Uma Análise do Perfil dos Cursos de Licenciatura em Computação no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.01

Keywords:

Business Intelligence, Licenciatura em Computação, Análise de Dados

Abstract

O pensamento computacional vem ganhando importância na educação básica, como instrumento para o desenvolvimento da aprendizagem, e os cursos de licenciatura em computação são responsáveis pela formação de profissionais capacitados para fomentá-lo. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é mapear os cursos de licenciatura em computação no Brasil, a fim de apresentar um panorama referente ao perfil destes cursos e identificar fatores associados à taxa de evasão. Para o método de pesquisa, utilizou-se o design science research, sendo definido e implantado um método para análise de dados públicos baseado em business intelligence. Após o método ter sido implantado, dados das instituições do ensino superior no Brasil foram analisados, sendo explorado o perfil dos cursos e alunos de licenciatura em computação, em especial o fenômeno da evasão. Os resultados mostram diferenças nas taxas de evasão em relação à etnia, tipo de cidade onde o curso está localizado, tipo de instituição, modalidade de ensino, ano de ingresso no curso e período do curso. Resultados preocupantes com relação à taxa de evasão e número de ingressantes em anos recentes em cursos de licenciatura em computação foram, também, identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Menolli, Universidade Estadual do Norte do Paraná- campus de Bandeirantes

Professor e Pesquisador do Centro de Ciências Tecnológicas  da Universidade Estadual do Norte do Paraná- campus de Bandeirantes.

João Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus de Cornélio Procópio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná- campus de Cornélio Procópio.

Referências

ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC. (1996). Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Disponível em: [link] [GS Search]

Baranauskas, M. C. C., Rocha, H. V. R., Martins, M .C., & D’Abreu, J. V. V. Uma taxonomia para ambiente de aprendizados baseados no computador. In: Análise dos diferentes tipos de software usados na educação. In: Valente, J. A (org.) O computador na sociedade do conhecimento – Campinas, SP: UNICAMP/NIED, p. 49-88. Disponível em: [link][GS Search]

Barreto, D., de Matos, M., da Hora, H., & de Vasconcelos, A. (2019). EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOS. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 3(2), 3-21. doi: [GS Search]

Bell, T.; Witten, I. & Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. 2011. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto. Disponível em: [link] [GS Search]

Berardi, R., & Bim, S. (2017). A crise de identidade dos cursos de Sistemas de Informação é percebida “além-muros” das universidades no sul do Brasil? (Is the identity crisis of Information Systems courses perceived "beyond walls" of universities in southern Brazil?). Isys: Revista Brasileira De Sistemas De Informação (Brazilian Journal Of Information Systems), 10(4), 24-44. [GS Search]

Brasil. (2015) Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno (org.). Resolução no. 2, de 1º de julho de 2015. Disponível em: [link]

Brasil (2016). Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior (Org.). Resolução no. 5, de 16 de novembro de 2016. Disponível em: [link]

Brasil. (2018). Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior (Org.). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Disponível em: [link]

Brasil (2019). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018. Brasília, 2019. [GS Search]

Brito, M.; Medeiros, F.; Bezerra, E & Barbosa, A. (2020). Contribuições de um Plugin do tipo Report para a Identificação do Risco de Evasão no AVA Moodle com base em Visualização de Dados. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), 20, 1-29. doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.01. [GS Search]

Calixto, C. (2015). Análise das causas de evasão discente no curso de Licenciatura em Computação: um estudo da UFPB virtual no formato UAB. Revista Tecnologias na Educação, 7 (12), 1-13.

Costa, F.; Bispo, M. & Pereira, R. (2018). Dropout and retention of undergraduate students in management: a study at a Brazilian Federal University. RAUSP Management Journal, 53 (1), 74-85. doi: 10.1016/j.rauspm.2017.12.007. [GS Search]

Damasceno, I. & Carneiro, M. (2018) Panorama da Evasão no Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia: Um Estudo Preliminar. Anais do Xxix Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (sbie 2018), 1766-1779. doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.1766. [GS Search]

Fritsch, R.; Rocha, C.; Vitelli, R. (2015). A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, 52 (38), 81-108. doi: 10.21680/1981-1802.2015v52n38id7963. [GS Search]

Gregor, S. & Hevner, A. (2013). Positioning and Presenting Design Science Research for Maximum Impact. Mis Quarterly, 37 (2), 337-355. doi: 10.25300/misq/2013/37.2.01. [GS Search]

Hoffmann, I. L., Nunes, R. C., & Muller, F. M. (2019). The information of a Higher Education Census in the implementation of organizational knowledge management on school dropout. Gestão & Produção, 26(2), e2852. doi: 10.1590/0104-530X-2852-19. [GS Search]

Lassibille, G. & Gómez, L. (2008). Why do higher education students drop out? Evidence from Spain. Education Economics, 16(1), 89-105. doi: 10.1080/09645290701523267. [GS Search]

Lobo, M. (2006). Instituto Lobo para Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia. Panorama Da Evasão No Ensino Superior Brasileiro: Aspectos Gerais Das Causas E Soluções. Disponível em: [link]. [GS Search]

Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M., & Chatterjee, S. (2007). A Design Science Research Methodology for Information Systems Research. Journal Of Management Information Systems, 24(3), 45-77. doi: 10.2753/mis0742-1222240302. [GS Search]

Prietche, S. & Pazeto, T. (2010). Estudo sobre a evasão em um curso de licenciatura em informática e considerações para melhorias. In: Workshop De Educação Em Informática, Anais do VIII do Workshop em Educação em Informática (WEIBASE). Maceió/AL. [GS Search]

Rodrigues, F.; Brackmann, C. & Barone, D. (2015). Estudo Da Evasão No Curso De Ciência Da Computação Da Ufrgs. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(01), 97-104. doi: 10.5753/rbie.2015.23.01.97. [GS Search]

Saccaro, A., França, M., & Jacinto, P. (2019). Fatores Associados à Evasão no Ensino Superior Brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos (São Paulo), 49(2), 337-373. doi: 10.1590/0101-41614925amp. [GS Search]

Saraiva, J., Dantas, V., & Rodrigues, A. (2019). Compreendendo a Evasão em uma Década no Curso Sistemas de Informação à luz de fatores humanos e sociais. Anais Do Workshop Sobre Aspectos Sociais, Humanos E Econômicos De Software (WASHES). doi: 10.5753/washes.2019.6406. [GS Search]

SBC. (2014). Sociedade Brasileira de Computação. Educação Superior em Computação Estatísticas – 2014. Disponível em: [link].

Silva Filho, P.; Hipólito, O. & Lobo, M (2007). A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, 37 (132), 641-659. [GS Search]

Slhessarenko, M., Gonçalo, C., Beira, J., & Cembranel, P. (2014). A evasão na educação superior para o curso de bacharelado em sistema de informação. Revista Gestão Universitária Na América Latina - GUAL, 7(1), 128. doi: 10.5007/1983-4535.2014v7n1p128. [GS Search]

Song Y., Rowen, W., Medsker, C., & Ewen, E. (2001). An Analysis of Many-to-Many Relatioships Between Fact and Dimension Tabels in Dimensional Modeling. In: Proceedings of International Workshop on Design and Management of Data Warehouses (DMDW’01), Zurich, Switzerland. [GS Search]

Valente, J .A. (1999a). Informática na Educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In: In: Valente, J. A (org.) O computador na sociedade do conhecimento – Campinas, SP: UNICAMP/NIED, p. 1-28. Disponível em: [link]. [GS Search]

Valente, J .A. (1999b). Análise dos diferentes tipos de software usados na educação. In: Valente, J. A (org.) O computador na sociedade do conhecimento – Campinas, SP: UNICAMP/NIED, p. 89-99. Disponível em: [link]. [GS Search]

Vasconcelos, V. & Andrade, E. (2018). Análise da Evasão de Alunos na Licenciatura em Computação. In: Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre. [GS Search]

Yin, R. (2013). Case Study Research: Design and Methods. (5. Ed). Sage Publications. [GS Search]

Zorzo, F.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Leite, J.; Araujo, R.; Correia, R. &, S. (2017) Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 153p, ISBN 978-85-7669-424-3. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2021-01-22

Como Citar

MENOLLI, A.; COELHO NETO, J. Uma Análise do Perfil dos Cursos de Licenciatura em Computação no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 01–24, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.01. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2990. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)