Explorando a Interação com Sensor Gestual em Sala de Aula: o Leap Motion no ensino de Crianças Surdas

Authors

  • Eduardo Alberto Felippsen Instituto Federal do Paraná
  • Clodis Boscacioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.23

Keywords:

interação gestual, crianças surdas, aprendizagem interativa

Abstract

Dispositivos para a interação gestual com computadores têm o potencial de ampliar as possibilidades de interação das pessoas com o computador e aplicações específicas. Essas possibilidades favorecem a acessibilidade e a inclusão, importantes no contexto escolar. Este trabalho investiga meios de potencializar a participação e o engajamento de crianças surdas em sala de aula por meio do uso de sensores gestuais para interagir via computador. A investigação foi conduzida em um cenário real envolvendo uma equipe multidisciplinar de professores com formação bilíngue que atua com crianças surdas de ensino fundamental. Planos de aulas foram elaborados visando construir, por meio da interface de interação gestual, cenários que potencializassem a interação entre os alunos e também entre os alunos e o professor em sala de aula. Os resultados sugerem que o uso do dispositivo contribuiu à participação dos professores e alunos de forma integrada, especialmente daqueles que já dominam Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovendo o engajamento dos participantes em um ambiente de aprendizagem mais interativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, R. d., Araujo, J. O., & Madeiro, F. (2012). AlfabetoKinect: Um aplicativo para auxiliar na alfabetização de crianças com o uso do Kinect. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Retrieved from august, 30, 2018. From [Link][GS Search]

Bello, P. G. (2011). Kinect faz as vendas do Xbox 360 dobrarem em 2010. Retrieved from december, 28, 2016. From [Link]

Brasil (2000). Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Presidência da República: Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Retrieved from july, 28, 2016. From [Link]

Brasil (2002). Lei nº 10436, de 22 de abril de 2002. Presidência da República: Dispõe Sobre A Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras Providências. Retrieved from july, 28, 2017. From [Link]

Brasil (2005). Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Presidência da República: Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Retrieved from july, 28, 2016. From [Link]

Felippsen, E. A. (2017). Aplicação do sensor leap motion como instrumento didático no ensino de crianças surdas. 89f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil: Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Retrieved from january, 21, 2019. From: [Link] [GS Search]

Hage, S. R. (1999). Alterações de linguagem em crianças com dispraxia verbal. Mimesis, Bauru, v. 20, n. 1, p. 77-87.

Motion, L. (2016). Leap Motion for Mac and PC. Retrieved from may, 27, 2016. From Leap Motion: [Link]

Nogueira, D., Dias, S., & Rigonato, A. (2011). Realidade virtual: Xbox Kinect é utilizado para reabilitação na Fisioterapia. Retrieved from july, 22, 2016. From [Link]

Nunes, M. A., Rehem, A., Bezerra, J. S., Rocha, A. & Santos, C. A. (2011). Uso do kinect para a extração de características afetivas do usuário. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, p.1808-1815.

Potter, L. E., Arullo, J., & Carter, L. (2013). The Leap Motion controller: a view on sign language. 25th Australian Computer-Human Interaction Conference: Augmentation, Application, Innovation, Collaboration, p.175-178.

Rhodes, B. (2013). Gadget Review: Leap Motion. Retrieved from may, 14, 2016. From [Link]

Savaris, A. (2010). Dissertação de Mestrado. Avaliação Comparativa de técnicas para reconhecimento de gestos estáticos e dinâmicos como foco em precisão e desempenho. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil: UFSC. Retrieved from may, 14, 2016. From [Link]. [GS Search]

Silva, A. B., Pereira, M. d., & Zanolli, M. d. (2007). Mães Ouvintes com Filhos Surdos: Concepção de Surdez e Escolha da Modalidade de Linguagem. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23(3), p.279-286.

Silva, C. S. (2007). Educação Musical para Surdos: Uma experiência na Escola Municipal Rosa do Povo. Rio de Janeiro: Meloteca.

Soares, R. Q. A. (2016). A Atuação do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento Às Pessoas com Surdez de Cascavel/Paraná na Inclusão de Crianças Surdas na Rede Pública Municipal de Ensino, 85f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil: Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Retrieved from may, 14, 2018. From [Link].[GS Search]

Soares, R. Q. A., Rosalen, J. I., Felippsen, E. A. & Boscarioli, C. (2015). Curso "Libras: Quebrando Barreiras": Resgate e avaliação de sua trajetória. V Seminário Nacional Interdisciplincar Em Experiências Educativas, p. 121-132.

Sousa, L. R., & Silveira, I. F. (2015). Ensino de Caligrafia para Dispráxicos utilizando Tecnologias. Anais da X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO 2015), p. 326-330.

Thiollent, M. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 1985.

Vinkler, M., & Sochor, J. (2014). Integrating Motion Tracking Sensors to Human-Computer Interaction with Respect to Specific User Needs. The 18th Central European Seminar os Computer Graphics. Retrieved from january, 26, 2018. From [Link].[GS Search]

Wolf, C. G. (1986). Can people use gesture commands? ACM SIGCHI Bulletin, p. 73-74 Retrieved from augusty, 30, 2018. From [Link].[GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2019-05-30

Como Citar

FELIPPSEN, E. A.; BOSCACIOLI, C. Explorando a Interação com Sensor Gestual em Sala de Aula: o Leap Motion no ensino de Crianças Surdas. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 23–39, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.02.23. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4741. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos