Relevância e aderência do mobile learning no Ensino Superior brasileiro: uma percepção estudantil em um curso de Design

Authors

  • Maurício Elias Dick Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.191

Keywords:

Ensino superior, Mobile learning, Percepção estudantil, Brasil

Abstract

Diversos aspectos da sociedade contemporânea estão mediados pelas tecnologias digitais. Computadores e smartphones são utilizados diariamente para intermediar diferentes atividades, como a comunicação, o trabalho, a leitura e até mesmo os relacionamentos interpessoais. Por consequência, os dispositivos móveis se mostram cada vez mais presentes também nas salas de aula das universidades. Como resposta a esta realidade, verifica-se um movimento a nível mundial no sentido do uso de dispositivos móveis no ensino, o chamado mobile learning. De toda forma, é importante que a tecnologia seja incorporada de maneira crítica no processo de aprendizagem do estudante, pois é menos provável que os alunos adotem o mobile learning se para eles esse sistema tem pouco ou nenhum valor. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo inferir a percepção estudantil quanto à relevância e aderência do mobile learning no contexto do ensino superior brasileiro. Para tanto, realizou-se uma pesquisa experimental com 10 estudantes em uma disciplina teórica de um curso de graduação em Design em uma instituição de ensino superior pública brasileira. Como resultado, foi possível perceber que o mobile learning se mostrou aderente pelos referidos universitários, dado o amplo uso dos materiais disponibilizados. Além disso, a aprendizagem móvel foi considerada relevante e pertinente na percepção dos participantes, principalmente em razão das mobilidades física e temporal e da facilidade de acesso, mas também devido a economia financeira que ela permite.

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Published

2019-09-01

Cómo citar

DICK, M. E. Relevância e aderência do mobile learning no Ensino Superior brasileiro: uma percepção estudantil em um curso de Design. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 191–211, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.03.191. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4729. Acesso em: 21 dic. 2024.

Issue

Section

Artículos