Uma Análise do Perfil dos Cursos de Licenciatura em Computação no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.01

Keywords:

Business Intelligence, Licenciatura em Computação, Análise de Dados

Abstract

O pensamento computacional vem ganhando importância na educação básica, como instrumento para o desenvolvimento da aprendizagem, e os cursos de licenciatura em computação são responsáveis pela formação de profissionais capacitados para fomentá-lo. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é mapear os cursos de licenciatura em computação no Brasil, a fim de apresentar um panorama referente ao perfil destes cursos e identificar fatores associados à taxa de evasão. Para o método de pesquisa, utilizou-se o design science research, sendo definido e implantado um método para análise de dados públicos baseado em business intelligence. Após o método ter sido implantado, dados das instituições do ensino superior no Brasil foram analisados, sendo explorado o perfil dos cursos e alunos de licenciatura em computação, em especial o fenômeno da evasão. Os resultados mostram diferenças nas taxas de evasão em relação à etnia, tipo de cidade onde o curso está localizado, tipo de instituição, modalidade de ensino, ano de ingresso no curso e período do curso. Resultados preocupantes com relação à taxa de evasão e número de ingressantes em anos recentes em cursos de licenciatura em computação foram, também, identificados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Menolli, Universidade Estadual do Norte do Paraná- campus de Bandeirantes

Professor e Pesquisador do Centro de Ciências Tecnológicas  da Universidade Estadual do Norte do Paraná- campus de Bandeirantes.

João Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus de Cornélio Procópio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná- campus de Cornélio Procópio.

Citas

ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC. (1996). Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Disponível em: [link] [GS Search]

Baranauskas, M. C. C., Rocha, H. V. R., Martins, M .C., & D’Abreu, J. V. V. Uma taxonomia para ambiente de aprendizados baseados no computador. In: Análise dos diferentes tipos de software usados na educação. In: Valente, J. A (org.) O computador na sociedade do conhecimento – Campinas, SP: UNICAMP/NIED, p. 49-88. Disponível em: [link][GS Search]

Barreto, D., de Matos, M., da Hora, H., & de Vasconcelos, A. (2019). EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOS. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 3(2), 3-21. doi: [GS Search]

Bell, T.; Witten, I. & Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. 2011. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto. Disponível em: [link] [GS Search]

Berardi, R., & Bim, S. (2017). A crise de identidade dos cursos de Sistemas de Informação é percebida “além-muros” das universidades no sul do Brasil? (Is the identity crisis of Information Systems courses perceived "beyond walls" of universities in southern Brazil?). Isys: Revista Brasileira De Sistemas De Informação (Brazilian Journal Of Information Systems), 10(4), 24-44. [GS Search]

Brasil. (2015) Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno (org.). Resolução no. 2, de 1º de julho de 2015. Disponível em: [link]

Brasil (2016). Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior (Org.). Resolução no. 5, de 16 de novembro de 2016. Disponível em: [link]

Brasil. (2018). Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior (Org.). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Disponível em: [link]

Brasil (2019). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018. Brasília, 2019. [GS Search]

Brito, M.; Medeiros, F.; Bezerra, E & Barbosa, A. (2020). Contribuições de um Plugin do tipo Report para a Identificação do Risco de Evasão no AVA Moodle com base em Visualização de Dados. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), 20, 1-29. doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.01. [GS Search]

Calixto, C. (2015). Análise das causas de evasão discente no curso de Licenciatura em Computação: um estudo da UFPB virtual no formato UAB. Revista Tecnologias na Educação, 7 (12), 1-13.

Costa, F.; Bispo, M. & Pereira, R. (2018). Dropout and retention of undergraduate students in management: a study at a Brazilian Federal University. RAUSP Management Journal, 53 (1), 74-85. doi: 10.1016/j.rauspm.2017.12.007. [GS Search]

Damasceno, I. & Carneiro, M. (2018) Panorama da Evasão no Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia: Um Estudo Preliminar. Anais do Xxix Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (sbie 2018), 1766-1779. doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.1766. [GS Search]

Fritsch, R.; Rocha, C.; Vitelli, R. (2015). A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, 52 (38), 81-108. doi: 10.21680/1981-1802.2015v52n38id7963. [GS Search]

Gregor, S. & Hevner, A. (2013). Positioning and Presenting Design Science Research for Maximum Impact. Mis Quarterly, 37 (2), 337-355. doi: 10.25300/misq/2013/37.2.01. [GS Search]

Hoffmann, I. L., Nunes, R. C., & Muller, F. M. (2019). The information of a Higher Education Census in the implementation of organizational knowledge management on school dropout. Gestão & Produção, 26(2), e2852. doi: 10.1590/0104-530X-2852-19. [GS Search]

Lassibille, G. & Gómez, L. (2008). Why do higher education students drop out? Evidence from Spain. Education Economics, 16(1), 89-105. doi: 10.1080/09645290701523267. [GS Search]

Lobo, M. (2006). Instituto Lobo para Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia. Panorama Da Evasão No Ensino Superior Brasileiro: Aspectos Gerais Das Causas E Soluções. Disponível em: [link]. [GS Search]

Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M., & Chatterjee, S. (2007). A Design Science Research Methodology for Information Systems Research. Journal Of Management Information Systems, 24(3), 45-77. doi: 10.2753/mis0742-1222240302. [GS Search]

Prietche, S. & Pazeto, T. (2010). Estudo sobre a evasão em um curso de licenciatura em informática e considerações para melhorias. In: Workshop De Educação Em Informática, Anais do VIII do Workshop em Educação em Informática (WEIBASE). Maceió/AL. [GS Search]

Rodrigues, F.; Brackmann, C. & Barone, D. (2015). Estudo Da Evasão No Curso De Ciência Da Computação Da Ufrgs. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(01), 97-104. doi: 10.5753/rbie.2015.23.01.97. [GS Search]

Saccaro, A., França, M., & Jacinto, P. (2019). Fatores Associados à Evasão no Ensino Superior Brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos (São Paulo), 49(2), 337-373. doi: 10.1590/0101-41614925amp. [GS Search]

Saraiva, J., Dantas, V., & Rodrigues, A. (2019). Compreendendo a Evasão em uma Década no Curso Sistemas de Informação à luz de fatores humanos e sociais. Anais Do Workshop Sobre Aspectos Sociais, Humanos E Econômicos De Software (WASHES). doi: 10.5753/washes.2019.6406. [GS Search]

SBC. (2014). Sociedade Brasileira de Computação. Educação Superior em Computação Estatísticas – 2014. Disponível em: [link].

Silva Filho, P.; Hipólito, O. & Lobo, M (2007). A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, 37 (132), 641-659. [GS Search]

Slhessarenko, M., Gonçalo, C., Beira, J., & Cembranel, P. (2014). A evasão na educação superior para o curso de bacharelado em sistema de informação. Revista Gestão Universitária Na América Latina - GUAL, 7(1), 128. doi: 10.5007/1983-4535.2014v7n1p128. [GS Search]

Song Y., Rowen, W., Medsker, C., & Ewen, E. (2001). An Analysis of Many-to-Many Relatioships Between Fact and Dimension Tabels in Dimensional Modeling. In: Proceedings of International Workshop on Design and Management of Data Warehouses (DMDW’01), Zurich, Switzerland. [GS Search]

Valente, J .A. (1999a). Informática na Educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In: In: Valente, J. A (org.) O computador na sociedade do conhecimento – Campinas, SP: UNICAMP/NIED, p. 1-28. Disponível em: [link]. [GS Search]

Valente, J .A. (1999b). Análise dos diferentes tipos de software usados na educação. In: Valente, J. A (org.) O computador na sociedade do conhecimento – Campinas, SP: UNICAMP/NIED, p. 89-99. Disponível em: [link]. [GS Search]

Vasconcelos, V. & Andrade, E. (2018). Análise da Evasão de Alunos na Licenciatura em Computação. In: Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre. [GS Search]

Yin, R. (2013). Case Study Research: Design and Methods. (5. Ed). Sage Publications. [GS Search]

Zorzo, F.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Leite, J.; Araujo, R.; Correia, R. &, S. (2017) Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 153p, ISBN 978-85-7669-424-3. [GS Search]

Archivos adicionales

Published

2021-01-22

Cómo citar

MENOLLI, A.; COELHO NETO, J. Uma Análise do Perfil dos Cursos de Licenciatura em Computação no Brasil. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 29, p. 01–24, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.01. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2990. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a