Dos minérios às pedras preciosas: O que dizem as teses e dissertações brasileiras sobre o jogo Minecraft? Um estado da arte de 2014 a 2024

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5696

Keywords:

Minecraft, Estado da arte, Dissertações, Teses

Abstract

Os jogos eletrônicos são parte da realidade de muitos estudantes e têm sido usados para fins educacionais, este é o caso do jogo Minecraft. Lançado em 2009, o jogo tem mais de 40 milhões de jogadores e vem sendo utilizado em pesquisas educacionais desde seu lançamento, nesse sentido, este estudo analisou teses e dissertações disponíveis nos bancos de dados da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para entender como o jogo está sendo utilizado na educação. Foram seguidos os procedimentos de Romanowski (2002) e a análise de conteúdo de Bardin (2016) para organizar, explorar e interpretar o material coletado. Foram analisadas 51 pesquisas, entre teses e dissertações, encontradas no período de 2014 até 2024. Identificamos as formas com que o jogo foi usado nas pesquisas, as áreas de estudo, os tipos de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e os níveis de ensino. Por fim, realizamos uma análise dos autores mais citados nas pesquisas, assim como as referências mais utilizadas. Concluímos que o jogo Minecraft tem grande potencial para uso educacional, com diversas possibilidades de aplicação em diferentes áreas do conhecimento, além de identificar possíveis caminhos para pesquisadores que gostariam de utilizar este jogo para fins educacionais.

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Referências

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Arquivos adicionais

Published

2025-09-17

Como Citar

MARINHO, R. F.; DIOGO, R. C. Dos minérios às pedras preciosas: O que dizem as teses e dissertações brasileiras sobre o jogo Minecraft? Um estado da arte de 2014 a 2024. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 1247–1278, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.5696. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/5696. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Artigos