IA como Aliada da Criatividade Humana: O Desenvolvimento do Aplicativo “Terra e Universo” com Auxílio do ChatGPT
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5204Keywords:
ChatGPT, Ensino Fundamental, Ciências, Tecnologias Educacionais, Engenharia de PromptAbstract
Os avanços tecnológicos, especialmente aqueles ligados à Inteligência Artificial (IA), têm transformado profundamente o cenário educacional recente, oferecendo um novo paradigma para se desenvolver métodos de ensino e processos de aprendizagem. No entanto, mesmo com todo o progresso alcançado, ainda existem lacunas e tabus significativos na exploração do uso de IAs generativas, que têm desacelerado o avanço da inovação e desestimulado a promoção da criatividade no âmbito educacional. No presente trabalho, são apresentados os resultados obtidos com o desenvolvimento do aplicativo móvel intitulado Terra e Universo, desenvolvido com auxílio do ChatGPT - voltado para o ensino de ciências a estudantes do nono ano. São destacadas as potencialidades e limitações de seu uso para o desenvolvimento do aplicativo e no incentivo a processos mais criativos para as salas de aula. Os resultados indicam que ele é uma ferramenta promissora para apoiar professores na criação de recursos educacionais que tornem o ensino mais interativo e inovador, mesmo para profissionais que não tenham em sua formação conhecimentos técnicos para realizarem suas ideias, como o de programação, por exemplo. Observou-se que a elaboração cuidadosa de prompts é fundamental para se encontrar insights relevantes e para que os objetivos esperados sejam alcançados.
Downloads
Referências
Anjos, I. M., Moreira, J. A., & Tinti, D. S. (2023). Gamificação nas aulas de Matemática: uma experiência com alunos da EJA da APAE de Itabirito/MG. Revista Insignare Scientia, 6(1), 447-463. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13107. [GS Search]
Barbosa, E. A. A. (2022). Mobile learning: Programação mobile MIT App Inventor – uma experiência realizada no ensino superior cabo-verdiano. E3 - Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP, 8(2), 135-148. https://doi.org/10.29073/e3.v8i2.598. [GS Search]
Boa Sorte, P., Farias, M. A. F., Santos, A. E., Santos, J. C. A., & Dias, J. S. S. R. (2021). Inteligência artificial e escrita acadêmica: o que nos reserva o algoritmo GPT-3? Revista EntreLínguas, 7, e021035. https://doi.org/10.29051/el.v7i00.15352. [GS Search]
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Ciências. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. [Link].
Côrrea, D. R., Lamin, G. B., Lima, L. P. C. S., & Montanha Junior, M. (2023). Contando Histórias: Desenvolvendo um aplicativo móvel com ChatGPT para aumentar o hábito de leitura em jovens. [Trabalho de Conclusão de Curso, UNISOCIESC]. [Link].
Costa, R. D. A., Webber, C. G., Affeldt, B. B., Werle, C., Nunes, J., & Reis, K. R. (2019). Desenvolvimento e avaliação de aplicativos para dispositivos móveis por professores da Educação Básica. Revista Scientia Cum Industria, 7(1), 27-32. https://doi.org/10.18226/23185279.v7iss1p26. [GS Search]
Ferreira, R. C. V., Garcia, G. H. M., & Brasil, D. R. (2023). O surgimento do Chat GPT e a insegurança sobre o futuro dos trabalhos acadêmicos. Revista Cadernos de Dereito Actual, (21), 130-143. [Link]. [GS Search]
Giraffa, L., & Khols-Santos, P. (2023). Inteligência Artificial e Educação: conceitos, aplicações e implicações no fazer docente. Revista Educação em Análise, 8(1), 116-134. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p116. [GS Search]
Gomes, C. E. S., Marques, G. C. B. E., & Linhares, M. M. P. (2022). Criatividade humana e inteligências múltiplas na construção da cidadania global. Revista Triângulo, 15(2), 200-211. https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6337. [GS Search]
Habowski, A. C., & Conte, E. (2019). As tecnologias digitais e o desenvolvimento da criatividade humana em questão. Revista Temas em Educação, 28(3), 295-319. https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.46740. [GS Search]
Henriques, T. (2023). Tecnologias como aliada ou inimiga da criatividade humana: a discussão em torno do ChatGPT. Revista The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5096. [GS Search]
Liu, P., Yuan, W., Fu, J., Jiang, Z., Hayashi, H., & Neubig, G. (2023). Pre-train, Prompt, and Predict: A systematic Survey of Prompting Methods in Natural Language Processing. ACM Computing Surveys, 55(9), 1-35. https://doi.org/10.1145/3560815. [GS Search]
Machado, E. F., Silva, S. C. R., Basniak, M. I., & Miquelin, A. F. (2019). APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 12(1), 612-627. https://doi.org/10.3895/rbect.v12n1.9594. [GS Search]
MIT App Inventor (2024). Inventor de aplicativos do MIT. Disponível em [Link]. Acesso em 18/11/2024.
Nakano, T. C., Primi R., & Alves, R. J. R. (2021). Habilidades do século XXI: relações entre criatividade e competências socioemocionais em estudantes brasileiros. Revista Educar em Revista, 37, e811544. https://doi.org/10.1590/0104-4060.81544. [GS Search]
Oliveira, J. V. N., Lopes T. B., Vieira, S. A. G., & Beites, P. D. (2023). Elaboração de projetos de pesquisa com auxílio do ChatGPT: um estudo com licenciandos de matemática. REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 11(1), e23064. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15966. [GS Search]
OpenAI (2024). Bate-papoGPT. Disponível em [Link]. Acesso em 18/11/2024.
PET IFCE Sobral (2024). Pesquisa. Programa de Educação Tutorial - IFCE Sobral. Disponível em [Link]. Acesso em 22/11/2024.
Richter, A. P. H., & Cerutti, E. (2023). Gamificação e aprendizagem: inteligência artificial aplicada à educação. Revista de Ciências Humanas, 24(2), 86-101. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.86-101. [GS Search]
Rossoni, L. (2022). A inteligência artificial e eu: escrevendo o editorial juntamente com o ChatGPT. RECADM - Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 21(3), 399-405. https://doi.org/10.21529/RECADM.2022ed3. [GS Search]
Russo, F. A. I., Sant’ Ana, N. de R. e, & Imai, R. H. (2023). Relato de experiência educacional com o uso de inteligências artificiais sintetizadoras de imagens: debate sobre avanços recentes e possibilidades em síntese criativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, 31, 814-828. https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2914. [GS Search]
Santos, R. P., Sant’Ana, C. C., & Sant’Ana, I. P. (2023). O ChatGPT como recurso de apoio no ensino da Matemática. Revemop, 5, e202303. https://doi.org/10.33532/revemop.e202303. [GS Search]
Scheunemann, C. M. B., Almeida, C. M. M., & Lopes, P. T. C. (2021). Metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino de Ciências: uma investigação com licenciandos e professores em serviço. Revista Thema, 19(3), 743-759. https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.743-759.1512. [GS Search]
Silva, D. S., & Kampff, A. J. C. (2023). A inteligência artificial generativa como ferramenta educativa: perspectivas futuras e lições de um relato de experiência. Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, 10(2), 102-123. https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18364. [GS Search]
Sulzbacher, R. (2019). Contribuições da ferramenta tabela periódica interativa para o ensino de química em ciências. Revista Insignare Scientia, 2(3), 255-261. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i3.11205. [GS Search]
Tavares, L. A., Meira, M. C., & Amaral, S. F. (2020). Inteligência artificial na educação: Survey. Brazilian Journal of Development, 6(7), 48699-48714. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-496. [GS Search]
Vieira, M. F. (2021). Pedagogia de Paulo Freire e Tecnologias Digitais na Educação: uma construção possível. Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, 8(2), 25-47. https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15932. [GS Search]
Wong, M. (2024, Outubro, 4). We’re entering uncharted territory for math: Terence Tao, the world’s greatest living mathematician, has a vision for AI. Revista The Atlantic. [Link]. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2025 Victoria Regia Cavalcante de Vasconcelos, Diego Araujo Frota

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

