A produção de material didático para a EaD na perspectiva dos princípios dialógicos
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5153Keywords:
Material didático, Educação a distância, Princípios dialógicosAbstract
A educação a distância avança e contribui cada vez mais com o ensino e a aprendizagem, favorecendo a criação de estratégias que aproximam o professor autor e o estudante, apoiados pelas tecnologias digitais da informação e comunicação. Com isso, as práticas educacionais se inovam gradativamente, contando com o incremento de elementos a favor da criatividade, criticidade, reflexão e resolução de situações-problema concretas. Este estudo investigou a colaboração da equipe multiprofissional para a formação do professor autor durante a produção de material didático para a EaD, observando-se os princípios dialógicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa conduzida a partir de entrevista semiestruturada, realizada com 11 profissionais que atuam no processo de produção de material didático no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Os dados foram coletados a partir de uma abordagem com temas que observam os princípios dialógicos: problematização, estímulo à autonomia, linguagem simples e diálogo realístico. O estudo apontou a preocupação dos participantes com a necessidade de uma formação mais completa, contemplando construções teóricas e práticas, com apresentação dinâmica de cada etapa do processo de produção de material didático, visando fortalecer a construção de conhecimentos, o próprio processo e, consequentemente, tendo como resultado um recurso educacional com qualidade dialógica. O estudo evidenciou ainda que a capacitação dos professores autores não ocorre em momento isolado, mas ao longo de todo o processo de produção do material didático.
Downloads
Referências
Bakhtin, M. M. (2011). Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. [GS Search]
Bakhtin, M. M. (2022). Os gêneros do discurso. 1. ed. Quarta reimpressão. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Editora 34. [GS Search]
Barros, E. T. S., Macêdo, A. E. S., Ramos, C. A. S., Graffunder, M. M., & Barbosa, R. A. (2024). Transformando a educação a distância: a personalização do ensino através da inteligência artificial. Revista Ilustração, 5(3), 151-165. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i3.294. [GS Search]
Brito, T. A., Portela, N. M., & Filho, A. S. C. (2024). As experiências e aplicações do ensino mediado por tecnologia digital na educação médica: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 32, 120-134. https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3227. [GS Search]
Castro, A. P. P., Junior, A. G. M., & Oliveira, A. C. (2020). Políticas educacionais: produção de materiais didáticos de educação a distância na Universidade Federal do Amapá. Revista EDaPECI, 20(2), 44-57. https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.213368.44-57. [GS Search]
Favaro, R. F., Matuda, F. G., Galini, M. E., & Pirillo, N. R. (2022). A integridade acadêmica na educação superior: possibilidades de uso de um recurso educacional aberto. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 21(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v21i1.647. [GS Search]
Freire, P. (2021a). Cartas a Cristina. 4. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. [GS Search]
Freire, P. (2022). Extensão ou comunicação? Tradução Rosiska Darcy de Oliveira. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [GS Search]
Freire, P. (2020a). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 66. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. [GS Search]
Freire, P. (2020b). Pedagogia do Oprimido. 75. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. [GS Search]
Freire, P. (2021b). Pedagogia dos sonhos possíveis. Organização: Ana Maria Araújo Freire. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [GS Search]
Gomes, C. S. F., & Guerra, M. D. G. G. V. (2020). Educação dialógica: a perspectiva de Paulo Freire para o mundo da educação. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, 19(3), 4-15. https://doi.org/10.14393/REP-2020-52847. [GS Search]
Krassmann, A. L., Tarouco, L. M. R., & Bercht, M. (2022). Diretrizes para a Promoção do Senso de Presença na Educação a Distância. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30, 542-572. https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2590. [GS Search]
Oliveira, J. K. C., Ferreira, L. F. S., & Silva, V. M. C. B. (2024). Ambiente virtual de aprendizagem: interação e interatividade na educação a distância. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(8), 2381-2392. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15268. [GS Search]
Preti, O. (2010) Produção de Material Didático Impresso. Orientações técnicas e pedagógicas. Cuiabá: UAB/UFMT. [GS Search]
Santos, E. S. (2024). A formação para a produção de material didático para a EaD na área da saúde à luz dos princípios dialógicos. 194f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, UFRN, Natal, 2024. Disponível em: [link].[GS Search]
Santos, E. S., & Araujo, A. C. (2024a). A produção de material didático para a educação a distância à luz de princípios dialógicos: uma revisão sistemática. EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. http://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1018. [GS Search]
Santos, E. S., & Araujo, A. C. de. (2024b). Educação a Distância e Recursos Educacionais Abertos no Contexto Dialógico: uma Revisão Sistemática. EaD Em Foco, 14(2), e2129. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2129. [GS Search]
Smith, P. L., & Ragan, T. J. (2004). Instructional design. 3rd ed. John Wiley & Sons. [GS Search]
Triviños, A. N. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. [GS Search]
Vianna, R. (2019). A linguagem pela perspectiva do Círculo de Bakhtin. Revista Odisseia, 4(1), 19-33. https://doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4n1ID16818. [GS Search]
Weber, D. J. (2022). Parâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitais. Revista Docência e Cibercultura, 6(5), 406-422. https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63371. [GS Search]
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Tradução: Cristhian Matheus Herrera. 5. ed. Porto Alegre: Bookman Editora. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2025 Erivaldo da Silva Santos, Allyson Carvalho de Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

