Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem

Authors

  • Suzy Kamylla de Oliveira Menezes Universidade Federal de Alagoas
  • Deise Juliana Francisco Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.985

Keywords:

Educação, Ensino, Aprendizagem, Pandemia, COVID-19, Revisão Sistemática

Abstract

A pandemia por COVID-19 proporcionou mudanças repentinas na sociedade. Esse cenário inesperado e incerto afeta profundamente as instituições educacionais em diversos países, incluindo o Brasil. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são apontadas quanto a sua aplicação no ensino a fim de amenizar os impactos da suspensão presencial das aulas, contudo uma série de repercussões sociais e afetivas perpassa as questões educacionais no período de pandemia. Refletir criticamente sobre essas questões é fundamental para contribuir nas estratégias educacionais adotadas durante a pandemia, bem como pós-pandemia. O objetivo deste trabalho é analisar impactos sociais e afetivos sobre o processo ensino-aprendizagem gerados pela pandemia por COVID-19. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para identificar trabalhos sobre a temática. Foram selecionados 26 trabalhos relacionados com o objetivo da pesquisa. Nos resultados, destacam-se estudos qualitativos e conceituais sobre aspectos sociais e afetivos no contexto educacional, abordando as implicações do ensino online, propostas de métodos de ensino, TDIC a serem aplicadas em ambiente de ensino online ou modelos de ambientes de ensino online. A maioria dos trabalhos é de origem chinesa e tem foco na universidade. Conclui-se que há a necessidade de planejar estratégias que visem lidar com os impactos da pandemia para professores, estudantes, bem como gestão educacional. Esses impactos são afetivos e sociais e envolvem a complexidade dos contextos em que as pessoas estão inseridas. Embora as propostas de plataformas de ensino online se sobressaiam, são necessários estudos sobre as funcionalidades que elas oferecem e como afetam a experiência de ensino-aprendizagem, bem como recursos financeiros para investimento em conectividade de professores e estudantes, além de processos de formação de professores para que se apropriem didaticamente das mesmas.

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Arquivos adicionais

Published

2020-12-14

Como Citar

MENEZES, S. K. de O.; FRANCISCO, D. J. Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 985–1012, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.985. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4231. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Educação Virtual e Tecnológica em tempos de Pandemia