Metodologia Para Ensino do Pensamento Computacional para Crianças Baseada na Alternância de Atividades Plugadas e Desplugadas

Authors

  • Letícia Mara Berto UFSCar - campus Sorocaba
  • Luciana Aparecida Martinez Zaina UFSCar - campus Sorocaba
  • Tiemi Christine Sakata UFSCar - campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.01

Keywords:

pensamento computacional, ensino de programação, computação desplugada

Abstract

Ensinar o pensamento computacional às crianças tem sido cada vez mais reconhecido nos últimos anos como uma atividade importante, principalmente nos países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) recomenda que as habilidades de raciocínio computacional sejam trabalhadas desde estágios iniciais da educação. O contato com conceitos de pensamento computacional fornece experiências que podem encorajar as crianças a desenvolver habilidades diferentes, como o raciocínio lógico, a solução de problemas, reconhecimento de padrões, decomposição e generalização, e assim por diante. Este artigo apresenta uma metodologia, chamada MEPeCoC (Metodologia para Ensino de Pensamento Computacional para Crianças), que visa apoiar o ensino do pensamento computacional para as crianças. Ao executar atividades desplugadas e plugadas alternadamente e complementá-las com o desenvolvimento de um projeto, a MEPeCoC visa introduzir os fundamentos de forma sinérgica e incremental. A proposta foi avaliada em um estudo de caso com participação de alunos do ensino fundamental pertencentes a uma escola pública de Sorocaba - SP. Os resultados demonstraram que os elementos que compõem a metodologia trazem um grande potencial para auxiliar o ensino do pensamento computacional.

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Arquivos adicionais

Published

2019-05-30

Como Citar

BERTO, L. M.; ZAINA, L. A. M.; SAKATA, T. C. Metodologia Para Ensino do Pensamento Computacional para Crianças Baseada na Alternância de Atividades Plugadas e Desplugadas. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 01–22, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.02.01. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4740. Acesso em: 22 dez. 2024.

Issue

Section

Artigos