Gamificação Personalizada com Feedback Adaptativo no Ensino de Programação: Uma Abordagem Baseada em Perfis Motivacionais e Estilos de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.6170Keywords:
Gamificação Personalizada, Feedback Adaptativo, Ensino de Programação, Perfis Motivacionais, Estilos de AprendizagemAbstract
Esta pesquisa investiga o impacto de estratégias de gamificação personalizadas no ensino de programação, com base nos perfis motivacionais e estilos de aprendizagem dos estudantes. O estudo foi conduzido em um curso técnico em informática e fundamenta-se nos modelos HEXAD e GRSLSS para a classificação dos perfis dos alunos, integrando essas categorias à organização das atividades gamificadas. A proposta pedagógica inclui o uso de feedback adaptativo para promover ajustes contínuos nas atividades, de acordo com o desempenho e as respostas dos estudantes. A metodologia abrangeu duas fases: a primeira, com a aplicação de uma atividade introdutória comum (Duelo dos Animais), e a segunda, com uma atividade baseada em Programação Orientada a Objetos (POO), adaptada aos perfis previamente identificados. Os resultados apontam ganhos significativos em engajamento, autonomia, compreensão dos conteúdos e desempenho acadêmico. A abordagem adotada evidencia que a personalização da gamificação, aliada ao uso de feedback adaptativo, pode tornar o processo de ensino mais inclusivo e eficaz. O estudo contribui para a área de Informática na Educação ao apresentar uma metodologia prática, replicável e teoricamente fundamentada, que considera a diversidade de perfis estudantis em contextos reais de ensino.
Downloads
Referências
Awais, M., Habiba, U., Khalid, H., Shoaib, M., & Arshad, S. (2019). An Adaptive Feedback System to Improve Student Performance Based on Collaborative Behavior. IEEE Access, 7, 107171–107178. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2019.2931565. [GS Search]
Calles-Esteban, F., Hellín, C. J., Tayebi, A., Liu, H., López-Benítez, M., & Gómez, J. (2024). Influence of Gamification on the Commitment of the Students of a Programming Course: A Case Study. Applied Sciences (Switzerland), 14(8). https://doi.org/10.3390/app14083475. [GS Search]
Choi, W. C., Lei, H., & Mendes, A. J. (2023). Motivating the New Generation: Using Flipped Classroom and ARCS Model to Enhance Block-Based Programming Education. In 2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 1–8. https://doi.org/10.1109/FIE58773.2023.10342942. [GS Search]
Cuervo-Cely, K. D., Restrepo-Calle, F., & Ramírez-Echeverry, J. J. (2022). Effect of Gamification on the Motivation of Computer Programming Students. Journal of Information Technology Education: Research, 21. https://doi.org/10.28945/4917. [GS Search]
Diniz, P., Merlin, B., & Portela, C. (2024). Estratégias de Gamificação Personalizadas no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 774–790. Porto Alegre: SBC. https://doi:10.5753/sbie.2024.242390. [GS Search]
Drissi, S., Chefrour, A., Boussaha, K., & Zarzour, H. (2024). Exploring the effects of personalized recommendations on student’s motivation and learning achievement in gamified mobile learning framework. Education and Information Technologies, 29, 15463–15500. https://doi.org/10.1007/s10639-024-12477-6. [GS Search]
Figueiredo, J., & García-Peñalvo, F. J. (2024). Design Science Research Applied to Difficulties of Teaching and Learning Initial Programming. Universal Access in the Information Society, 23, 1151–1161. https://doi.org/10.1007/s10209-022-00941-4. [GS Search]
Imran, H. (2023). An Empirical Investigation of the Different Levels of Gamification in an Introductory Programming Course. Journal of Educational Computing Research, 61(4), 847–874. https://doi.org/10.1177/07356331221144074. [GS Search]
Kian, T. W., Sunar, M. S., & Su, G. E. (2022). The Analysis of Intrinsic Game Elements for Undergraduates Gamified Platform Based on Learner Type. IEEE Access, 10, 120659–120679. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2022.3218625. [GS Search]
Margulieux, L. E., Morrison, B. B., & Decker, A. (2020). Reducing withdrawal and failure rates in introductory programming with subgoal labeled worked examples. International Journal of STEM Education, 7(1). https://doi.org/10.1186/s40594-020-00222-7. [GS Search]
Maskeliūnas, R., Damaševičius, R., Blažauskas, T., Swacha, J., Queirós, R., & Paiva, J. C. (2023). FGPE+: The Mobile FGPE Environment and the Pareto-Optimized Gamified Programming Exercise Selection Model—An Empirical Evaluation. Computers, 12(7). https://doi.org/10.3390/computers12070144. [GS Search]
Ortiz-Rojas, M., Chiluiza, K., & Valcke, M. (2019). Gamification through leaderboards: An empirical study in engineering education. Computer Applications in Engineering Education, 27(4), 777–788. https://doi.org/10.1002/cae.12116. [GS Search]
Polito, G., & Temperini, M. (2021). A gamified web based system for computer programming learning. Computers and Education: Artificial Intelligence, 2. https://doi.org/10.1016/j.caeai.2021.100029. [GS Search]
Pradana, F., Setyosari, P., Ulfa, S., & Hirashima, T. (2023). Development of Gamification-Based E-Learning on Web Design Topic. International Journal of Interactive Mobile Technologies, 17(3), 21–38. https://doi.org/10.3991/ijim.v17i03.36957. [GS Search]
Riechmann, S. W., & Grasha, A. F. (1974). A rational approach to developing and assessing the construct validity of a student learning style scales instrument. Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied, 87(2), 213–223. https://doi.org/10.1080/00223980.1974.9915693. [GS Search]
Rodrigues, L., Palomino, P. T., Toda, A. M., Klock, A. C. T., Pessoa, M., Pereira, F. D., Oliveira, E. H. T., Oliveira, D. F., Cristea, A. I., Gasparini, I., & Isotani, S. (2024). How Personalization Affects Motivation in Gamified Review Assessments. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 34(2), 147–184. https://doi.org/10.1007/s40593-022-00326-x. [GS Search]
Rogers, M., Yao, W., Luxton-Reilly, A., Leinonen, J., Lottridge, D., & Denny, P. (2021). Exploring Personalization of Gamification in an Introductory Programming Course. In Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, 1121–1127. https://doi.org/10.1145/3408877.3432402. [GS Search]
Shum, L. C., Rosunally, Y., Scarle, S., & Munir, K. (2023). Personalised Learning through Context-Based Adaptation in the Serious Games with Gating Mechanism. Education and Information Technologies, 28(10), 13077–13108. https://doi.org/10.1007/s10639-023-11695-8. [GS Search]
Rojas-López, A., Rincón-Flores, E. G., Mena, J., García-Peñalvo, F. J., & Ramírez-Montoya, M. S. (2019). Engagement in the course of programming in higher education through the use of gamification. Universal Access in the Information Society, 18(3), 583–597. https://doi.org/10.1007/s10209-019-00680-z. [GS Search]
Swacha, J., Queirós, R., Paiva, J. C., & Leal, J. P. (2019). Defining requirements for a gamified programming exercises format. Procedia Computer Science, 159, 2502–2511. https://doi.org/10.1016/j.procs.2019.09.425. [GS Search]
Werbach, K., & Hunter, D. (2012). For the win (Vol. 51). Wharton digital press Philadelphia. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2025 Patricia Diniz; Bruno Merlin, Heleno Fulber, Carlos Portela

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

