A produção de material didático para a EaD na perspectiva dos princípios dialógicos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5153

Keywords:

Material didático, Educação a distância, Princípios dialógicos

Abstract

A educação a distância avança e contribui cada vez mais com o ensino e a aprendizagem, favorecendo a criação de estratégias que aproximam o professor autor e o estudante, apoiados pelas tecnologias digitais da informação e comunicação. Com isso, as práticas educacionais se inovam gradativamente, contando com o incremento de elementos a favor da criatividade, criticidade, reflexão e resolução de situações-problema concretas. Este estudo investigou a colaboração da equipe multiprofissional para a formação do professor autor durante a produção de material didático para a EaD, observando-se os princípios dialógicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa conduzida a partir de entrevista semiestruturada, realizada com 11 profissionais que atuam no processo de produção de material didático no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Os dados foram coletados a partir de uma abordagem com temas que observam os princípios dialógicos: problematização, estímulo à autonomia, linguagem simples e diálogo realístico. O estudo apontou a preocupação dos participantes com a necessidade de uma formação mais completa, contemplando construções teóricas e práticas, com apresentação dinâmica de cada etapa do processo de produção de material didático, visando fortalecer a construção de conhecimentos, o próprio processo e, consequentemente, tendo como resultado um recurso educacional com qualidade dialógica. O estudo evidenciou ainda que a capacitação dos professores autores não ocorre em momento isolado, mas ao longo de todo o processo de produção do material didático.

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Biografia do Autor

Allyson Carvalho de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Foi professor visitante da Loughborough University, Reino Unido, entre 2023 e 2024. É Professor Associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFRN). Também já foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede (PROEF), no polo UFRN. Atualmente é Coordenador do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN). É membro do Grupo de estudos e pesquisa em Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC) e do Grupo de Pesquisas Transdisciplinar em Comunicação e Cultura (Marginália), além de Coordenador do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi diretor de Comunicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) nas gestões de 2015-2017 e de 2017-2019. Foi Coordenador de Equipe Colaboradora no acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Programa Segundo Tempo (Ministério do Esporte) entre 2008 e 2014 e Coordenador do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (REDE CEDES-RN) entre 2016 e 2019. Foi coordenador do Subprojeto Educação Física no PIBID-UFRN (2015-2017 e 2020-2022) Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica nesta mesma instituição (2022-2023). Já foi editor de dossiê temático na Revista Cadernos de Formação RBCE (ISSN 2175-3962) em 2014, na Revista Temas em Educação (ISSN 2359-7003) em 2019, além da Revista Movimento (ISSN 1982-8918) e Revista Frontiers in Education (ISSN 2504-284X) em 2022. Foi editor associado na Revista Espaço do Currículo (ISSN 1983-1579) entre 2019 e 2023. Em 2023 assume cadeira na editoria científica na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (ISSN 2176-6681). Tem experiência na área de Educação, comunicação, saúde e tecnologia, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Educação, Mídia, tecnologia, saúde, políticas públicas e justiça social. É associado à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e ao CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte).

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Arquivos adicionais

Published

2025-08-29

Como Citar

SANTOS, E. da S.; ARAUJO, A. C. de. A produção de material didático para a EaD na perspectiva dos princípios dialógicos. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 1062–1082, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.5153. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/5153. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Artigos