Chatbot para Assistência Remota em Hipertensão Arterial Sistêmica: Revisão da Literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.3788

Keywords:

Hipertensão; Pressão Arterial; Chatbot; Mhealth; Educação em saúde.

Abstract

A hipertensão arterial sistêmica (HAS), doença crônica não transmissível caracterizada por uma elevação persistente da pressão arterial (PA), vem aumentando sua prevalência no Brasil e no mundo. Considerando seu aspecto multifatorial, o tratamento e controle da HAS se torna um desafio, especialmente quando considera-se a aderência dos pacientes aos métodos atuais de manejo. Diante da atual expansão tecnológica, é imprescindível destacar o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na saúde, como no uso do Chatbot, ferramenta de mhealth  que pode facilitar o monitoramento do tratamento de HAS e ampliar as possibilidades de interação pacientes-profissionais da saúde. Assim, faz-se essencial estudar os pontos assertivos e as limitações das tecnologias no manejo da HAS, possibilitando ratificar ou não o papel inovador das TIC na  educação em saúde. O estudo propõe uma revisão integrativa de literatura para identificar e analisar a eficácia do uso de Chatbots no manejo da HAS. Este foi direcionado por pilares norteadores: observar a utilização dos chatbots no monitoramento e na educação em saúde de pacientes hipertensos; analisar os tipos de tecnologias e abordagens que estes usam em benefício destes; averiguar a usabilidade e satisfação dos usuários. Diante dos critérios de inclusão e exclusão aplicados, foram encontrados, na primeira fase, 1744 artigos; na segunda fase, 40 artigos; e 10 artigos na terceira fase. A partir desse resultado, os artigos mostraram uma melhora considerável nos comportamentos de autogestão em saúde e uma maior adesão ao monitoramento diário da PA. Diante do estudo realizado, percebe-se que, apesar de ainda não existir um software capaz de abranger todas as ferramentas digitais que permita uma assistência remota plena ao usuários, é indubitável o grande potencial das tecnologias abordadas, como meio de aumentar a aderência de pacientes às terapias medicamentosas, assim como uma melhoria nos seus hábitos de vida.

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Arquivos adicionais

Published

2025-03-04

Como Citar

SANTOS, M. M. dos; LIMA, F. C. P. de; TEIXEIRA, R. C. L.; RIBEIRO, F. J.; SILVEIRA, A. F. F. da; CAMPOS FILHO, A. S. de. Chatbot para Assistência Remota em Hipertensão Arterial Sistêmica: Revisão da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 34–53, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.3788. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3788. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Artigos