Um Modelo para Inter-relação entre Funções Executivas e Elementos de Jogos Digitais

Authors

  • Katiane Kazuza Gneipel Krause Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcelo da Silva Hounsell Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Isabela Gasparini Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.596

Keywords:

cognição, funções executivas, jogos digitais, mecânicas, interação jogo-jogador, game design, IcJJ

Abstract

As funções executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas de alto nível, formadas pelo controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. Elas permitem que a pessoa desenvolva autodisciplina, controle e gerencie a atenção e o comportamento durante ações dirigidas a objetivos, por exemplo, durante a resolução de problemas cognitivos e dos desafios presentes em jogos digitais (JD). Estes são delineados pelas mecânicas e estratégias de modelagem da dificuldade (level design). A partir dos resultados de uma revisão sistemática da literatura e um workshop, ambos sobre FE e JD, foi possível estabelecer uma relação entre mecânicas de JD e FE e estratégias de level design e FE. Este artigo não somente identifica todos os tipos de mecânica e level design intimamente relacionados com as FE, mas também apresenta uma inter-relação com os três componentes de FE, denominado de Modelo de Interação Cognitiva Jogo-Jogador (IcJJ). O IcJJ envolve a interação do jogador com o JD, mostrando atributos cognitivos de alto nível, através da relação entre 12 mecânicas de JD, 8 estratégias de level design e três componentes de FE. O modelo IcJJ pode servir de suporte para exploração e identificação do potencial cognitivo dos JD, especialmente daqueles aplicados no contexto educacional ou como referencial para o desenvolvimento de JD sérios, focados em FE.

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Published

2020-10-11

Como Citar

KRAUSE, K. K. G.; HOUNSELL, M. da S.; GASPARINI, I. Um Modelo para Inter-relação entre Funções Executivas e Elementos de Jogos Digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 596–625, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.596. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3956. Acesso em: 22 nov. 2024.

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