Nós Vemos Você: Compreendendo Professores de Matemática de Escolas Públicas Brasileiras para Projetar Tecnologia Educacional Equitativa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3649

Keywords:

Grupo Focal, Persona, Mapa de Empatia, Professor de Matemática, Escola Pública

Abstract

Alunos de escolas públicas brasileiras precisam de ajuda com matemática. Nesse sentido, a literatura científica tem explorado formas, por meio da tecnologia, de auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a investigação geralmente visa propor soluções sem primeiro investigar as necessidades daqueles que estão na linha da frente: os professores. Assim, este artigo tem como objetivo investigar aspectos relevantes do cotidiano da sala de aula sob o ponto de vista dos professores de matemática das escolas públicas brasileiras. Usamos as duas primeiras fases do Design Thinking: empatia e definição. Na primeira fase, realizamos um grupo focal com quatro professores de quatro escolas públicas de ensino fundamental, que analisamos qualitativamente por meio do Grounded Theory (GT). Com base nos resultados do GT, na segunda fase do Design Thinking, propusemos uma persona e o mapa de empatia. Nossos resultados fornecem implicações práticas para designers e desenvolvedores de soluções tecnológicas educacionais a partir da aplicação prática da pesquisa sobre experiência do usuário. Além disso, esperamos que nosso estudo seja um ponto de partida para novos pesquisadores da área explorarem as necessidades dos professores das escolas públicas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alabdulaziz, M. S. (2021). COVID-19 and the use of digital technology in mathematics education [GS Search]. Education and Information Technologies, 26(6), 7609–7633. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10602-3

Barbosa, S. D. J., Silva, B. d., Silveira, M. S., Gasparini, I., Darin, T., & Barbosa, G. D. J. (2021). Interação humano-computador e experiência do usuario [GS Search]. Auto publicação.

de França, B. B. N., Ribeiro, T. V., Santos, P., & Travassos, G. H. (2015). Using Focus Group in Software Engineering: lessons learned on characterizing software technologies in academia and industry [GS Search]. Conferencia Iberoamericana de Software Engineering.

Dermeval, D., & Bittencourt, I. I. (2020). Co-designing gamified intelligent tutoring systems with teachers [GS Search]. Revista Brasileira De Informática Na Educação, 28(1). https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.73

Edmunds, H. (1999). The focus group research handbook [GS Search]. The Bottom Line, 12(3), 46–46.

Education, E., Agency, C. E., Eurydice, Ranguelov, S., Motiejunaite, A., Kerpanova, V., Parveva, T., & Noorani, S. (2015). Mathematics education in Europe : common challenges and national policies. Publications Office.

Fadhli, M., Brick, B., Setyosari, P., Ulfa, S., & Kuswandi, D. (2020). A meta-analysis of selected studies on the effectiveness of gamification method for children [GS Search]. International Journal of Instruction, 13(1).

Fang, Y., Ren, Z., Hu, X., & Graesser, A. C. (2019). A meta-analysis of the effectiveness of ALEKS on learning [GS Search]. Educational Psychology, 39(10), 1278–1292. https://doi.org/10.1080/01443410.2018.1495829

Fraillon, J., Ainley, J., Schulz, W., Friedman, T., & Duckworth, D. (2020). Preparing for life in a digital world: IEA international computer and information literacy study 2018 international report [GS Search]. Springer Nature. https://doi.org/10.1007/978-3-030-38781-5

Gašević, D. (2018). Include us all! Directions for adoption of learning analytics in the global south [GS Search]. Learning analyfics for the global south, 1–22.

Hillmayr, D., Ziernwald, L., Reinhold, F., Hofer, S. I., & Reiss, K. M. (2020). The potential of digital tools to enhance mathematics and science learning in secondary schools: A context-specific meta-analysis [GS Search]. Computers & Education, 153, 103897. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2020.103897

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2021). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2022). Sistema de Avaliação da Educação Básica 2019: Relatório de Desempenho (rel. técn.). Inep. Brasília, DF.

Kiili, K., Ketamo, H., Koivisto, A., & Finn, E. (2014). Studying the user experience of a tablet based math game [GS Search]. International Journal of Game-Based Learning (IJGBL), 4(1), 60–77. https://doi.org/10.4018/IJGBL.2014010104

Kinzie, M. B., & Joseph, D. R. (2008). Gender differences in game activity preferences of middle school children: implications for educational game design [GS Search]. Educational Technology Research and Development, 56, 643–663. https://doi.org/10.1007/s11423-007-9076-z

Kontio, J., Bragge, J., & Lehtola, L. (2008). The focus group method as an empirical tool in software engineering [GS Search]. Guide to advanced empirical software engineering, 93–116. https://doi.org/10.1007/978-1-84800-044-5

Ma, W., Adesope, O. O., Nesbit, J. C., & Liu, Q. (2014). Intelligent tutoring systems and learning outcomes: A meta-analysis [GS Search]. Journal of educational psychology, 106(4), 901. https://doi.org/10.1037/a0037123

Martinelli, S., Lopes, L., & Zaina, L. (2022). UX research in the software industry: an investigation of long-term UX practices [GS Search]. Proceedings of the 21st Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 1–13. https://doi.org/10.1145/3554364.3559126

Medina Larroza, D., & da Silva Santana, M. L. (2020). A (DES) MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL [GS Search]. Revista CESUMAR (Ciencias Humanas e Sociais Aplicadas), 25(1). https://doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n1p210-226

Nations, U. (2015). Sustainable Development Goals [[Accessed 15-Feb-2023]].

OECD. (2016a). PISA 2015 Results (Volume I). https://doi.org/10.1787/9789264266490-en

OECD. (2016b). PISA 2015 Results in Focus. (67). https://doi.org/10.1787/aa9237e6-en

OECD. (2019). PISA 2018 Results (Volume I). https://doi.org/10.1787/5f07c754-en

OECD. (2023). PISA 2018 Results (Volume I). https://doi.org/10.1787/53f23881-en

Reimers, F. M. (2022). Primary and secondary education during Covid-19: Disruptions to educational opportunity during a pandemic [GS Search]. Springer Nature. https://doi.org/10.1007/978-3-030-81500-4

Santos, L. A. M., & Vidal, V. M. (2017). O ESTRESSE DO PROFESSOR: estudo acerca da corporeidade em profissionais da educação básica [GS Search]. https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p280-303

Steenbergen-Hu, S., & Cooper, H. (2013). A meta-analysis of the effectiveness of intelligent tutoring systems on K–12 students’ mathematical learning [GS Search]. Journal of educational psychology, 105(4), 970. https://doi.org/10.1037/a0032447

Strauss, A., & Corbin, J. (2014). Basics of qualitative research [GS Search]. Sage publications.

Tenório, K., Chalco Challco, G., Dermeval, D., Lemos, B., Nascimento, P., Santos, R., & Pedro da Silva, A. (2020). Helping teachers assist their students in gamified adaptive educational systems: Towards a gamification analytics tool [GS Search]. Artificial Intelligence in Education: 21st International Conference, AIED 2020, Ifrane, Morocco, July 6–10, 2020, Proceedings, Part II 21, 312–317. https://doi.org/10.1007/978-3-030-52240-7_57

Varsaluoma, J., Väätäjä, H., & Walsh, T. (2016). Exploring motivational aspects and user experience of mobile mathematics learning service in south africa [GS Search]. Proceedings of the 20th International Academic Mindtrek Conference, 159–168. https://doi.org/10.1145/2994310.2994369

Arquivos adicionais

Published

2024-07-05

Como Citar

GUERINO, G.; RODRIGUES, L.; OLIVEIRA, L.; MARINHO, M.; SILVA, T.; AMORIM, L.; DERMEVAL, D.; PENHA, R. da; BITTENCOURT, I.; ISOTANI, S. Nós Vemos Você: Compreendendo Professores de Matemática de Escolas Públicas Brasileiras para Projetar Tecnologia Educacional Equitativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 336–358, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3649. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3649. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>