O Letramento Computacional na Educação de Jovens e Adultos em Cursos de Formação Profissional em Enfermagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5099Keywords:
letramento computacional, enfermagem, formação profissional, proeja, educação de jovens e adultosAbstract
O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o letramento computacional na Educação de Jovens e Adultos, com foco em cursos de formação profissional em Enfermagem. A pesquisa busca identificar e analisar as principais tendências nos referenciais teóricos, metodologias de pesquisa e instrumentos de coleta de dados, abordando tanto os estudos específicos sobre letramento computacional em Enfermagem quanto aqueles relacionados a outras áreas da formação profissional. As diretrizes que guiaram a revisão foram: (i) busca livre; (ii) definição de perguntas norteadoras; (iii) definição das strings de busca; (iv) definição das estratégias de busca; (v) aplicação dos critérios de inclusão e exclusão; (vi) extração de dados primários; (vii) análise dos dados; (viii) discussão e interpretação dos resultados e (ix) redação do texto. As bases de dados exploradas foram: Google Acadêmico, Periódicos Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Observatório do ProfEPT. Dessa forma, a partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 16 trabalhos foram selecionados, compondo o panorama das publicações sobre o letramento computacional em cursos de formação profissional em enfermagem. A partir disso, os trabalhos foram analisados com base nas discussões teóricas dos termos computer literacy, computational literacy e letramento computacional. Posteriormente, analisaram-se as metodologias empregadas nas pesquisas e os instrumentos de coleta de dados utilizados. Com base nessas análises, destacam-se alguns resultados. (i) Apesar de ainda não haver uma definição consensual, o Letramento Computacional mostrou-se um conceito em desenvolvimento que engloba aspectos materiais, cognitivos, sociais e culturais, essenciais para a inclusão digital e a capacitação profissional; (ii) A investigação do letramento computacional de forma contextualizada permite agrupar habilidades e competências ligadas ao pensamento computacional e aos diversos letramentos das tecnologias digitais e das mídias. A partir dessa compreensão, torna-se possível buscar o desenvolvimento de currículos que integrem esses conhecimentos; (iii) A integração do pensamento computacional às práticas dos professores é fator essencial para o desenvolvimento do letramento computacional; (iv) Os estudos indicam um aumento gradual das pesquisas, refletindo a crescente busca por um entendimento mais profundo das tecnologias; (v) Há uma diversidade de abordagens metodológicas, com predominância das qualitativas e da revisão sistemática da literatura, refletindo a complexidade e a riqueza do campo da pesquisa; (vi) Observa-se um foco na prática pedagógica e na participação ativa dos alunos, considerando perspectivas emergentes; (vii) Identifica-se uma ampla variedade de instrumentos de coleta de dados, que incluem de entrevistas e questionários a revisão da literatura e análise de documentos, refletindo uma abordagem abrangente; e (viii) Foram identificados os seguintes modelos teóricos: Teoria da Construção do Conhecimento e Teoria do Letramento Computacional.
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