Uma Análise do Perfil dos Cursos de Licenciatura em Computação no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.01

Keywords:

Business Intelligence, Licenciatura em Computação, Análise de Dados

Abstract

O pensamento computacional vem ganhando importância na educação básica, como instrumento para o desenvolvimento da aprendizagem, e os cursos de licenciatura em computação são responsáveis pela formação de profissionais capacitados para fomentá-lo. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é mapear os cursos de licenciatura em computação no Brasil, a fim de apresentar um panorama referente ao perfil destes cursos e identificar fatores associados à taxa de evasão. Para o método de pesquisa, utilizou-se o design science research, sendo definido e implantado um método para análise de dados públicos baseado em business intelligence. Após o método ter sido implantado, dados das instituições do ensino superior no Brasil foram analisados, sendo explorado o perfil dos cursos e alunos de licenciatura em computação, em especial o fenômeno da evasão. Os resultados mostram diferenças nas taxas de evasão em relação à etnia, tipo de cidade onde o curso está localizado, tipo de instituição, modalidade de ensino, ano de ingresso no curso e período do curso. Resultados preocupantes com relação à taxa de evasão e número de ingressantes em anos recentes em cursos de licenciatura em computação foram, também, identificados.

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Biografia do Autor

André Menolli, Universidade Estadual do Norte do Paraná- campus de Bandeirantes

Professor e Pesquisador do Centro de Ciências Tecnológicas  da Universidade Estadual do Norte do Paraná- campus de Bandeirantes.

João Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus de Cornélio Procópio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná- campus de Cornélio Procópio.

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Arquivos adicionais

Published

2021-01-22

Como Citar

MENOLLI, A.; COELHO NETO, J. Uma Análise do Perfil dos Cursos de Licenciatura em Computação no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 01–24, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.01. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2990. Acesso em: 26 dez. 2024.

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