Metodologia Para Ensino do Pensamento Computacional para Crianças Baseada na Alternância de Atividades Plugadas e Desplugadas

Authors

  • Letícia Mara Berto UFSCar - campus Sorocaba
  • Luciana Aparecida Martinez Zaina UFSCar - campus Sorocaba
  • Tiemi Christine Sakata UFSCar - campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.01

Keywords:

pensamento computacional, ensino de programação, computação desplugada

Abstract

Ensinar o pensamento computacional às crianças tem sido cada vez mais reconhecido nos últimos anos como uma atividade importante, principalmente nos países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) recomenda que as habilidades de raciocínio computacional sejam trabalhadas desde estágios iniciais da educação. O contato com conceitos de pensamento computacional fornece experiências que podem encorajar as crianças a desenvolver habilidades diferentes, como o raciocínio lógico, a solução de problemas, reconhecimento de padrões, decomposição e generalização, e assim por diante. Este artigo apresenta uma metodologia, chamada MEPeCoC (Metodologia para Ensino de Pensamento Computacional para Crianças), que visa apoiar o ensino do pensamento computacional para as crianças. Ao executar atividades desplugadas e plugadas alternadamente e complementá-las com o desenvolvimento de um projeto, a MEPeCoC visa introduzir os fundamentos de forma sinérgica e incremental. A proposta foi avaliada em um estudo de caso com participação de alunos do ensino fundamental pertencentes a uma escola pública de Sorocaba - SP. Os resultados demonstraram que os elementos que compõem a metodologia trazem um grande potencial para auxiliar o ensino do pensamento computacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Alves, N. D., Rodrigues, P. E., Borgatto, A. F., Wangenheim, C. G. V., & Hauck, J. C. R. (2016). Ensino de computação de forma multidisciplinar em disciplinas de história no ensino fundamental – um estudo de caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(3), 31–46. doi: 10.5753/RBIE.2016.24.03.31 [GS Search]

Andrade, S. I., Mendes, P., Correa, D. A., & Zaine, M. F. (2011). Conflict of generations in the workplace: a study conducted in the public sector. In Proceedings of 9º International Conference on Information Systems and Technology Management (9º CONTECSI). [GS Search]

Aono, A. H., Rody, H. V. S., Musa, D. L., Pereira, V. A., & Almeida, J. (2017). A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças. In Proceedings of XXV Workshop sobre Educação em Computação (WEI’17). [GS Search]

Araújo, D. D. C., Rodrigues, A. N., Silva, C. V. D. A., & Soares, L. S. (2015). O Ensino de Computação na Educação Básica apoiado por Problemas: Práticas de Licenciandos em Computação. In Proceedings of XXIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI’15). [GS Search]

Balanskat, A., & Engelhardt, K. (2015). Computing our future: Computer programming and coding. priorities, school curricula and initiatives across europe. European Schoolnet. Retrieved from [Link]

Batista, W. P., Chalegre, H. S., Sena, J. P. S., Santos, A. H. M., Santos, D. M. B. d., Rodrigues, C. A., & Bittencourt, R. A. (2015). Oficinas de Aprendizagem de Programação em uma Escola Pública através do Ambiente Scratch. In Proceedings of XXIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI’15). Retrieved from [Link]

Bell, T., Witten, I. H., & Fellows, M. (2015). Cs unplugged - ensinando ciência da computação sem o uso do computador. Retrieved from http://csunplugged.org/.

BNCC. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Retrieved from [Link], (pp. 28-29).

CAS, B. (2014). Computational thinking concepts. Retrieved from [Link].

CSTA. (2005). The new educational imperative: Improving high school computer science education. Final report of the CSTA. Curriculum improvement task force. In Acm. Retrieved from [Link].

CSTA. (2012). The csta standards task force. csta k-12 computer science standards, 2011. In New york: Acm computer science teachers association. Retrieved from [Link]

English, M. C., & Kitsantas, A. (2013). Supporting student self-regulated learning in problem and project-based learning. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 7(2). [GS Search]

França, R. S. d., Santos, V. A., Almeida, L. C. F., & Amaral, H. J. C. (2014). A disseminação do pensamento computacional na educação básica: lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação. In Proceedings of XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira

de Computação (CSBC’14) (pp. 1505–1514). [GS Search]

Gomes, S., Carina, T., Falcão, T. P., & Tedesco, P. C. d. A. R. (2018, June). Exploring an approach based on digital games for teaching programming concepts to young children. International Journal of Child-Computer Interaction,16, 77–84., from [Link] doi: 10.1016/j.ijcci.2017.12.005

Gomes, T. C. S., Melo, J. C. B. d., & Tedesco, P. C. d. A. R. (2016). Jogos digitais no ensino de conceitos de programação para crianças. In Proceedings of XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE’16) (pp. 470–479). [GS Search]

Lazar, J., Feng, J. H., & Hochheiser, H. (2010). Research methods in human-computer interaction (1st ed.). John Wiley & Sons Ltd. [GS Search]

Machado, E. Z. d. A., Vasconcelos, I. R., Amorim, K. M., Andrade, A. M. S., Barreto, L. P., & Santosand, D. A. (2010). Uma Experiência em Escolas de Ensino Médio e Fundamental para a Descoberta de Jovens Talentos em Computação. In Proceedings of XVIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI’10) (pp. 798–807). Retrieved from [Link]

Martins, L. A. d. S., Brelaz, A. d. S., Nascimento, G. R., Alfaia, R. M., & Martins, T. D. S. (2016). Ensinando lógica de programação aplicada à robótica para alunos do ensino fundamental. In Proceedings of XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE’2016) (pp. 31–41). [GS Search]

Oliveira, E. J. S. d., & Araújo, A. L. S. O. d. (2016). Pensamento computacional e robótica: Um estudo sobre habilidades desenvolvidas em oficina de robótica educacional. In Proceedings of XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE’16) (pp. 530–539). [GS Search]

Oliveira, M. L. S., Souza, A. A., Barbosa, A. F., & Barreiros, E. F. S. (2014). Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o scratch: um relato de experiência. In Proceedings of XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC’14) (pp.1525–1534). [GS Search]

Prottsman, K. (2014, November). 3 best practices for pair programming. Retrieved from [Link].

Raabe, A., Rodrigues, A. J., Santana, A., Vieira, M., Rosário, T., & Carneiro, A. C. (2015). Brinquedos de programar na educação infantil: Um estudo de caso. In Xxi workshop de informática na escola (wie’15). [GS Search]

Raabe, A. L., Frango, I., Ribeiro, L., Granville, L. Z., Salgado, L., Cruz, M. J. K. d., . . . Fortes, S. (2017, July). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. Retrieved from [Link]

Santos, P., Araujo, L., & Bittencourt, R. (2018, 07). A mapping study of computational thinking and programming in brazilian k-12 education. In 48th annual frontiers in education conference (fie’18). [GS Search]

Sousa, A., Silva, S., Raiol, A. A. C., Sarges, J., & Bezerra, F. (2015). O Universo Lúdico da Programação de Computadores com Logo no Ensino Fundamental. In Proceedings of XXIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI’15). [GS Search]

Torezani, C., Chagas, L. B. C., & Tavares, O. d. L. (2013, November). NewProg - um ambiente online para crianças aprenderem programação de computadores. Retrieved from [Link]. doi:10.5753/CBIE.WIE.2013.140

Wing, J. M. (2006, March). Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(13), 33–35. [GS Search]

Zaina, L. A. M., Ruggiero, W., & Bressan, G. (2012). Metodologia para acompanhamento da aprendizagem através da web. Revista Brasileira de Informática na Educação, 12(1), 20–28. [GS Search]

Archivos adicionales

Published

2019-05-30

Cómo citar

BERTO, L. M.; ZAINA, L. A. M.; SAKATA, T. C. Metodologia Para Ensino do Pensamento Computacional para Crianças Baseada na Alternância de Atividades Plugadas e Desplugadas. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 01–22, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.02.01. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4740. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

Artículos