O uso da Tecnologia em Sala de Aula com Alunos com TEA: uma Revisão Sistemática da Literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5356

Keywords:

Ensino, Autismo, Inclusão, Vídeos, Jogos

Abstract

Com o avanço da tecnologia, novas possibilidades de ensino para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm surgido. O objetivo do presente estudo é determinar, com base na revisão sistemática da literatura, quais recursos tecnológicos digitais têm sido utilizados em sala de aula para propiciar a aprendizagem de alunos com TEA. Foi utilizada a metodologia PRISMA, e os artigos foram buscados na base de dados periódicos CAPES com as strings “autism” and “technology” and “education”. Após seguir os critérios de exclusão e inclusão previamente estabelecidos, dezesseis artigos foram selecionados para compor esta revisão. Os trabalhos examinados evidenciaram, em sua maioria, que o uso da tecnologia digital auxilia de alguma forma no processo de aprendizagem de alunos com TEA. Dentre os recursos citados nos trabalhos, identificaram-se os aplicativos de comunicação, os jogos e os vídeos como os mais utilizados em sala de aula com os alunos com TEA. Esses recursos são reproduzidos, com maior frequência, em computadores e tablets. Foi possível verificar que ainda há desafios para o uso da tecnologia digital, como o alto custo dos dispositivos eletrônicos e a formação dos professores. Conclui-se que existem variados recursos digitais sendo empregados e que eles são relevantes para o Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Psychiatric Association. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 (5ª ed.). Artmed. [GS Search]

Azevedo, P. A. M., & Assis, T. R. (2022). Instrumento transformador ou mero aparato tecnológico? Um estudo sobre uso das tecnologias digitais na sala de aula. Educação em Foco, (25), 260--279. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5889. [GS Search]

Balbino, V. D. S., Oliveira, I. C., & Silva, R. C. D. (2021). As tecnologias digitais como instrumentos mediadores no processo de aprendizagem do aluno com Autismo. Educação, Ciência e Cultura, 26(3), 1. http://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8452. [GS Search]

Bobzien, J. L., & Judge, S. (2014). Characteristics of peer models at a summer camp for children with autism. Journal for Multicultural Education, 8(4), 237--248. https://doi.org/10.1108/JME-04-2014-0017. [GS Search]

Boyle, B., & Arnedillo-Sanchez, I. (2022). The inclusion of children on the autism spectrum in the design of learning technologies: A small-scale exploration of adults' perspectives. Frontiers in Education, 7. https://doi.org/10.3389/feduc.2022.867964. [GS Search]

Camargo, S. P. H., Silva, G. L., & Crespo, R. O. (2020). Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: Diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educação em Revista, 36, 1-22. https://doi.org/10.1590/0102-4698214220. [GS Search]

Chebli, S. S., Lanovaz, M. J., & Dufour, M. M. (2017). Generalization following tablet-based instruction in children with autism spectrum disorders. Journal of Special Education Technology, 32(2), 70--79. http://doi.org/10.1177/0162643416681499. [GS Search]

Costa, M. S., Costa, V. F. G., & Vieira Junior, N. (2023). Uso do aplicativo SpeeCH como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA): Um estudo de caso. Revista Educação Especial, 36(1). http://doi.org/10.5902/1984686X70474. [GS Search]

Cox, S. K., Root, J. R., & Gilley, D. (2021). Let's see that again: Using instructional videos to support asynchronous mathematical problem-solving instruction for students with autism spectrum disorder. Journal of Special Education Technology, 36(2), 97--104. https://doi.org/10.1177/0162643421996327. [GS Search]

Delisio, L. A., & Isenhower, R. W. (2020). Using video prompts to promote independent behavior in students with autism spectrum disorder. Journal of Special Education Technology, 35(3), 167--175. http://doi.org/10.1177/0162643420919179. [GS Search]

Desai, T., Chow, K., Mumford, L., Hotze, F. & Chau, T. (2014). Implementing an iPad-based alternative communication device for a student with cerebral palsy and autism in the classroom via an access technology delivery protocol. Computers and Education, 79, 148--158. http://doi.org/10.1016/j.compedu.2014.07.009. [GS Search]

Farias, R., Oliveira, A. S. S., Chagas, A. M., & Aquino, W. V. R. (2023). As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação do autista. Revista Inclusiones, 10(1), 1-22. https://doi.org/10.58210/fprc3427 [GS Search]

Figueiredo, T., Lopes, A. M. A., & Mansur, O. M. F. C. (2023). Comunicação e socialização da criança com transtorno do espectro autista: A tecnologia como instrumento de aprendizagem. Revista Educação Especial, 36(1). http://doi.org/10.5902/1984686X74166. [GS Search]

Galligan, M. R. L., Suhrheinrich, J. & Kraemer, B. R. (2022). Video modeling for high school students with autism spectrum disorder. Journal of Special Education Technology, 37(1), 126--134. http://doi.org/10.1177/0162643420945594. [GS Search]

Herrero, J. F., & Lorenzo, G. (2020). An immersive virtual reality educational intervention on people with autism spectrum disorders (ASD) for the development of communication skills and problem-solving. Education and Information Technologies, 25(3), 1689--1722. https://doi.org/10.1007/s10639-019-10050-0. [GS Search]

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2023). Sinopse Estatística da Educação Básica 2023. Brasília. [Link]

Jury, M., Perrin, A. L., & Desombre, C. (2021). Teachers' attitudes toward the inclusion of students with autism spectrum disorder: Impact of students' difficulties. Research in Autism Spectrum Disorders (Elsevier), 83. https://doi.org/10.1016/j.rasd.2021.101746. [GS Search]

Kanashiro, M. D. D. M., & Seabra Junior, M. O. (2018). Tecnologia educacional como recurso para a alfabetização da criança com transtorno do espectro autista. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, 5(2), 101--120. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.08.p101. [GS Search]

Lima, N. A., David, P. B., & Barros Filho, E. M. (2023). A tecnologia como suporte educacional para estudantes com autismo: Revisão sistemática. Revista Educar Mais, 7, 757-772. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3394. [GS Search]

Mariz, C., Carter, M., & Stephenson, J. (2017). Do screen presentations via interactive whiteboards increase engagement in whole-group lessons for students with autism spectrum disorder? A pilot study. Journal of Special Education Technology, 32(3), 160--172. https://doi.org/10.1177/0162643417712737. [GS Search]

Martin, W. B., Yu, J., Wei, X., Vidiksis, R., Patten, K. K., & Riccio, A. (2020). Promoting science, technology, and engineering self-efficacy and knowledge for all with an autism inclusion maker program. Frontiers in Education, 5. https://doi.org/10.3389/feduc.2020.00075. [GS Search]

McKissick, B. R., Diegelmann, K. M., & Parker, S. (2017). Using technology to address barriers in rural special education for students with autism: A do-it-yourself guide. Rural Special Education Quarterly, 36(3), 155--159. https://doi.org/10.1177/8756870517707712. [GS Search]

Mentone, E. C. P., & Fortunato, I. (2019). A tecnologia digital no auxílio à educação de autistas: Os aplicativos ABC Autismo, Aiello e SCAI Autismo. Temas em Educação e Saúde, 15(1), 113--130. https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.12733 [GS Search]

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, L. A., Stewart, L. A., Thomas, J., Tricco, A. C., Welch, V. A., Whiting, P., Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. PLoS Med, 18(3), 1-15. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1003583. [GS Search]

Parsons, S., Guldberg, K., Porayska-Pomsta, K., & Lee, R. (2015). Digital stories as a method for evidence-based practice and knowledge co-creation in technology-enhanced learning for children with autism. International Journal of Research and Method in Education, 38(3), 247--271. http://doi.org/10.1080/1743727x.2015.1019852. [GS Search]

Rivera, C. J., Mason, L. L., Jabeen, I., & Johnson, J. (2015). Increasing teacher praise and on-task behavior for students with autism using mobile technology. Journal of Special Education Technology, 30(2), 101--111. https://doi.org/10.1177/0162643415617375. [GS Search]

Roberts-Yates, C., & Silvera-Tawil, D. (2019). Better education opportunities for students with autism and intellectual disabilities through digital technology. International Journal of Special Education, 34(1), 197-210. https://eric.ed.gov/?id=EJ1237141. [GS Search]

Sampaio, L. P., & Pereira, C. P. (2025). AutiBots: Jogo Digital Educativo para Desenvolvimento Motor e Cognitivo de Crianças com Autismo. Revista Brasileira de Informática na Educação, 33, 1-33. https://doi.org/10.5753/rbie.2025.3300. [GS Search]

Santarosa, L. M. C., & Conforto, D. (2015). Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista. Revista Brasileira de Educação Especial, 21(4), 349--366. http://doi.org/10.1590/S1413-65382115000400003. [GS Search]

Schirmer, C. R. (2020). Pesquisas em recursos de alta tecnologia para comunicação e transtorno do espectro autista. ETD -- Educação Temática Digital, 22(1), 68--85. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655470. [GS Search]

Souza, A. C., & Silva, G. H. G. (2019). Incluir não é Apenas Socializar: as Contribuições das Tecnologias Digitais Educacionais para a Aprendizagem Matemática de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista Bolema - Mathematics Education Bulletin, 33(65), 1305--1330. http://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a16. [GS Search]

Sulaimani, M. F. (2017). Autism and technology: Investigating elementary teachers' perceptions regarding technology used with students with autism. International Journal of Special Education, 32(3), 586-595. https://eric.ed.gov/?id=EJ1184159. [GS Search]

Toda, A. M., Palomino, P. T., Rodrigues, L., Pereira, F. D., Borges, S., Gasparini, I., Oliveira, E. H. T., Isotani, S., & Cristea, A. I. (2024). Brazilian Teachers' concerns towards the use of Gamification in Education: perceived barriers to its adoption. Revista Brasileira de Informática na Educação, 32, 510-532. https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3228. [GS Search]

Wright, J. C., Knight, V. F., Barton, E. E., & Edwards-Bowyer, M. (2021). Video prompting to teach robotics and coding to middle school students with autism spectrum disorder. Journal of Special Education Technology, 36(4), 187--201. https://doi.org/10.1177/0162643419890249. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2025-06-13

Como Citar

MACHADO, M. M. M.; CARDOSO, S. L. O uso da Tecnologia em Sala de Aula com Alunos com TEA: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 583–604, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.5356. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/5356. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Artigos