Computação Desplugada: Um Recurso Para o Estímulo de Habilidades Relacionadas ao Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3624

Keywords:

Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Ensino Fundamental

Abstract

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do ensino fundamental I cujo objetivo foi avaliar o impacto que as atividades de computação desplugada exercem na construção do pensamento computacional. Os estudantes foram avaliados com pré e pós-testes e os resultados apontam um incremento de 45% das habilidades relacionadas ao pensamento computacional após as intervenções realizadas exclusivamente com atividades desplugadas. Adicionalmente, este trabalho apresenta um material criado especialmente para os anos iniciais do ensino fundamental com uma proposta lúdica e concreta para se trabalhar conceitos computacionais e de pensamento computacional sem a necessidade de equipamentos eletrônicos. A pertinência das atividades para a faixa etária permitiu a exploração de materiais concretos associados à realização de jogos motores, o que contribuiu para o engajamento dos participantes na proposta e apontou para a necessidade de se investir em ações similares que promovam as habilidades relacionadas ao pensamento computacional o mais precocemente possível. Além dos resultados positivos colhidos com o experimento, a necessidade de se estabelecer uma continuidade nas práticas se evidencia com a mais recente inserção da computação em complemento à Base Nacional Comum Curricular e com a promulgação da Política Nacional de Educação Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BBC Learning. (2020). What is Computational Thinking? British Broadcasting Corporation - BBC Learning. Disponível em [link]. Acesso em 15 de março de 2020.

Bell, T., Witten, I. H., & Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o Uso do Computador. Computer Science Education Research Group at the University of Canterbury, New Zealand. Csunplugged.Org. Disponível em [link]. Acesso em 05 de fevereiro de 2020.

Bonwell, C. C., & Eison, J. A. (1991). Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. Ashe-Eric Higher Education Reports. ERIC Clearinghouse on Higher Education. The George Washington University. One Dupont Circle, Suite 630, Washington, DC. [GS Search]

Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. [GS Search].

Brasil. (2022). Ministério da Educação. Computação - Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Disponível em [link]. Acesso em 15 de novembro de 2022.

Brasil. (2023). PNED-Política Nacional de Educação Digital. Brasília. Disponível em [link]. Acesso em 15 de janeiro de 2023.

Brereton, P., Kitchenham, B. A., Budgen, D., Turner, M., & Khalil, M. (2007). Lessons from applying the systematic literature review process within the software engineering domain. Journal of Systems and Software, 80(4), 571–583. [GS Search]. https://doi.org/10.1016/j.jss.2006.07.009.

Denning, P. J. (2009). The profession of IT: Beyond Computational Thinking. Communications of the ACM, 52(6), 28–30. https://doi.org/10.1145/1516046.1516054.

Grover, S., & Pea, R. (2013). Computational Thinking in K-12: A Review of the State of the Field. Educational Researcher, 42(1), 38–43. https://doi.org/10.3102/0013189X12463051.

Mioto, F., Petri, G., Gresse Von Wangenheim, C., Ferreti Borgatto, A., & Martins Pacheco, L. H. (2019). BASES21 - Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática Na Educação, 27(01), 26. https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.01.26.

Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. New York - NY. Basic Books.

Papert, S. (2008). A Máquina das Crianças - Repensando a Escola na Era da Informátca. Porto Alegre - RS. Artmed.

Papert, S., & Solomon, C. (1972). Twenty Things to do With a Computer. Educational Technology, 12(4), 9–18. [GS Search].

Piaget, J. (1974). A Epistemologia Genética e a Pesquisa Psicológica. Rio de Janeiro- RJ. Freitas Basto.

Polya, G. (1995). A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro - RJ. Editora Interciência.

Raabe, A. L. A., De Jesus, E. A., Da Silva, E. A., & Couto, N. E. R. (2020). Percepção dos Estudantes sobre a Implantação de uma Disciplina Regular de Pensamento Computacional em um Colégio de Educação Básica. https://doi.org/10.5753/wei.2018.3522.

Santos, E. R. dos, Soares, G., Bianco, G. D., Filho, J. B. da R., & Lahm, R. A. (2016). Estímulo ao Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: uma proposta para Educação Infantil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa (RELATEC), 15(3), 141–154. https://doi.org/10.17398/1695.

SBC. (2018). Diretrizes para Ensino de Computação na Educação Básica - Ensino de Computação na Educação Básica. In Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em [link]. Acesso em 12 de fevereiro de 2020.

Taub, R., Ben-Ari, M., & Armoni, M. (2009). The effect of CS Unplugged on Middle-School Students’ Views of CS. Proceedings of the Conference on Integrating Technology into Computer Science Education, ITiCSE, 99–103. https://doi.org/10.1145/1562877.1562912.

Vygotsky, L. S. (1980). Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press.

Wing, J. M. (2006). Compuational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33–35. Disponível em [link]. Acesso em 05 de fevereiro de 2020.

Wing, J. M. (2014). Computational Thinking Benefits Society. Social Issues in Computing New York: Academic Press. Disponível em [link]. Acesso em 05 de fevereiro de 2020.

Yin, R. K. (2001). Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. Porto Alegre-RS. Bookman Editora.

Arquivos adicionais

Published

2024-08-05

Como Citar

GREBOGY, E. C.; CASTILHO, M. A.; SANTOS, I. Computação Desplugada: Um Recurso Para o Estímulo de Habilidades Relacionadas ao Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 359–389, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3624. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3624. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos