“Eu fiz meu game”: um framework para desenvolvimento de jogos por crianças

Authors

  • Adriana Gomes Alves Univali-Universidade do Vale do Itajai
  • Regina Célia Linhares Hostins Univali-Universidade do Vale do Itajai
  • André Luis Alice Raabe Univali-Universidade do Vale do Itajai

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.218

Keywords:

Inclusão escolar, Framework, Práticas inovadoras, Jogos digitais, Educação

Abstract

Discute-se neste artigo o framework “Eu fiz meu game” o qual foi construído para o desenvolvimento da criatividade por meio de criação de jogos digitais por e com crianças no contexto de inclusão escolar. O framework emprega abordagens do design participativo propiciando o protagonismo da criança em todas as atividades, por meio de técnicas diferenciadas como cartões de ideias, w-questions cards, brainstorm, desenho, design experimental, implementação, dentre outras. A metodologia de pesquisa foi o Design-based Research, abordagem que considera profunda colaboração entre pesquisadores e participantes no sentido de alcançar os objetivos teóricos e práticos da investigação. Participaram da pesquisa quatro crianças de nove anos de idade – dentre as quais duas com deficiência intelectual -, em parceria com pesquisadoras e acadêmicos das áreas da Educação, Ciência da Computação e Design de Jogos. A pesquisa partiu da compreensão de que a participação das crianças, notadamente as com deficiência intelectual, na construção dos jogos, e não somente no jogar, possibilita o desenvolvimento da imaginação e criatividade na infância e consequentemente das funções psicológicas superiores, necessárias ao pensamento complexo, aliando os conceitos do design participativo às concepções de aprendizagem e desenvolvimento do campo da psicologia histórico-cultural desenvolvida por Vigotski. O estudo evidenciou que a produção de um jogo digital sustentado em um framework colaborativo favoreceu a aprendizagem das crianças, especialmente aquelas com deficiência intelectual, as quais viveram a experiência de interação e de criação em atividades de jogos, ampliando seu universo de imaginação e materialização de sua criatividade.

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Referências

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Arquivos adicionais

Published

2019-05-31

Como Citar

ALVES, A. G.; HOSTINS, R. C. L.; RAABE, A. L. A. “Eu fiz meu game”: um framework para desenvolvimento de jogos por crianças. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 218–238, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.02.218. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4750. Acesso em: 19 set. 2024.

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