Explorando a Interação com Sensor Gestual em Sala de Aula: o Leap Motion no ensino de Crianças Surdas

Authors

  • Eduardo Alberto Felippsen Instituto Federal do Paraná
  • Clodis Boscacioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.23

Keywords:

interação gestual, crianças surdas, aprendizagem interativa

Abstract

Dispositivos para a interação gestual com computadores têm o potencial de ampliar as possibilidades de interação das pessoas com o computador e aplicações específicas. Essas possibilidades favorecem a acessibilidade e a inclusão, importantes no contexto escolar. Este trabalho investiga meios de potencializar a participação e o engajamento de crianças surdas em sala de aula por meio do uso de sensores gestuais para interagir via computador. A investigação foi conduzida em um cenário real envolvendo uma equipe multidisciplinar de professores com formação bilíngue que atua com crianças surdas de ensino fundamental. Planos de aulas foram elaborados visando construir, por meio da interface de interação gestual, cenários que potencializassem a interação entre os alunos e também entre os alunos e o professor em sala de aula. Os resultados sugerem que o uso do dispositivo contribuiu à participação dos professores e alunos de forma integrada, especialmente daqueles que já dominam Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovendo o engajamento dos participantes em um ambiente de aprendizagem mais interativo.

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Arquivos adicionais

Published

2019-05-30

Como Citar

FELIPPSEN, E. A.; BOSCACIOLI, C. Explorando a Interação com Sensor Gestual em Sala de Aula: o Leap Motion no ensino de Crianças Surdas. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 23–39, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.02.23. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4741. Acesso em: 20 set. 2024.

Issue

Section

Artigos