Estudo das Atividades Educacionais Presentes na Literatura sobre Educação em Computação no Ensino Fundamental Brasileiro: Uma Análise Sistemática das Habilidades Identificadas, segundo as Normas Complementares à BNCC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.4684

Keywords:

Mapeamento Sistemático da Literatura, Normas sobre Computação na Educação Básica, Ensino Fundamental, Base Nacional Comum Curricular

Abstract

O ensino da Computação tem ganhado relevância no currículo da educação básica brasileira, impulsionado pela crescente integração da tecnologia em todas as esferas da atividade humana e pela homologação da Resolução Nº 1/2022 do Conselho Nacional de Educação (Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC), que estabelece o ensino obrigatório de computação na educação básica. Este movimento reflete tendências globais e ressalta a urgência de adaptar os currículos educacionais às demandas da sociedade contemporânea. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem como objetivo identificar as habilidades, conforme definidas nas normas complementares à BNCC, trabalhadas nas atividades de ensino-aprendizagem descritas na literatura sobre o ensino de Computação na Educação Básica brasileira, mais especificamente na etapa do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), e a frequência com que cada uma dessas habilidades ocorre. Para isso, o método de pesquisa adotado na presente pesquisa incluiu um estudo preliminar das diretrizes curriculares e a realização de um mapeamento sistemático da literatura. Os resultados obtidos evidenciaram uma predominância de estudos primários com foco no desenvolvimento do Pensamento Computacional. Por outro lado, estudos primários voltados ao ensino de habilidades relacionadas ao eixo Mundo Digital e Cultura Digital foram consideravelmente menos recorrentes, mais evidentemente o último deles. Assim, conclui-se que há necessidade de expandir a formação de professores e adaptar currículos para incorporar de forma mais efetiva os conteúdos dos eixos Mundo Digital e Cultura Digital, além de desenvolver recursos didáticos relacionados. Este estudo oferece uma base para futuras iniciativas educacionais e curriculares, promovendo uma integração mais holística da Computação na educação básica.

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Arquivos adicionais

Published

2025-08-21

Como Citar

PIMENTA, L. A. A.; COSTA, H. A. X.; PARREIRA JÚNIOR, P. A. Estudo das Atividades Educacionais Presentes na Literatura sobre Educação em Computação no Ensino Fundamental Brasileiro: Uma Análise Sistemática das Habilidades Identificadas, segundo as Normas Complementares à BNCC. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 882–911, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.4684. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4684. Acesso em: 5 dez. 2025.

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Artigos