Relevância e aderência do mobile learning no Ensino Superior brasileiro: uma percepção estudantil em um curso de Design

Authors

  • Maurício Elias Dick Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.191

Keywords:

Ensino superior, Mobile learning, Percepção estudantil, Brasil

Abstract

Diversos aspectos da sociedade contemporânea estão mediados pelas tecnologias digitais. Computadores e smartphones são utilizados diariamente para intermediar diferentes atividades, como a comunicação, o trabalho, a leitura e até mesmo os relacionamentos interpessoais. Por consequência, os dispositivos móveis se mostram cada vez mais presentes também nas salas de aula das universidades. Como resposta a esta realidade, verifica-se um movimento a nível mundial no sentido do uso de dispositivos móveis no ensino, o chamado mobile learning. De toda forma, é importante que a tecnologia seja incorporada de maneira crítica no processo de aprendizagem do estudante, pois é menos provável que os alunos adotem o mobile learning se para eles esse sistema tem pouco ou nenhum valor. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo inferir a percepção estudantil quanto à relevância e aderência do mobile learning no contexto do ensino superior brasileiro. Para tanto, realizou-se uma pesquisa experimental com 10 estudantes em uma disciplina teórica de um curso de graduação em Design em uma instituição de ensino superior pública brasileira. Como resultado, foi possível perceber que o mobile learning se mostrou aderente pelos referidos universitários, dado o amplo uso dos materiais disponibilizados. Além disso, a aprendizagem móvel foi considerada relevante e pertinente na percepção dos participantes, principalmente em razão das mobilidades física e temporal e da facilidade de acesso, mas também devido a economia financeira que ela permite.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Aarreniemi-Jokipelto, P., & Goulart, E. (2017, October). Localised mobile learning solutions: Responding to the needs of global education. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 28, No. 1, p. 374). doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.374 [GS Search]

Alexander, B. et al. (2019). EDUCAUSE Horizon Report: 2019 Higher Education Edition. Louisville: EDUCAUSE, 2019. [GS Search]

Alvarez, A. G., Dal Sasso, G. T. M., & Iyengar, M. S. (2017). Persuasive technology in teaching acute pain assessment in nursing: Results in learning based on pre and post-testing. Nurse Education Today, 50, 109–114. doi: 10.1016/j.nedt.2016.12.019 [GS Search]

Arantes, F., Queiroz, D., da Silva, A., & Freire, F. (2017, October). Usabilidade de Interfaces Responsivas para m-Learning. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 28, No. 1, p. 1733). doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.1733 [GS Search]

Arantes, H., & Seabra, R. (2016, November). TME: Aplicativo M-Learning para o Estudo de Conceitos Matemáticos com Ênfase no ENEM. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 27, No. 1, p. 1). doi: 10.5753/cbie.sbie.2016.1 [GS Search]

Armstrong, M. (2017). Smartphone Addiction Tightens Its Global Grip. Statista. Disponível em: [Link] Acesso em: 20 mar. 2018.

Barbosa, J., Hahn, R., Rabello, S., Pinto, S. C. C., & Barbosa, D. N. F. (2007). Computação móvel e ubíqua no contexto de uma graduação de referência. Brazilian Journal of Computers in Education, 15(3). doi: 10.5753/rbie.2007.15.3.%25p [GS Search]

Bartholo, V. F., Amaral, M. A., & Cagnin, M. I. (2009). Uma contribuição para a adaptabilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Dispositivos Móveis. Brazilian Journal of Computers in Education, 17(02), 36. doi: 10.5753/rbie.2009.17.02.36 [GS Search]

Batista, S. C. F., Behar, P. A., & Passerino, L. M. (2011). M-learnMat: Aplicação de um Modelo Pedagógico para Atividades de M-learning em Matemática. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 1, No. 1). doi: 10.5753/cbie.sbie.2011.%25p [GS Search]

Batista, S. C. F., Behar, P. A., & Passerino, L. M. (2012). M-learnMat: Modelo Pedagógico para Atividades de M-learning em Matemática. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 23, No. 1). doi: 10.5753/cbie.sbie.2012.%25p [GS Search] Acesso em: 21 maio 2019.

Becker, S. A. et al. (2017). NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium. [GS Search]

Corrêa, A. G. D., de Oliveira, P. A., Costa, L., Damon, D. L., & de Deus Lopes, R. (2015, October). Sistema de Avaliação Didática Acessível Portátil para Pessoas com Deficiência Visual: estudo de caso com a plataforma Android. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 26, No. 1, p. 782). doi: 10.5753/cbie.sbie.2015.782 [GS Search]

Costa, S. R. S., Duqueviz, B. C., & Pedroza, R. L. S. (2015). Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP, 19, 3, 603-610. doi: 10.1590/2175-3539/2015/0193912 [GS Search]

Crompton, H., & Burke, D. (2018). The use of mobile learning in higher education: A systematic review. Computers & Education, 123, 53-64. doi: 10.1016/j.compedu.2018.04.007 [GS Search]

Crompton, H., & Traxler, J. (2018). Mobile learning and higher education: Challenges in context. Nova York: Routledge. [GS Search]

Cruz, J., & Rodrigues, W. (2016, November). Objetos de Aprendizagem Moveis Uma análise de requisitos funcionais para auxiliar os desenvolvedores. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 27, No. 1, p. 150). doi: 10.5753/cbie.sbie.2016.150 [GS Search]

Da Silva, J. B., Rochadel, W., Simão, J. P. S., & Vaz Da Silva Fidalgo, A. (2014). Adaptation model of mobile remote experimentation for elementary schools. Revista Iberoamericana de Tecnologias Del Aprendizaje, 9(1), 28–32. doi: 10.1109/RITA.2014.2302053 [GS Search]

De Lima Ferreira, A. P., Diniz, J. R. B., & Franca, S. V. A. (2016). M-learning supporting a culture of sustainable water consumption. In 2016 8th Euro American Conference on Telematics and Information Systems, EATIS 2016. doi: 10.1109/EATIS.2016.7520149 [GS Search]

De Moura, V. A. B., & Peres, L. M. (2017). Evaluation of the impact of retroaction in learning supported by an educational tool. Brazilian Journal of Computers in Education, 25(01), 60. doi: 10.5753/rbie.2017.25.01.60 [GS Search]

Delloite. (2018). Global Mobile Consumer Survey 2018: A mobilidade no dia a dia do brasileiro. São Paulo. Disponível em: [Link]. Acesso em: 21 maio 2019.

Dias, R. A. (2014). Tecnologias Móveis. Disponível em: [Link]. Acesso em: 23 jun. 2017.

Elsevier. (2019). What is Scopus about? – Scopus: Access and use Support Center. Disponível em: [Link]. Acesso em 28 jun. 2019.

Freire, P. S. (2013). Aumente a qualidade e a quantidade de suas publicações científicas. Manual para elaboração de projetos e artigos científicos. (1a ed). Curitiba: CRV. [GS Search]

Galanek, J., Gierdowski, D., & Christopher Brooks, D. (2018). ECAR Study of Undergraduate Students and Information Technology, 2018. Research report. Louisville: ECAR. Disponível em: [Link]. Acesso em: 21 maio 2019.

Garcia, M. F., Rabelo, D. F., Silva, D. da., & Amaral, S. F. do. (2011). Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, Campinas, 14, 1, 79-87. [GS Search]

Gaspar, W., Oliveira, E., & Oliveira, K. (2015, October). Aprendizagem da Língua Portuguesa com Dispositivos Móveis: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 26, No. 1, p. 140). doi: 10.5753/cbie.sbie.2015.140 [GS Search]

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6a ed). São Paulo: Atlas. [GS Search]

International Digital Publishing Forum. (2017). EPUB. Disponível em: http://idpf.org/epub Acesso em: 25 jan. 2018.

Kukulska-Hulme, A. (2005). Introduction. In: Kukulska-Hulme, A.; Traxler, J. Mobile learning: A handbook for educators and trainers. Londres: Routledge. [GS Search]

Junior, J. B., Coutinho, C., & Alexandre, D. (2006). M-learning e webquests. As novas tecnologias como recurso pedagógico. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 1, No. 1, pp. 70-72). doi: 10.5753/cbie.sbie.2006.70-72 [GS Search] Acesso em: 21 maio 2019.

Leite, B. S. (2014). M-Learning: the use of mobile devices as a didactic tool in the teaching of chemistry. Brazilian Journal of Computers in Education, 22(03), 55. doi: 10.5753/rbie.2014.22.03.55 [GS Search]

Machado, L. R., da Silva Mendes, J. S., Sampaio, D. C. F., Grande, T. P. F., & Behar, P. A. (2017). M-learning and the elderly: Construction of inclusive pedagogies. Smart Innovation, Systems and Technologies, 75, 391–399. doi: 10.1007/978-3-319-59451-4_39 [GS Search]

Magda, A. J., & Aslanian, C. B. (2018). Online college students 2018: Comprehensive data on demands and preferences. Louisville: The Learning House, Inc. Disponível em: [Link]. Acesso em: 21 maio 2019.

Marçal, E., de Lima, L., Júnior, M., Viana, W., Andrade, R., & Ribeiro, J. W. (2009, November). A Utilização de Dispositivos Móveis com Ambientes Tridimensionais como Ferramenta para Favorecer o Ensino de Hardware. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 1, No. 1). doi: 10.5753/cbie.sbie.2009.%25p [GS Search]

Mcgraw-Hill Education. (2016). McGraw-Hill Education 2016 Digital Study Trends Survey: Prepared by Hanover Research. Disponível em: [Link] Acesso em: 17 jul. 2017.

Mülbert, Ana Luisa, & Pereira, Alice T. C. (2011). Um panorama da pesquisa sobre aprendizagem móvel (m-learning). In: Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2011, Florianópolis. Anais do V Simpósio Nacional da ABCiber. [GS Search] Acesso em: 23 jun. 2017.

Nicolete, P., Tarouco, L. M. R., & dos Santos, A. C. (2018, October). Mobile Learning: Explorando as possibilidades do App Inventor para a criação de objeto educacional móvel. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p. 1801). doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.1801 [GS Search]

Oliveira, E., Diniz, J., & Falcão, T. (2016). Teaching and learning through mobile devices in the field of law: A systematic literature review [Ensino e aprendizagem através de dispositivos móveis no ramo do direito: Uma revisão sistemática da literatura]. In CEUR Workshop Proceedings (Vol. 1667, pp. 244–256). [GS Search] Acesso em: 21 maio 2019.

Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, 9, 5, 1-6. doi: 10.1108/10748120110424816 [GS Search]

Rachid, C. L., & Ishitani, L. (2012). m-tutorial: An Authoring Tool for m-learning Tutorial Development. Brazilian Journal of Computers in Education, 20(1), 17. doi: 10.5753/rbie.2012.20.1.17 [GS Search]

Ribeiro, A. C. R., Sonego, A. H. S., Machado, L. R., & Behar, P. A. (2018). Pedagogical strategies for M-learning: A learning object aimed at teachers’ training [Estratégias pedagógicas para a M-learning: Um objeto de aprendizagem voltado para a formação de professores]. In CICIC 2018 - Octava Conferencia Iberoamericana de Complejidad, Informatica y Cibernetica, Memorias (Vol. 2, pp. 166–171). [GS Search] Acesso em: 21 maio 2019.

Ribeiro, P. D. S., Franciscato, F. T., Mozzaquatro, P. M., & Medina, R. D. (2009, November). Validação de um ambiente de Aprendizagem Móvel em Curso a Distância. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 1, No. 1). doi: 10.5753/cbie.sbie.2009.%25p [GS Search]

Saccol, A. Z, Schlemmer, E, & Barbosa, J. (2011). M-Learning e U-Learning: Novas Perspectivas da Aprendizagem Móvel e Ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall. [GS Search]

Santaella, L. (2011). Entrevista concedida à Revista IHU online. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, 5, 125-129. Disponível em: [Link] Acesso em: 15 jun. 2017.

Scopel, M., Kratz, R., & Pinto, S. C. C. (2006, November). WSMEL: uma arquitetura para integração de serviços educacionais em ambientes de M-Learning. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 1, No. 1, pp. 82-84). doi: 10.5753/cbie.sbie.2006.82-84 [GS Search]

Silva, F., da Silva, J. K. M., Lucena, M., & Gomes, A. (2015, October). Requisitos para Integração entre Ambientes de Aprendizado e m-Learning: uma Revisão Sistemática da Literatura. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 26, No. 1, p. 269). doi: 10.5753/cbie.sbie.2015.269 [GS Search]

Silva, L. C., Neto, F. M. M., & Júnior, L. J. (2013). MobiLE: a mobile learning multi agent environment based in genetic algorithm to support ubiquitous learning. Brazilian Journal of Computers in Education, 21(01), 62. doi: 10.5753/rbie.2013.21.01.62 [GS Search]

Sousa, Andreia Glória Morais de. (2014) Mobile Learning: Recetividade e Predisposição do Ensino Superior para a sua Utilização. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, Instituto Politécnico do Porto, Vila do Conde. [GS Search]

Traxler, J. (2013). Mobile Learning: Shaping the Frontiers of Learning Technologies in Global Context. In: Huang, R., Kinshuk, & Spector, J.M (Eds.), Reshaping Learning: New Frontiers of Educational Research. Berlin, Heidelberg: Springer. doi: 10.1007/978-3-642-32301-0_10 [GS Search]

Veen, W., & Vrakking, B. (2009). Homo Zappiens: educando na era digital. Trad. de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed. [GS Search]

Vieira, D. V. (2017). Learning based on library automation in mobile Devices: The video production by students of Universidade Federal do Cariri Library Science Undergraduate Degree. Transinformacao, 29(3), 353–363. doi: 10.1590/2318-08892017000300012 [GS Search]

Wischenbart, R., Carrenho C., Celaya, J., Kong Y., & Kovac, M. (2017). Global eBook 2017: A report on Market trends and developments. Viena: Rüdiger Wischebart Content and Consulting. [GS Search]

Zanela Klein, A., Carlos Da Silva Freitas, J., & Luis Victoria Barbosa, J. (2015). M-learning in practice: Using SMS for teaching and learning in undergraduate courses. IEEE Latin America Transactions, 13(1), 321–329. doi: 10.1109/TLA.2015.7040665 [GS Search]

Archivos adicionales

Published

2019-09-01

Cómo citar

DICK, M. E. Relevância e aderência do mobile learning no Ensino Superior brasileiro: uma percepção estudantil em um curso de Design. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 191–211, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.03.191. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4729. Acesso em: 18 oct. 2024.

Issue

Section

Artículos