W., Dunnam, M., Cohen, B. D. & Maloney, M. (2018). The Aerobic and Cognitive Exercise Study (ACES) for community-dwelling older adults with or at-risk for mild cognitive impairment (MCI): neuropsychological, neurobiological and neuroimaging outcomes of a randomized clinical trial. Frontiers in Aaging Neuroscience, 10 (76). DOI: 10.3389/fnagi.2018.00076 [GS Search]

Arnab, S., Lim, T., Carvalho, M. B., Bellotti, F., De Freitas, S., Louchart, S., & De Gloria, A. (2015). Mapping learning and game mechanics for serious games analysis. British Journal of Educational Technology, 46 (2), 391-411. DOI: 10.1111/bjet.12113 [GS Search]

Avila-Pesantez, D., Rivera, L. A., Vaca-Cardenas, L., Aguayo, S. & Zuñiga, L. (2018). Towards the improvement of ADHD children through augmented reality serious games: Preliminary results. In Global Engineering Education Conference, 843-848. DOI: 10.1109/EDUCON.2018.8363318 [GS Search].

Baniqued, L., Allen, M., Kranz, M. B., Johnson, K., Sipolins, A., Dickens, C. & Kramer, A. F. (2015). Working memory, reasoning, and task switching training: transfer effects, limitations, and great expectations?. PLoS One, 10 (11). DOI: 10.1371/journal.pone.0142169 [GS Search]

Baranyi, R., Perndorfer, R., Lederer, N., Scholz, B. & Grechenig, T. (2016). My Daily Routine-a serious game to support people suffering from a cerebral dysfunction. In International Conference on Serious Games and Applications for Health, 1-6. DOI: 10.1109/SeGAH.2016.7586283 [GS Search]

Bott, W. R.; Kramer, A. F.; Simons, D.; Fabiani, M. & Gratton, G. (2008). The effects of vídeo game playing on attention, memory, and executive control. Acta Psychologic,129(3), 387-98. DOI: 10.1016/j.actpsy.2008.09.005 [GS Search]

Brandão, L. R. G. (2016). Doze elementos emergenciais provenientes da mecânica e do comportamento do jogador. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, São Paulo-SP, Brasil. [GS Search]

Burdea, G., Polistico, K., Krishnamoorthy, A., House, G., Rethage, D., Hundal, J. & Pollack, S. (2015). Feasibility study of the BrightBrainer™ integrative cognitive rehabilitation system for elderly with dementia. Disability and Rehabilitation:Assistive Technology, 10 (5), 421-32. DOI: 10.3109/17483107.2014.900575 [GS Search]

Chandler, H. M. (2009). Manual de Produção de Jogos Digitais. Bookman, Porto Alegre-RS, Brasil.

Clark, D. B.; Tanner-Smith, E. E. & Killingdworth, S. (2016). Digital games, design, and learning: A systematic review and meta-analysis. Review of Educational Research, 86(1), 79-122. DOI: 10.3102/0034654315582065 [GS Search]

Colonna, A., Smith, A. B., Smith, S., VanDenEshof, K., Orgill, J., Gringras, P. & Pal, D. K. (2018). The Effects of Sleep on Emotional Target Detection Performance: A Novel iPad-Based Pediatric Game. Frontiers in Psychology, 9(241). DOI: 10.3389/fpsyg.2018.00241 [GS Search]

Connolly, T. M., Boyle, E. A., MacArthur, E., Hainey, T., & Boyle, J. M. (2012). A systematic literature review of empirical evidence on computer games and serious games. Computers and Education, 59(2), 661-686. DOI: 10.1016/j.compedu.2012.03.004 [GS Search]

Cox, K. K. & Bittencourt, R. A. (2017). Estudo bibliográfico sobre o processo de construção de jogos digitais: a necessidade de sinergia entre o educar e o divertir. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, 25(1), 16-43. DOI: 10.5753/rbie.2017.25.01.16 [GS Search]

Csikszentmihalyi, M. (2014). Teoria do Flow, pesquisa e aplicações. ComCiência, 161. [GS Search]

Dantas, A. C.; Melo, S.; Neves, L.; Milessi, T. & Nascimento, M. Z. do. (2019). Michelzinho: jogo sério para o ensino de habilidades emocionais em pessoas com autismo ou deficiência intelectual. In Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, Brasília-DF, Brasil. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.644 [GS Search]

Dassen, F. C., Houben, K., Van Breukelen, G. J. & Jansen, A. (2018). Gamified working memory training in overweight individuals reduces food intake but not body weight. Appetite, 124, 89-98. DOI: 10.1016/j.appet.2017.05.009. [GS Search]

Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual Review of Psychology, 64,135-168. DOI: 10.1146/annurev-psych-113011-143750 [GS Search]

Dovis, S., Van der Oord, S., Wiers, R. W. & Prins, P. J. (2015). Improving executive functioning in children with ADHD: Training multiple executive functions within the context of a computer game. A randomized double-blind placebo controlled trial. PloS One, 10 (4). DOI: 10.1371/journal.pone.0121651 [GS Search]

Dormans, J. (2012). Engineering Emergence: applied theory for de game design. Universiteit van Amsterdam.

Duncan, G. J., Dowsett, C. J., Claessens, A., Magnuson, K., Huston, A. C., Klebanov, P.& Sexton, H. (2007). School readiness and later achievement. Developmental Psychology, 43(6), 1428. DOI: 10.1037/0012-1649.43.6.1428 [GS Search]

Engelhardt, C. R., Hilgard, J., & Bartholow, B. D. (2015). Acute exposure to difficult (but not violent) video games dysregulates cognitive control. Computers in Human Behavior, 45, 85-92. DOI: 10.1016/j.chb.2014.11.089 [GS Search]

Flynn, R. M., Richert, R. A., Staiano, A. E., Wartella, E. & Calvert, S. L. (2014). Effects of exergame play on EF in children and adolescents at a summer camp for low income youth. Journal of Educational and Developmental Psychology, 4 (1). DOI: 10.5539/jedp.v4n1p209 [GS Search]

Gamito, P., Oliveira, J., Lopes, P., Morais, D., Brito, R., Cristóvão, S. & Rebelo, S. (2013). Executive functioning in addicts following health mobile cognitive stimulation: Evidence from alcohol and heroin patients. In Proceedings of the 7th International Conference on Pervasive Computing Technologies for Healthcare - ICST, 385-388. [GS Search]

Gazzaninga, M. S.; Ivry, R. B. & Mangun, G. R. (2006). Neurociência Cognitiva: a biologia da mente. Artmed, Porto Alegre-RS, Brasil.

Goldstein, A., Déry, N., Pilgrim, M., Ioan, M., & Becker, S. (2016). Stress and binge drinking: a toxic combination for the teenage brain. Neuropsychologia, 90, 251-260. DOI: 10.1016/j.neuropsychologia.2016.07.035 [GS Search]

Gray, S., Robertson, J., & Rajendran, G. (2015). BrainQuest: an active smart phone game to enhance executive function. In Proceedings of the 14th International Conference on Interaction Design and Children - ACM, 59-68. DOI: 10.1145/2771839.2771846 [GS Search]

Guimarães, P., Tourinho, A., Vieira, J. & Alves, L. (2016). Uma análise das possíveis contribuições do Gamebook guardiões da floresta para estimulação das funções executivas. In Anais do XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. [GS Search]

Howard-Jones, P. A. (2014). Neuroscience and education: myths and messages. Nature Reviews Neuroscience, 15, 817-824. [GS Search]

Iuppa, N. & Borst, T. (2012). End-to-end Game Development: Creating Independent Serious Games and Simulations from Start to Finish. Routledge.

Katz, N. (2008). Neurociência, Reabilitação Cognitiva e Modelos de Intervenção Em Terapia Ocupacional. Grupo Gen-Livraria Santos Editora, Brasil.

Kayama, H., Okamoto, K., Nishiguchi, S., Yamada, M., Kuroda, T. & Aoyama, T. (2014). Effect of a Kinect-based exercise game on improving executive 73 cognitive performance in community-dwelling elderly: case control study. Journal of Medical Internet Research, 16 (2). [GS Search]

Kirsh, D. (2000). A few thoughts on cognitive overload. Intellectica, 1(30), 19-51. [GS Search]

Klein, R. M., Hassan, T., Wilson, G., Ishigami, Y. & Mulle, J. (2017). The AttentionTrip: A game-like tool for measuring the networks of attention. Journal of Neuroscience Methods, 289, 99-109. DOI: 10.1016/j.jneumeth.2017.07.008 [GS Search]

Krause K. K. G., Gasparini, I. & Hounsell, M. da S. (2018). Aplicações de jogos digitais nas funções executivas: um mapeamento sistemático da literatura. In: Proceedings of the XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 54-62, Foz do Iguaçú-PR, Brasil. [GS Search]

Krause, K. K. G., Hounsell, M. da S. & Gasparini, I. (2019a). Construindo a relação entre funções executivas e mecânicas de jogos digitais. In Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Brasília-DF, Brasil. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.1082 [GS Search]

Krause, K. K. G., Hounsell, M. da S. & Gasparini, I. (2019b). O level design de jogos digitais para funções executivas: uma revisão da literatura. In: Proceedings of the XVIII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 235-243, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. [GS Search]

Kretschmer, A., Altgassen, M., Rendell, P. G. & Bölte, S. (2014). Prospective memory in adults with high-functioning autism spectrum disorders: Exploring effects of implementation intentions and retrospective memory load. Research in Developmental Disabilities, 35(11), 3108-3118. DOI: 10.1016/j.ridd.2014.07.052 [GS Search]

Kuhn, D. (2006). Do cognitive changes accompany developments in the adolescent brain?. Perspectives on Psychological Science, 1(1), 59-67. DOI: 10.1111/j.1745-6924.2006.t01-2-.x [GS Search]

Kühn, S., Berna, F., Lüdtke, T., Gallinat, J. & Moritz, S. (2018). Fighting depression: action video game play may reduce rumination and increase subjective and objective cognition in depressed patients. Frontiers in Psychology, 9(129). DOI: 10.3389/fpsyg.2018.00129 [GS Search]

Lazarin, L. V. & Cherobin, R. (2017). A relação entre o processo de tomada de decisão e level design. In Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 1264-1267, Curitiba-PR, Brasil. [GS Search]

Leffa L.V. & Pinto, C. M. (2018). Aprendizagem como vício: o uso de games na sala de aula. Revista (Con) textos Linguísticos, 8(10), 358-378. [GS Search]

Li, B., Atyabi, A., Kim, M., Barney, E., Ahn, A. Y., Luo, Y. & Mademtzi, M. (2018). Social Influences on Executive Functioning in Autism: Design of a Mobile Gaming Platform. In Conference on Human Factors in Computing Systems - CHI. DOI: 10.1145/3173574.3174017 [GS Search]

Liu, Q., Zhu, X., Ziegler, A., & Shi, J. (2015). The effects of inhibitory control training for preschoolers on reasoning ability and neural activity. Scientific Reports, 5. [GS Search]

Martínez-Pernía, D., Núñez-Huasaf, J., Del Blanco, Á., Ruiz-Tagle, A., Velásquez, J., Gomez, M. & Slachevsky, A. (2017). Using game authoring platforms to develop screen-based simulated functional assessments in persons with executive dysfunction following traumatic brain injury. Journal of Biomedical Informatics, 74, 71-84. DOI: 10.1016/j.jbi.2017.08.012 [GS Search]

Mattar, J. (2010). Games em Educação: como os nativos digitais aprendem. Pearson Prentice Hall, São Paulo, Brasil.

McKenna, P., Lemon, O., Corley, M., Boa, D., & Rajendran, G. (2014). One step at a time: Multimodal interfaces and children's executive functioning. In 4th International Conference on Development and Learning and on Epigenetic Robotics - IEEE, 421-425. DOI: 10.1109/DEVLRN.2014.6983018 [GS Search]

Mondejar, T., Hervas, R., Johnson, E., Gutierrez, C. & Latorre, J. M. (2016). Correlation between videogame mechanics and executive functions through EEG analysis. Journal of Biomedical Informatics, 63, 131-140. DOI: 10.1016/j.jbi.2016.08.006 [GS Search]

Moreira, V. (2019). O perfil do jogador e as emoções no jogo. Acta Ludica-International Journal of Game Studies, 3(1), 7-35. [GS Search]

Mossann, J. B.; Reategui, E.; Barbosa, D.; Cardoso, C.; Fonseca, R. & Viana, M. (2016). Um exergame para estimulação de componentes das funções executivas em crianças do ensino fundamental In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, São Paulo-SP, Brasil. [GS Search]

Nouwens, S., Groen, MA, & Verhoeven, L. (2016). How storage and executive functions contribute to children's reading comprehension. Learning and Individual Differences, 47, 96-102. DOI: 10.1016/j.lindif.2015.12.008 [GS Search]

Novak, J. (2010). Desenvolvimento de Games. Cengage Learning, São Paulo-SP, Brasil.

Oei, A. C. & Patterson, M. D. (2014). Playing a puzzle video game with changing requirements improves executive funtions. Computers in Human Behavior, 37, 216-228. DOI: 10.1016/j.chb.2014.04.046 [GS Search]

Paas, F.; Renkl, A. & Sweller, J. (2003). Cognitive Load Theory and Instructional Design: Recent Developments. Educational Psychologist, 38(1), 1-4. DOI: 10.1207/S15326985EP3801_1 [GS Search]

Palaus, M., Marron, E. M., Viejo-Sobera, R., & Redolar-Ripoll, D. (2017). Neural basis of video gaming: A systematic review. Frontiers in Human Neuroscience, 11. DOI: 10.3389/fnhum.2017.00248 [GS Search]

Parong, J., Mayer, R. E., Fiorella, L., MacNamara, A., Homer, B. D. & Plass, J. L. (2017). Learning executive function skills by playing focused video games. Contemporary Educational Psychology, 51, 141-151. DOI: 10.1016/j.cedpsych.2017.07.002 [GS Search]

Powers, K. L., Brooks, P. J., Aldrich, N. J., Palladino, M. A., & Alfieri, L. (2013). Effects of video-game play on information processing: a meta-analytic investigation. Psychonomic Bulletin & Review, 20(6), 1055-1079. [GS Search]

Prena, K., Reed, A., Weaver, A. J., & Newman, S. D. (2018). Game Mechanics Matter: Differences in Video Game Conditions Influence Memory Performance. Communication Research Reports, 35(3), 222-231. DOI: 10.1080/08824096.2018.1428545 [GS Search]

Rego, P.; Moreira, P. M. & Reis, L. P. (2010). Serious games for rehabilitation: A survey and a classification towards a taxonomy. In: 5th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, 1-6. [GS Search]

Salen, K. & Zimmerman, E. (2012). Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos: principais conceitos, vol. 1. Blucher, São Paulo, Brasil.

Schattin, A., Arner, R., Gennaro, F. & De Bruin, E. D. (2016). Adaptations of prefrontal brain activity, executive functions, and gait in healthy elderly following exergame and balance training: a randomized-controlled study. Frontiers in Aging Neuroscience, 8(278). DOI: 10.3389/fnagi.2016.00278 [GS Search]

Schoene, D., et al (2015). Interactive cognitive-motor step training improves cognitive risk factors of falling in older adults–a randomized controlled trial. PLoS One, 10 (12). DOI: 10.1371/journal.pone.0145161 [GS Search]

Shochat, G., Maoz, S., Stark-Inbar, A., Blumenfeld, B., Rand, D., Preminger, S. & Sacher, Y. (2017, June). Motion-based virtual reality cognitive training targeting executive functions in acquired brain injury community-dwelling individuals: A feasibility and initial efficacy pilot. In International Conference on Virtual Rehabilitation – ICVR/IEEE, 1-8. [GS Search]

Smittenaar, P., Rutledge, R. B., Zeidman, P., Adams, R. A., Brown, H., Lewis, G. & Dolan, R. J. (2015). Proactive and reactive response inhibition across the lifespan. PLoS One, 10(10). DOI: 10.1371/journal.pone.0140383 [GS Search]

Sweller, J. (2016). Working memory, long-term memory, and instructional design. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, 5(4), 360-367. DOI: 10.1016/j.jarmac.2015.12.002 [GS Search]

Tavares, R. (2009). Fundamentos de game design para educadores e não especialistas. In: Santaella, L. & Feitoza, M. (org). Mapa do Jogo: a diversidade cultural dos games. Cengage Learning, São Paulo-SP, Brasil.

Tost, D., Pazzi, S., von Barnekow, A., Felix, E., Puricelli, S. & Bottiroli, S. (2014). SmartAgeing: a 3D serious game for early detection of mild cognitive impairments. In Proceedings of the 8th International Conference on Pervasive Computing Technologies for Healthcar - ICST, 294-297. DOI: 10.4108/icst.pervasivehealth.2014.255334 [GS Search]

Vallejo, V., Wyss, P., Rampa, L., Mitache, A. V., Müri, R. M., Mosimann, U. P. & Nef, T. (2017). Evaluation of a novel Serious Game based assessment tool for patients with Alzheimer’s disease. PloS One, 12(5). DOI: 10.1371/journal.pone.0175999 [GS Search]

Westera, W. et al .(2008). Serious games for higher education: a framework for reducing design complexity. Journal of Computer Assisted Learning, 24(5), 420- 432. DOI: 10.1111/j.1365-2729.2008.00279.x [GS Search]

Yeh, C. W., Cherng, R. J., & Chen, J. Y. (2013). The effect of visuospatial working memory training in elders: Development and application of a brain fitness software. In 1st International Conference on Orange Technologies, 270- 273. DOI: 10.1109/ICOT.2013.6521210 [GS Search]

Zelazo, P. D., Blair, C. B. & Willoughby, M. T. (2016). Executive Function: Implications for Education. NCER 2017-2000. National Center for Education Research. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2020-10-11

Como Citar

KRAUSE, K. K. G.; HOUNSELL, M. da S.; GASPARINI, I. Um Modelo para Inter-relação entre Funções Executivas e Elementos de Jogos Digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 596–625, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.596. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3956. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)