Explorando a Interação com Sensor Gestual em Sala de Aula: o Leap Motion no ensino de Crianças Surdas
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.23Keywords:
interação gestual, crianças surdas, aprendizagem interativaAbstract
Dispositivos para a interação gestual com computadores têm o potencial de ampliar as possibilidades de interação das pessoas com o computador e aplicações específicas. Essas possibilidades favorecem a acessibilidade e a inclusão, importantes no contexto escolar. Este trabalho investiga meios de potencializar a participação e o engajamento de crianças surdas em sala de aula por meio do uso de sensores gestuais para interagir via computador. A investigação foi conduzida em um cenário real envolvendo uma equipe multidisciplinar de professores com formação bilíngue que atua com crianças surdas de ensino fundamental. Planos de aulas foram elaborados visando construir, por meio da interface de interação gestual, cenários que potencializassem a interação entre os alunos e também entre os alunos e o professor em sala de aula. Os resultados sugerem que o uso do dispositivo contribuiu à participação dos professores e alunos de forma integrada, especialmente daqueles que já dominam Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovendo o engajamento dos participantes em um ambiente de aprendizagem mais interativo.
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