Tecnologia interativa para aprendizagem sobre vida marinha em espaço museal

Authors

  • Lucas Daniel Lira da Silva Universidade do Vale do Itajaí
  • Adriana Gomes Alves Universidade do Vale do Itajaí
  • Lincoln Henrique Müller Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.549

Keywords:

Simulador, vida marinha, jogo educacional, interface natural

Abstract

Aborda-se nesse artigo o desenvolvimento de tecnologias com adoção de interfaces naturais aplicadas à educação em espaços museais. O objetivo geral do estudo foi o desenvolvimento de soluções para ampliar a experiência de aprendizagem dos visitantes do MOVI - Museu Oceanográfico Univali - por meio de tecnologias interativas. A metodologia pautou-se no Design Science Research que legitima o desenvolvimento de artefatos como um meio para se produzir conhecimento científico. Por meio desta metodologia, levantaram-se as necessidades educativas do MOVI, desenvolveu-se um jogo de simulação e avaliou-se o produto junto ao público-alvo – visitantes do museu. O Ocean Simulator foi dessa forma concebido como um simulador de vida marinha que adota interface touch que considera fatores bióticos como cadeia alimentar, pirâmide de energia e limite populacional e abióticos, como a interferência humana por meio da pesca. O software foi experienciado pela equipe técnica e visitantes do MOVI, e mostrou-se promissor para implantação no espaço tecnológico educativo do museu.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Almeida, P., Figueiredo, O., & Galvão, C. (2012). A argumentação em tarefas de manuais escolares portugueses de biologia e de geologia. Investigações em Ensino de Ciências, 17(1), 571-591. Disponível em [Link] [GS SEARCH]

Barbosa, B. S. (2010). Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: Elsevier. Disponível em [Link] [GS SEARCH]

Brandão, R. P., Bittencourt, M. I., & Vilhena, J. d. (2010). A mágica do jogo e o potencial do brincar. Subjetividades, 10(3), 835-862. Disponível em [Link] [GS SEARCH]

Brasil. (2009) LEI Nº 11.904, DE 14 DE JANEIRO DE 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Presidência da República - Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos, 14 jan. 2009. Disponível em [Link]

Brasil. (2015). Os Museus. Portal do Instituto Brasileiro de Museus, 2015. Disponível em [Link]

Cavenaghi, A. J., Nascimento, A. M., & Pereira, V. B. (2014). Museu da Língua Portuguesa: tecnologia como atratividade turística na cidade de São Paulo. Confluências Culturais, 3(1). doi: 10.21726/rccult.v3i1.43 [GS SEARCH]

Ceipidor, U. B., Medaglia, C. M., Perrone, A., Marsico, M. D., & Romano, G. D. (2009). A Museum Mobile Game for Children Using QR-Codes. Proceedings of the 8th International Conference on Interaction Design and Children, pp. 282-283. doi: 10.1145/1551788.1551857 [GS SEARCH]

Damasceno, E. F., Nardi, P. A., Silva, A. K., Junior, J. B., & Cardoso, A. (2017). 3D Virtual Simulation approach in Brazilian Vocational Education for Computers Network Adapted to Student Knowledge. IEEE América Latina, 1917-1925. doi:10.1109/TLA.2017.8071236 [GS SEARCH]

Dresch, A., Lacerda, D. P., & Antunes Jr, J. A. V. (2015) Design Science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman. Disponível em [Link]. [GS SEARCH]

Dickerson, S. J., & Clark, R. M. (2018). A classroom‐based simulation‐centric approach to microelectronics education. Computer Application in Engineering Education, p. 14. doi:10.1002/cae.21918 [GS SEARCH]

Eurotrucksimulator. (s.d.). Euro truck simulator 2. (SCS Software s.r.o.). Disponível em https://eurotrucksimulator2.com/

Farashahi, M., & Tajeddin, M. (2018). Effectiveness of teaching methods in business education: A comparison study on the learning out comes of lectures, case studies and simulations. The International Journal of Management Education, 131-142. doi:10.1016/j.ijme.2018.01.003 [GS SEARCH]

Ferreira, D. d. (2014). Interação Natural por Meio de Gestos para Apoio a Docentes no Processo de Ensino em Saúde. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba. Disponível em [Link] [GS SEARCH]

Gatt, L., Ulrich, M., & Seele, P. (2019). Education for sustainable development through business simulation games: An exploratory study of sustainability gamification and its effects on students’ learning outcomes. Journal of Cleaner Production, 207, 667-678. doi:10.1016/j.jclepro.2018.09.130 [GS SEARCH]

Irene Rubino, C. B., Xhembulla, J., & Malnati, G. (2015). Integrating a Location-Based Mobile Game in the Museum Visit: Evaluating Visitors’ Behaviour and Learning. Journal on Computing and Cultural Heritage (JOCCH), pp. 15-33. doi:10.1145/2724723 [GS SEARCH]

Jaakkola, T., & Veermans, K. (2020). Learning electric circuit principles in a simulation environment with a single representation versus "concreteness fading" through multiple representations. Computers & Education, 148. doi:10.1016/j.compedu.2020.103811 [GS SEARCH]

Klopfer, E., Perry, J., Squire, K., Jan, M.-F., & Steinkuehler, C. (2005). Mystery at the museum: a collaborative game for museum education. Proceedings of th 2005 conference on Computer support for collaborative learning, pp. 316-320. Disponível em https://dl.acm.org/citation.cfm?id=1149334 [GS SEARCH]

Lopes, N., & Oliveira, I. (2013). Videojogos, Serious Games e Simuladores na Educação: usar, criar e modificar. EFT-Educação, Formação e Tecnologia, 6(1), pp. 4-20. Disponível em [Link]

Loula, A. C., Calmon, J. H., Castro, L. N., & El-Han, C. N. (2011). Modelagem Ecológica para um Editor de Criaturas. Computing Track. Disponível em [Link] [GS SEARCH]

Mayer, R. (2001). Multimedia Learning. New York: Cambridge University Press.

McEnroe-Petitte, D., & Farris, C. (2020). Using Gaming as an Active Teaching Strategy in Nursing Education. Teaching and Learning in Nursing, 15, 61-65. doi:10.1016/j.teln.2019.09.002 [GS SEARCH]

Nascimento, E. O., Santos, D. A., Oliveira, F. L., Vieira, S. L., & Oliveira, L. N. (2018). Mobile Learning and Computational Simulation Applied in Environmental Acoustics . IEEE Latin America Transactions, 16(1), 265-271. Disponível em [Link] [GS SEARCH]

Paragon. (s.d.). O QUE É SIMULAÇÃO ? (Paragon). Disponível em [Link]

Paz, A. M., Abbeg, I., Alves Filho, J. P., & Oliveira, V. L. B. (2006). MODELOS E MODELIZAÇÕES NO ENSINO: UM ESTUDO DA CADEIA ALIMENTAR. Ensaio, 8(2), 133-146. Disponível em [Link] [GS SEARCH]

Pimentel, M. (2018). A Computer Science Researcher Looking for a Way to ThinkDo the Research on Computers in Education. Brazilian Journal of Computers in Education, [S.l.], v. 26, n. 01, p. 51, jan. 2018. ISSN 2317-6121. doi:http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2018.26.01.51. Disponível em doi: 10.5753/rbie.2018.26.01.51 [GS SEARCH]

Rubino, I. C. B., Xhembulla, J., & Malnati, G. (2015). Integrating a Location-Based Mobile Game in the Museum Visit: Evaluating Visitors’ Behaviour and Learning. Journal on Computing and Cultural Heritage (JOCCH), pp. 15-33. doi:10.1145/2724723. Disponível em doi: 10.1145/2724723 [GS SEARCH]

Santos, G. L. (2004). Máquinas de estados hierárquicos em jogos eletrônicos. Rio de Janeiro. Disponível em [Link] [GS SEARCH]

Santos, M. C. T. M. (2001) MUSEU E EDUCAÇÃO: conceitos e métodos. Simpósio Internacional "Museu e Educação: conceitos e métodos". São Paulo: USP.

Shepherda, I., & Burtonb, T. (2019). A conceptual framework for simulation in healthcare education — The need. Nurse Education Today, 76(1), 21-25. doi: 10.1016/j.nedt.2019.01.033 [GS SEARCH]

Silva, L. D. L.; Alves, A. G., Müller, L. H. (2018). Educação museal com jogo de simulação de vida marinha. In: SBC – Proceedings of SBGames 2018 Education Track – Full Papers, p. 1081-1087. Disponível em [Link] [GS SEARCH]

Silveira, C., Schuhmacher, E., & Schuhmacher, V. R. (2014). Objeto Virtual de Aprendizagem em Realidade no Ensino de Ciências. Anais do Computer on the Beach. Disponível em [Link] [GS SEARCH]

Steam. (2017). Cities: Skylines. Disponível em [Link]

UNIVALI. (2019). Museu Oceanográfico Univali. [Link].

Universe Sandbox. (s.d.). Universe Sandbox. (Giant Army). Disponível em [Link]

Valente, J. A. (1993). Diferentes usos do computador na educação. Em Aberto(Ano 12), pp. 1-16. Disponível em [Link]. [GS SEARCH]

Vinha, F. (2014). Crie e deixe o seu "animal" do jeito que achar melhor. Techtudo. Disponível em [Link] [GS SEARCH]

Archivos adicionales

Published

2020-10-04

Cómo citar

SILVA, L. D. L. da; ALVES, A. G.; MÜLLER, L. H. Tecnologia interativa para aprendizagem sobre vida marinha em espaço museal. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 28, p. 549–572, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.549. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3954. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a