Pensar e Lavar: Processo de desenvolvimento e avaliação de um jogo digital educacional para promover o Pensamento Computacional para crianças neurotípicas e com Deficiência Intelectual
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3330Keywords:
Pensamento computacional, Jogo digital educacional, Deficiência IntelectualAbstract
O Pensamento Computacional (PC) é uma competência necessária a todos para plena vivência na atual sociedade tecnológica. O PC pode ser promovido desde o início da alfabetização por meio de abordagens plugadas ou desplugadas. Os jogos digitais educacionais (JDE) se apresentam como possibilidade dinâmica e atrativa de promover o PC, principalmente para as crianças. As habilidades intelectuais promovidas pelo PC juntamente com os JDE são capazes de auxiliar pessoas com Deficiência Intelectual (DI) a aprimorar déficits cognitivos, desde que os jogos possuam recursos de acessibilidade para atender às necessidades específicas de interação desse público. Este artigo apresenta o processo de construção de um JDE acessível que objetiva promover o desenvolvimento do PC para crianças neurotípicas e com DI, que estejam no início do processo de alfabetização. Esse jogo foi intitulado Pensar e Lavar, pois tem como narrativa o processo de lavagem de roupas, em que os pilares do PC são intrinsecamente trabalhados em cada fase. O jogo teve seu processo de desenvolvimento baseado em diretrizes de acessibilidade, identificadas por pesquisas sistemáticas, e apoiado por especialistas das áreas de Educação, Atendimento Educacional Especializado e Pessoas com Deficiência. O jogo passou por quatro etapas de avaliação, incluindo a avaliação com o seu público-alvo, em que participaram 47 crianças neurotípicas e com DI. Como resultado, concluiu-se que o jogo foi acessível e detém o potencial de promover o PC para essas crianças.
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