Desenvolvimento e Validação de um Serious Game para educação em saúde bucal de adolescentes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5128

Keywords:

Educação em saúde bucal, Saúde bucal, Tecnologia educacional

Abstract

Apesar de ser uma abordagem inovadora e eficiente em várias áreas do conhecimento, o uso de Serious Game voltado para educação em saúde bucal de adolescentes ainda é incipiente, evidenciando a necessidade de estudos específicos para esse grupo. Objetivou-se desenvolver e validar um Serious Game para promoção de conhecimentos acerca dos cuidados com a saúde bucal e hábitos saudáveis de adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico dividido em três etapas: Planejamento, a partir do estabelecimento do marco teórico e oficinas realizadas com o público-alvo para fundamentar a base do Game; Desenvolvimento do protótipo do jogo; e Validação de Conteúdo e Aparência realizada por 12 juízes especialistas divididos igualmente entre três áreas do conhecimento, baseando-se no método Delphi modificado. Para a validação de conteúdo foi utilizado o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES), enquanto que, para a validação da aparência, foi utilizado o Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde (IVATES). Os itens avaliados em ambos os instrumentos foram, em sua maioria, bem recebidos pelos juízes, resultando em um IVC Total de 0,89 e IVA Total de 0,92. O desenvolvimento e a validação de conteúdo e aparência do Serious Game foram concluídos com êxito, com feedback positivo dos avaliadores quanto à precisão das informações e seu design atraente e intuitivo. Esses resultados contribuem significativamente para o preenchimento de uma lacuna no âmbito da educação em saúde bucal para adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. (2018). Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica (2ª ed.). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Disponível em: [link]

Chaiana, P., & Ardenghi, T. M. (2012). Impacto da cárie e da fluorose dentária na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas, 66(1), 14-17. Disponível em: [link]. [GS Search]

Chimbinha, I. G. M., Ferreira, B. N. C., Miranda, G. P., & Guedes, R. S. (2023). Oral-health-related quality of life in adolescents: umbrella review. BMC public health, 23(1), 1603. https://doi.org/10.1186/s12889-023-16241-2. [GS Search]

Corrêa, L. L. G., Sousa, M. D. L. R. D., Frias, A. C., & Antunes, J. L. F. (2020). Fatores associados à cárie dentária em adolescentes: um estudo transversal, estado de São Paulo, 2015. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 29, e2019523. https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000500007 [GS Search]

da Silva, F. F., Cardoso, F. E. A., de Lima, T. M., de Figueiredo Meira, G., & Barbosa, K. A. G. (2021). Condições de saúde bucal de adolescentes em situação de vulnerabilidade social: revisão de literatura. Research, Society and Development, 10(15). https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23217. [GS Search]

da Silva Medeiros, R. K., Júnior, M. A. F., Pinto, D. P. D. S. R., Vitor, A. F., Santos, V. E. P., & Barichello, E. (2015). Pasquali’s model of content validation in the Nursing researches. Revista de Enfermagem Referência, 4(4), 127-135. http://dx.doi.org/10.12707/RIV14009 [GS Search]

Dewes, J. O. (2013). Amostragem em Bola de Neve e Respondent-Driven Sampling: uma descrição dos métodos. Disponível em: [link]

Fijačko, N., Gosak, L., Cilar, L., Novšak, A., Creber, R. M., Skok, P., & Štiglic, G. (2020). The effects of gamification and oral self-care on oral hygiene in children: systematic search in app stores and evaluation of apps. JMIR mHealth and uHealth, 8(7), e16365. https://doi.org/10.2196/16365. [GS Search]

Francisco, M. M., Vasconcelos, E. M. R. D., Vasconcelos, M. G. L. D., Padilha, M. A. S., Araújo, E. C. D., & Oliveira, J. S. B. D. (2020). Tecnologias lúdicas para adolescentes utilizadas por profissionais de saúde: revisão integrativa. Rev. enferm. UFSM, 31-31. https://doi.org/10.5902/2179769237050. [GS Search]

Jagadeson, M., Prasad Subramanian, V., Ganesan, I. P., Sundaramoorthy, H. P., Chandran, D. D., & Murugesan, M. S. (2023). Efeito da educação baseada em jogos na extensão do conhecimento sobre saúde bucal entre crianças de 10 a 12 anos em idade escolar: Um estudo intervencionista. Journal of Oral Health and Oral Epidemiology, 12 (4), 164-169. https://doi.org/10.34172/johoe.2023.28.

Kumar K, R. S., Deshpande, A. P., Ankola, A. V., Sankeshwari, R. M., Jalihal, S., Hampiholi, V., Khot, A. J., Hebbal, M., Kotha, S. L., & Kumar S, L. (2022). Eficácia de um jogo interativo visual no conhecimento, práticas e parâmetros clínicos de higiene oral entre adolescentes: um ensaio clínico randomizado. Children , 9 (12) , 1828. https://doi.org/10.3390/children9121828. [GS Search]

Leite, S. D. S., Áfio, A. C. E., Carvalho, L. V. D., Silva, J. M. D., Almeida, P. C. D., & Pagliuca, L. M. F. (2018). Construção e validação de Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 71, 1635-1641. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648. [GS Search]

Marques, J. B. V., & Freitas, D. D. (2018). Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro-Posições, 29(2), 389-415. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0140. [GS Search]

Martin, F., Dennen, V. P., & Bonk, C. J. (2020). A synthesis of systematic review research on emerging learning environments and technologies. Educational Technology Research and Development, 68(4), 1613-1633. https://doi.org/10.1007/s11423-020-09812-2. [GS Search]

Martins, M. L., Guimarães, J. E. C., Von Helde, N. M., Vicente-Gomila, J. M., Cavalcanti, Y. W., Maia, L. C., & Fonseca-Gonçalves, A. (2023). Impacto da alimentação na saúde bucal de crianças e adolescentes: uma análise de mineração de dados. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , 12 (6). https://doi.org/10.33448/rsd-v12i6.41993. [GS Search]

Morais, E. R., Vergara, C. M. A. C., Brito, F. O. D., & Sampaio, H. A. D. C. (2020). Serious games para educação em higiene bucal infantil: uma revisão integrativa ea busca de aplicativos. Ciência & Saúde Coletiva, 25(8), 3299-3310. https://doi.org/10.1590/1413-81232020258.11782018. [GS Search]

Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Artmed Editora. Disponível em: [link]

Possolli, G. E., Marchiorato, A. L., & do Nascimento, G. L. (2020). Gamificação como recurso educacional na área da saúde: uma revisão integrativa. Educação & Tecnologia, 23(3). Disponível em: [link] [GS Search]

Pouza, F., & Câmara, C. E. (2020). Análise do pensamento computacional na educação voltado à serious games. Revista de Ubiquidade, 3(2), 30-50. Disponível em: [link]. [GS Search]

Santos, T. A. (2019). Game educacional sobre hanseníase: uma construção embasada no protagonismo de adolescentes escolares (Master's thesis, Universidade Federal de Pernambuco). Disponível em: [link]

Sarmento, M. D. G. S., dos Santos, O. A., & Lima, M. M. (2020). Desafios da educação em saúde bucal na adolescência. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 2, e4249-e4249. https://doi.org/10.25248/reaodonto.e4249.2020. [GS Search]

Silva-Pires, F. D. E. S., Trajano, V. D. S., & Araujo-Jorge, T. C. D. (2020). A Teoria da Aprendizagem Significativa e o jogo. Revista Educação em Questão, 58(57). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21088. [GS Search]

Singh, S., & Talmale, P. (2023). Impacto da cárie dentária e do estado nutricional na qualidade de vida relacionada à saúde bucal em jovens adolescentes indianos. Journal of Oral Biology and Craniofacial Research, 13 ( 4 ), 506-510 . https://doi.org/10.1016/j.jobcr.2023.06.004

Souza, A. C. C. D., Moreira, T. M. M., & Borges, J. W. P. (2020). Desenvolvimento de instrumento para validar aparência de tecnologia educacional em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 73, e20190559. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0559. [GS Search]

Souza, A. O., Novais, A. F. O., Souza, M. C. D., Franco, M. L., Pompermayer, R. D. S., Higuchi, A. K., Costa, A. S. V., & Vasconcelos, C. R. M. (2020). Estudo bibliométrico sobre gamificação e os jogos sérios na educação. Revista Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento, 10 (12), 40411-40422. Disponível em: [link]. [GS Search]

Vaz, J. V., & Machado, F. C. (2022). Saúde bucal na adolescência: importância e fatores modificadores–uma revisão narrativa da literatura. Research, Society and Development, 11(13), e535111335688-e535111335688. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35688. [GS Search]

Venante, H. S. (2017). Padrão de saúde bucal na adolescência e sua relação com a implementação de medidas educativo-preventivas nos primeiros anos de vida [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Maringá]. Disponível em: [link]

Zaror, C., Mariño, R., & Atala-Acevedo, C. (2021). Current State of Serious Games in Dentistry: A Scoping Review. Games for health journal, 10(2), 95–108. https://doi.org/10.1089/g4h.2020.0042. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2025-08-27

Como Citar

ANDRADE, B. G. da S.; CARVALHO, F. S. de; CARVALHO, C. A. P. de. Desenvolvimento e Validação de um Serious Game para educação em saúde bucal de adolescentes. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 972–989, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.5128. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/5128. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Edição Especial :: Políticas, Qualidade, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação