O Impacto dos Traços de Personalidade do Aluno na Formação de Grupos de Trabalho

Authors

  • André V. Tardelli Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Juliana B. dos S. França Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Angélica F. S. Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Adriana S. Vivacqua Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marcos R. da S. Borges University of Navarra

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.693

Keywords:

Personalidade, Trabalho em grupo, Aprendizagem colaborativa

Abstract

Grupos de trabalho organizados tanto tecnicamente, quanto emocionalmente podem resultar em soluções mais próximas do desejável. Este artigo discute a aplicação do Framework para Formação de Grupos de Trabalho (FGT) em novas instâncias, trazendo à luz as características psicológicas dos participantes de um grupo de trabalho. Além disso, visa investigar como estas características psicológicas podem ser exploradas de tal forma a viabilizar as interações sociais e profissionais desses participantes e fomentar a solução de tarefas em grupo. Entende-se que através da análise dos participantes de um grupo de trabalho por um viés psicológico, é possível formar grupos que possuam maior compatibilidade com as necessidades da tarefa a ser realizada. O Framework (FGT) consiste em diferentes combinações de perfis psicológicos de acordo com o tipo de atividade, estimulando a evolução dos integrantes de forma gradual. Esta pesquisa está fundamentada na análise qualitativa e foi organizada em três ciclos conduzidos no curso de ciência da computação em uma universidade federal brasileira. O primeiro ciclo teve como objetivo observar a influência do perfil dos alunos participantes nos resultados alcançados, analisando especialmente as atividades do tipo debate e criação. O segundo ciclo visou confirmar os resultados do ciclo 1 e também investigar mais uma categoria de atividade com o aluno que foi a apresentação. E o terceiro ciclo gerou o design da aplicação tecnológica FGT. Os resultados mostraram a aplicabilidade do Framework e são detalhados neste artigo.

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Published

2020-10-12

Cómo citar

TARDELLI, A. V.; FRANÇA, J. B. dos S.; DIAS, A. F. S.; VIVACQUA, A. S.; BORGES, M. R. da S. O Impacto dos Traços de Personalidade do Aluno na Formação de Grupos de Trabalho. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 28, p. 693–722, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.693. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3958. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artículos