Tecnologia interativa para aprendizagem sobre vida marinha em espaço museal

Authors

  • Lucas Daniel Lira da Silva Universidade do Vale do Itajaí
  • Adriana Gomes Alves Universidade do Vale do Itajaí
  • Lincoln Henrique Müller Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.549

Keywords:

Simulador, vida marinha, jogo educacional, interface natural

Abstract

Aborda-se nesse artigo o desenvolvimento de tecnologias com adoção de interfaces naturais aplicadas à educação em espaços museais. O objetivo geral do estudo foi o desenvolvimento de soluções para ampliar a experiência de aprendizagem dos visitantes do MOVI - Museu Oceanográfico Univali - por meio de tecnologias interativas. A metodologia pautou-se no Design Science Research que legitima o desenvolvimento de artefatos como um meio para se produzir conhecimento científico. Por meio desta metodologia, levantaram-se as necessidades educativas do MOVI, desenvolveu-se um jogo de simulação e avaliou-se o produto junto ao público-alvo – visitantes do museu. O Ocean Simulator foi dessa forma concebido como um simulador de vida marinha que adota interface touch que considera fatores bióticos como cadeia alimentar, pirâmide de energia e limite populacional e abióticos, como a interferência humana por meio da pesca. O software foi experienciado pela equipe técnica e visitantes do MOVI, e mostrou-se promissor para implantação no espaço tecnológico educativo do museu.

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Published

2020-10-04

Como Citar

SILVA, L. D. L. da; ALVES, A. G.; MÜLLER, L. H. Tecnologia interativa para aprendizagem sobre vida marinha em espaço museal. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 549–572, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.549. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3954. Acesso em: 21 nov. 2024.

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