Análise do Nível de Maturidade na Adoção de Learning Analytics em Instituições de Ensino Superior do Sul e Sudeste Brasileiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3058

Keywords:

Learning analytics, Instituições de ensino superior, Nível de maturidade

Abstract

Learning Analytics (LA) busca medir, coletar e analisar dados educacionais. Este campo de pesquisa cresceu rapidamente na última década, no entanto, estudos em diversos países mostram que a adoção de LA ainda é realizada principalmente em pequena escala e de forma isolada em nível administrativo das Instituições de Ensino Superior (IES). A adoção de LA em IES é considerada uma tarefa desafiadora no ambiente educacional, por sugerir mudanças na estrutura organizacional e abranger atividades em diversos setores do sistema de ensino. Assim, compreender o nível de maturidade dos projetos de LA existentes nas IES torna-se fundamental para que as instituições consigam ampliar seus projetos de forma gradativa e abranger todos os setores do sistema de ensino de forma eficiente. Visando alcançar essa compreensão, este trabalho apresenta um estudo exploratório sobre o nível de maturidade da LA nas IES das regiões do sul e sudeste brasileiro. Onde foi elaborado um instrumento de coleta de dados com questões adaptadas do estudo de Tsai, que busca compreender qual é o estado da arte em termos de adoção da LA nas IES em países europeus, e do modelo de maturidade MMALA. Com base nas respostas de 40 participantes responsáveis pelos dados das IES do sul e sudeste brasileiro, onde 19 destas IES possuem algum projeto de LA em andamento, foi possível constatar que a LA no Brasil é encontrada em pequena escala e poucas vezes em nível institucional. Das 40 IES pesquisadas em sete estados brasileiros, apenas 3 delas possuem alguma forma de LA implantada em nível institucional. Com relação ao nível de maturidade, de acordo com as áreas de processo do MMALA, as IES se encontram nos níveis ad-hoc (nível 1) ou inicial (nível 2), nas áreas de processo: Capacitação dos stakeholders; avaliação da eficácia das soluções; e apoio na interpretação dos resultados. No nível 2 ou níveis superiores nas áreas de processo: qualidade de dados; propriedade dos dados; comunicação; e legislação, privacidade e ética. E em nível estruturado (nível 3) nas áreas de processo de: aquisição de dados; e liderança. E entre os níveis estruturado (nível 3) e sistemático (nível 4) em: Infraestrutura; identificação e envolvimento dos stakeholders; e planejamento pedagógico das soluções. Em geral, podemos concluir que as IES do sul e sudeste brasileiros estão avançando nas áreas de processo do MMALA, porém, esse avanço ocorre de formas diferentes e em velocidades diferentes de acordo com cada instituição, fazendo com que a IES esteja em estágios iniciais em determinadas áreas do processo e em níveis mais avançados em outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arroway, P., Morgan, G., O’Keefe, M., & Yanosky, R. (2015). Learning analytics in higher education (p. 17). Research report. Louisville, CO: ECAR, March 2016. 2016 EDUCAUSE. CC by-nc-nd. [GS Search]

Broos, T., Hilliger, I., Pérez-Sanagustín, M., Htun, N. N., Millecamp, M., Pesántez-Cabrera, P., ... & De Laet, T. (2020). Coordinating learning analytics policymaking and implementation at scale. British Journal of Educational Technology, 51(4), 938-954. https://doi.org/10.1111/bjet.12934 [GS Search]

Bruno, E., Alexandre, B., Ferreira Mello, R., Falcão, T. P., Vesin, B., & Gašević, D. (2021). Applications of learning analytics in high schools: a Systematic Literature review. Frontiers in Artificial Intelligence, 132. https://doi.org/10.3389/frai.2021.737891 [GS Search]

Cardoso, M. M. R., Lima, J. V. F. S., de Oliveira, M. H. V., & Paiva, R. O. A. (2022). O Uso de Learning Analytics em Ambientes de Aprendizagem Online: um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30, 396-418. https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2664 [GS Search]

Cechinel, C., Ochoa, X., Lemos dos Santos, H., Carvalho Nunes, J. B., Rodés, V., & Marques Queiroga, E. (2020). Mapping learning analytics initiatives in Latin America. British Journal of Educational Technology, 51(4), 892-914. https://doi.org/10.1111/bjet.12941 [GS Search]

Colvin, C., Rogers, T., Wade, A., Dawson, S., Gasevic, D., Buckingham Shum, S., ... & Fisher, J. (2016). Student retention and learning analytics: A snapshot of Australian practices and a framework for advancement. [GS Search]

e-MEC. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Disponível em: [link].

Freitas, E. L. S. X. (2020). MMALA: um modelo de maturidade para adoção de Learning Analytics. [GS Search]

Freitas, E., Falcão, T. P., & Mello, R. F. (2020). Desmistificando a adoção de learning analytics: um guia conciso sobre ferramentas e instrumentos. Sociedade Brasileira de Computação. [GS Search]

Freitas, E., Fonseca, F., Garcia, V., Ferreira, R., & Gašević, D. (2020, July) (b). Towards a maturity model for learning analytics adoption an overview of its levels and areas. In 2020 ieee 20th international conference on advanced learning technologies (icalt) (pp. 122-126). IEEE. https://doi.org/10.1109/ICALT49669.2020.00059 [GS Search]

Freitas, E. L. S. X., de Oliveira, T. T., de Souza, F. D. F., & Garcia, V. C. (2019). Learning analytics: A brief overview about applications and its advantages. In 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT) (Vol. 2161, pp. 190-191). IEEE. https://doi.org/10.1109/ICALT.2019.00064 [GS Search]

Hilliger, I., Pérez-Sanagustín, M., Pérez-Álvarez, R., Henríquez, V., Guerra, J., Zuñiga-Prieto, M. Á., ... & Laet, T. D. (2020). Leadership and Maturity: How Do They Affect Learning Analytics Adoption in Latin America?. In Adoption of Data Analytics in Higher Education Learning and Teaching (pp. 305-326). Springer, Cham. [GS Search]

Król, K., & Zdonek, D. (2020). Analytics maturity models: An overview. Information, 11(3), 142. https://doi.org/10.3390/info11030142 [GS Search]

Lees, M. (2016, November). A maturity model for Control and Automation in environmental impact. In 2016 Australian Control Conference (AuCC) (pp. 299-304). IEEE. https://doi.org/10.1109/AUCC.2016.7868206 [GS Search]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Institucional. Disponível em: [Link]

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. O que é a LGPD? 2022. Disponível em: [Link]

Muñoz-Merino, P. J., Moreno-Marcos, P. M., Rubio-Fernández, A., Tsai, Y. S., Gašević, D., & Delgado Kloos, C. (2022). A systematic analysis of learning analytics using multi-source data in the context of Spain. Behaviour & Information Technology, 1-15. https://doi.org/10.1080/0144929X.2022.2039767 [GS Search]

Newland, B., Martin, L., & Ringan, N. (2015). Learning analytics in UK HE 2015. [GS Search]

SoLAR. (2011). Open learning analytics: An integrated & modularized platform. White paper, society for learning analytics research. Retrieved 12. June, 2012. [GS Search]

Torcate, A. S., Barbosa, J. C. F., & de Oliveira Rodrigues, C. M. (2020). Utilizando o learning analytics com o k-means para análise de dificuldades de aprendizagem na educação básica. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola (pp. 31-40). SBC. https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.31 [GS Search]

Tsai, Y. S., Rates, D., Moreno-Marcos, P. M., Muñoz-Merino, P. J., Jivet, I., Scheffel, M., ... & Gašević, D. (2020). Learning analytics in European higher education—Trends and barriers. Computers & Education, 155, 103933. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2020.103933 [GS Search]

Tsai, Y. S., & Gasevic, D. (2017). Learning analytics in higher education---challenges and policies: a review of eight learning analytics policies. In Proceedings of the seventh international learning analytics & knowledge conference (pp. 233-242). [GS Search]

Tsai, Y. S., Moreno-Marcos, P. M., Jivet, I., Scheffel, M., Tammets, K., Kollom, K., & Gašević, D. (2018) (b). The SHEILA framework: Informing institutional strategies and policy processes of learning analytics. Journal of Learning Analytics, 5(3), 5-20. [GS Search]

Viberg, O., Hatakka, M., Bälter, O., & Mavroudi, A. (2018). The current landscape of learning analytics in higher education. Computers in Human Behavior, 89, 98-110. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.07.027 [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2023-12-18

Como Citar

SCHENEIDER, T. F.; CECHINEL, C.; MELLO, R. F. L. de; FREITAS, E. L. S. X.; FALCÃO, T. P. da R.; RAMOS, V. F. C. Análise do Nível de Maturidade na Adoção de Learning Analytics em Instituições de Ensino Superior do Sul e Sudeste Brasileiro. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 1005–1030, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3058. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3058. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Aplicações Práticas de Learning Analytics no Brasil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)