Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem

Authors

  • Suzy Kamylla de Oliveira Menezes Universidade Federal de Alagoas
  • Deise Juliana Francisco Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.985

Keywords:

Educação, Ensino, Aprendizagem, Pandemia, COVID-19, Revisão Sistemática

Abstract

A pandemia por COVID-19 proporcionou mudanças repentinas na sociedade. Esse cenário inesperado e incerto afeta profundamente as instituições educacionais em diversos países, incluindo o Brasil. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são apontadas quanto a sua aplicação no ensino a fim de amenizar os impactos da suspensão presencial das aulas, contudo uma série de repercussões sociais e afetivas perpassa as questões educacionais no período de pandemia. Refletir criticamente sobre essas questões é fundamental para contribuir nas estratégias educacionais adotadas durante a pandemia, bem como pós-pandemia. O objetivo deste trabalho é analisar impactos sociais e afetivos sobre o processo ensino-aprendizagem gerados pela pandemia por COVID-19. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para identificar trabalhos sobre a temática. Foram selecionados 26 trabalhos relacionados com o objetivo da pesquisa. Nos resultados, destacam-se estudos qualitativos e conceituais sobre aspectos sociais e afetivos no contexto educacional, abordando as implicações do ensino online, propostas de métodos de ensino, TDIC a serem aplicadas em ambiente de ensino online ou modelos de ambientes de ensino online. A maioria dos trabalhos é de origem chinesa e tem foco na universidade. Conclui-se que há a necessidade de planejar estratégias que visem lidar com os impactos da pandemia para professores, estudantes, bem como gestão educacional. Esses impactos são afetivos e sociais e envolvem a complexidade dos contextos em que as pessoas estão inseridas. Embora as propostas de plataformas de ensino online se sobressaiam, são necessários estudos sobre as funcionalidades que elas oferecem e como afetam a experiência de ensino-aprendizagem, bem como recursos financeiros para investimento em conectividade de professores e estudantes, além de processos de formação de professores para que se apropriem didaticamente das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agência Alagoas. (2020). Parceria entre Seduc e Google cria 180 mil e-mails para professores e alunos de Alagoas. Disponível em: [Link]. [Acesso 10 Jul. 2020].

ANDES. MEC valida diretrizes para ensino durante a pandemia e autoriza que atividades remotas sejam computadas como carga horária. Disponível em: [Link] [Acesso em: 12 jul. 2020].

Antunes, A. (2020) Fiocruz. As redes municipais de educação diante da pandemia. Disponível em: [Link]. [Acesso 10 Jul. 2020].

Bastos, T. B. M. C; & Boscarioli, C. (2020). Os professores do ensino básico e as tecnologias digitais: uma reflexão emergente e necessária em tempos de pandemia. Horizontes. SBC. Disponível: [Link]. [Acesso 10 Jul. 2020].

Barbosa, A. M., Viegas, M. A. S., & Batista, R. L. N. F. F. (2020). Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augusus, 25(51), 255-280, jul./out. doi: 10.15202/1981896.2020v25n51p255 [GS Search]

Barcelos, T. S. (2014). Relações entre o pensamento computacional e a matemática em atividades didáticas de construção de jogos digitais. 2014. Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, Brasil. 276 p. [GS Search]

Beraldo, R. M. F, & Maciel, D. A. (2016). Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais. Psicologia Escolar e Educacional, 20(2), 209-218. doi: 10.1590/2175-353920150202952. [GS Search]

Bezerra, A. C. V, Silva, C. E. M, Soares, F. R. G., & Silva, J. A. M. (2020). Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, 25(Suppl. 1), 2411-2421. Epub June 05, 2020. doi: 10.1590/1413-81232020256.1.10792020 [GS Search]

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence, The Lancet, 395 (102227), pp. 912-920. doi: 10.1016/S0140-6736(20)30460-8 [GS Search]

Conceição, M. G., & Rocha, U. R. (2020). TIC para manutenção dos estudos em período de pandemia na Universidade Federal da Bahia. Folha De Rosto, 6(2), 95-106. doi: 10.46902/2020n2p95-106 [GS Search]

Costa, F. A. (2013). O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: Almeida, M. E. B.; Dias, P.; Silva, B. D. (Org.). Cenários de inovação para educação na sociedade digital. São Paulo: Loyola, p. 47-74. [GS Search]

Costa, S. R. S., Duqueviz, B. C., & Pedroza, R. L. S. (2015). Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, 19(3), 603-610. doi: 10.1590/2175-3539/2015/0193912. [GS Search]

Crepaldi, M. A., Schmidt, B., Noal, D. S., Bolze, S. D. A., & Gabarra, L. M. (2020). Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200090. Epub June 01, 2020. doi: 10.1590/1982-0275202037e200090. [GS Search]

DOU. (2020). Diário Oficial da União. Despacho de 29 de maio de 2020. Seção 1, Pág. 32. Disponível em: [Link]. [Acesso 10 Jul. 2020].

Enumo, S. R. F., Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., & Machado, W. L. (2020). Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: proposição de uma Cartilha. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200065. doi: 10.1590/1982-0275202037e200065. [GS Search]

Faro, A., Bahiano, M. A, Nakano, T. C., Reis, C., Silva, B. F. P., & Vitti, L. S. (2020). COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200074. Epub June 01, 2020. doi: 10.1590/1982-0275202037e200074. [GS Search]

G1. (2020). Educação. 60% dos estados monitoram acesso ao ensino remoto: resultados mostram o ‘apagão’ do ensino público na pandemia. Disponível em: [Link]. [Acesso 08 Jul. 2020].

IFAL. (2020). Instituto Federal de Alagoas. Proen oferta cursos de formação continuada para docentes. Disponível em: [Link] [Acesso 30 Jun. 2020].

Jesus, A. M.; Silveira, I. F.; & Palanch, W. B. L. (2019). Desenvolvimento do Pensamento Computacional por Meio da Colaboração: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(2), 69-90. doi: 10.5753/rbie.2019.27.02.69 [GS Search]

Johnson, M. C., Saletti-Cuesta, L., & Tumas, N. (2020). Emociones, preocupaciones y reflexiones frente a la pandemia del COVID-19 en Argentina. Ciência & Saúde Coletiva, 25(Suppl. 1), 2447-2456. Epub June 05, 2020. doi: 10.1590/1413-81232020256.1.10472020 [GS Search]

Liang, T. (2020). Zhejiang University School of Medicine. Handbook of COVID-19: prevention and treatment. Paris: Unesco. Disponível: [Link]. [Acesso 10 Jul. 2020]. [GS Search]

MEC. (2020a). Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Disponível em: [Link]. [Acesso 05 Jul. 2020].

MEC. (2020b). Ministério da Educação. Parecer homologado parcialmente. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: [Link]. [Acesso 02 Ago. 2020].

MEC. (2020c). Ministério da Educação. Coronavírus: monitoramento nas instituições de ensino. Disponível em: [Link]. [Acesso 02 Ago. 2020].

Ministério da Saúde. (2020a). Primeiro caso de Covid-19 no Brasil permanece sendo o de 26 de fevereiro. Disponível em: [Link]. [Acesso 02 Ago. 2020].

Ministério da Saúde. (2020b). Portaria nº 454, de 20 de março de 2020. Declara, em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do coronavírus (covid-19). Disponível em: [Link]. [Acesso 15 Jul. 2020].

Pereira Filho, A. D., Paula, D. T. C., Pinheiro, I. C. M., Ramos, R. P. G., & Góes, W. C. N. (2020). Psicologia escolar em tempos de crise sanitária: pandemia da covid-19. Publicação da Comissão de Psicologia na Educação - PSINAED - CRP/15. Disponível em: [Link]. [Acesso 05 Jul. 2020].

Presidência da República (2020). Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Disponível em: [Link]. [Acesso 15 Jul. 2020].

Rodrigues, A. (2020). Ensino remoto na educação superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. Horizontes. Disponível em: [Link]. [Acesso 05 Jul. 2020].

Santos, B. S. (2020). Coronavírus: tudo que é sólido desmancha no ar. Disponível em: [Link] [Acesso em: 12 jul. 2020].

SEDIS. (2020). Secretaria de educação a distância. Curso abordará o aprendizado nas Turmas Virtuais do SIGAA. Disponível em: [Link] [Acesso 10 Jul. 2020].

Scorsolini-Comin, F. (2014). Psicologia da educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Psicologia Escolar e Educacional, 18(3), 447-455. doi: 10.1590/2175-3539/2014/0183766 [GS Search]

UFAL. (2020). Universidade Federal de Alagoas. Ufal mantém atividades online para técnicos e docentes durante a pandemia. Disponível em: [Link] [Acesso 10 Jul. 2020].

Wang, C., Pan, R., Wan, X., Tan, Y., Xu, L., Ho, C. S., & Ho, R. C. (2020). Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of Coronavirus Disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5), 1729. doi: 10.3390/ijerph17051729. [GS Search]

Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., Machado,W. L., & Enumo, S. R. F. (2020). Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia. Campinas: Puc-Campinas. Disponível em: [Link]. [Acesso 10 Jul. 2020] [GS Search]

Wilder-Smith A., & Freedman, D. O. (2020), Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. J Travel Med, 27, p. 1-4. doi: 10.1093/jtm/taaa020. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2020-12-14

Como Citar

MENEZES, S. K. de O.; FRANCISCO, D. J. Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 985–1012, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.985. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4231. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Educação Virtual e Tecnológica em tempos de Pandemia