Nova Interface do Jogo “Ludo Educativo Primeiros Passos” para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.285Keywords:
Educação, Technology, Ludo Educativo, Transtorno do Espectro Autista, User ExperienceAbstract
A Informática na Educação contribui com a criação de tecnologias assistivas, softwares educacionais e jogos educativos para a aprendizagem significativa dos alunos. Contudo, considerando as particularidades de cada necessidade especial, a grande maioria dos materiais não é aplicável para a Educação Especial, mas pode ser adaptada para tal propósito, desde que se adotem diretrizes válidas, pertinentes ao tipo de necessidade especial, no desenvolvimento dos recursos pedagógicos. Neste artigo é proposta a reformulação da interface do jogo “Ludo Educativo Primeiros Passos” para a alfabetização de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Na reformulação foi adotada a abordagem da User Experience (UX), que dispõe de um arcabouço para desenvolver softwares orientados às necessidades dos usuários. A metodologia consistiu da busca sistemática sobre diretrizes para projetar recursos educacionais, com acessibilidade da Web Cognitiva; coleta de dados com mães de crianças com TEA; projeto e desenvolvimento da nova interface do jogo. E por fim, usando a pesquisa experimental foram realizados os testes de usabilidade, com crianças com TEA, para avaliar a interface do jogo, antes e após a reformulação da mesma. Os resultados e discussões demonstram que a nova interface é promissora, pois além de ser bem aceita pelas crianças, possibilitou a realização das tarefas com êxito.
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