Um Relato de Experiência da Adaptação de um Evento Acadêmico Presencial para o Contexto Virtual em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.934Keywords:
Evento Virtual, Relato de Experiência, Uso de TICs em EventosAbstract
A condição de isolamento provocada pela pandemia da Covid-19 mudou de forma profunda as relações humanas contemporâneas e a rotina de realização de atividades do dia a dia. No contexto de ensino, o uso de tecnologias da informação e comunicação tem apoiado o ensino a distância e a realização de atividades remotas. No entanto, a experiência da utilização deste tipo de software não tem sido muito explorada na realização de eventos acadêmicos e científicos. Este tipo de eventos, que comumente aconteciam no formato presencial, tem um alto impacto na formação e atualização dos profissionais em diversas áreas, além de permitir discutir as tendências do mercado de trabalho e inovação tecnológica. É necessário que as dificuldades de realização destes eventos no formato virtual sejam discutidas, além dos pontos positivos e negativos do uso das TICs durante seu planejamento, execução e avaliação. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados da adaptação da Jornada de Informática do Maranhão realizada bienalmente para o formato virtual. O evento foi organizado no espaço de um mês e meio e foi executado em três semanas corridas, contando com atividades como: apresentação de trabalhos, maratona de programação, competição de objetos educacionais, discussões online, webinários e tutoriais de temas atuais, e campeonato de esportes eletrônicos. Ao todo, 174 inscritos participaram das atividades realizadas assistindo as atividades e interagindo nas plataformas do evento. Para avaliar o impacto das atividades no formato online, foi aplicado um questionário ao final do evento que cotou com a resposta de 45 dos participantes. Os resultados indicaram a avaliação positiva do evento para todas as atividades acadêmicas realizadas, as vantagens de ter realizado o evento de forma virtual e gratuita; e a disponibilização do conteúdo para futura consulta. Além disso, oportunidades de melhoria como uso de recursos para disponibilizar informações adicionais ao vivo, melhoria na divulgação e propiciar uma maior interação entre os participante.
Downloads
Referências
Alberton, B. A. V. and Amaral, M. A. (2013). Oficinas de Robótica para Alunos do Ensino Médio: introduzindo a computação para futuros ingressantes. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 2, No. 1). doi: 10.5753/CBIE.WCBIE.2013.306 [GS Search]
Benitti, F. B. V., Vahldick, A., Urban, D. L., Krueger, M. L., & Halma, A. (2009). Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, pp. 1811-1820). [GS Search]
Braga, J. C. (2015). Objetos de aprendizagem, volume 2: metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora da UFABC.
Charnell, A. M. (2020). Will remote events be the ‘new normal’moving beyond the COVID-19 pandemic?. BMJ Mil Health. doi: 10.1136/bmjmilitary-2020-001595 [GS Search]
Courtemanche, C., Garuccio, J., Le, A., Pinkston, J., & Yelowitz, A. (2020). Strong Social Distancing Measures In The United States Reduced The COVID-19 Growth Rate: Study evaluates the impact of social distancing measures on the growth rate of confirmed COVID-19 cases across the United States. Health Affairs, 10-1377. doi: 10.1377/hlthaff.2020.00608 [GS Search]
de Oliveira, E. R., Ueda, A. H., de Amorim, E. C. F., & Rodrigues, P. R. (2018) Computação para Tod@ s: criação, planejamento e realização de um evento sobre equidade de gênero. [GS Search]
de Oliveira, H. D. V., & de Souza, F. S. (2020). Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(5), 15-24. doi: 10.5281/zenodo.3753654 [GS Search]
dos Santos Vigário, P., & Costa, R. M. R. (2020). A COVID-19 E O DISTANCIAMENTO SOCIAL: quando a onda da internet substituiu a onda do mar para a prática de exercícios físicos. Revista Augustus, 25(51), 357-369. doi: 10.15202/1981896.2020v25n51p357 [GS Search]
Farias, M. Z., & Giordano, C. C. (2020). Educação em tempos de pandemia de COVID-19: Adaptação ao ensino remoto para crianças e adolescentes. Série Educar-Volume 44 Tecnologias, 60. doi: 10.36229/978-65-86127-64-5.CAP.07 [GS Search]
Ihm, S. Y., Loh, W. K., & Park, Y. H. (2013). App analytic: A study on correlation analysis of app ranking data. In 2013 International Conference on Cloud and Green Computing (pp. 561-563). IEEE. doi: 10.1109/CGC.2013.95 [GS Search]
Kemczinski, A., Gasparini, I., Marques, É. F. C., & Fernandes, E. M. L. (2009). Utilização de Ambiente E-learning em disciplinas da área Tecnológica. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, pp. 1585-1594). [GS Search]
Lessa, V., Forigo, F., Teixeira, A., & Licks, G. P. (2015). Programação de Computadores e Robótica Educativa na Escola: tendências evidenciadas nas produções do Workshop de Informática na Escola. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 21, No. 1, p. 92). doi: 10.5753/cbie.wie.2015.92 [GS Search]
Lobato, L. L., Bittar, T. J., & Duarte, M. A. (2018) Relato De Experiências Sobre O Encontro Anual De Computação (ENACOMP). Revista Extensão & Cidadania, 6(11). doi: 10.22481/recuesb.v6i11.5885 [GS Search]
Madray, J. S. (2020). The Impact of COVID-19 on Event Management Industry. International Journal of Engineering Applied Sciences and Technology, 5(3), 533-535. [GS Search]
Margolis, A., Balmer, J. T., Zimmerman, A., & López-Arredondo, A. (2020). The Extended Congress: Reimagining scientific meetings after the COVID-19 pandemic. MedEdPublish, 9. doi: 10.15694/mep.2020.000128.1 [GS Search]
Martin-Gorgojo, A., Bernabeu-Wittel, J., Linares-Barrios, M., Russo-De la Torre, F., Garcia-Doval, I., & Del Rio-De la Torre, E. (2020). Congreso virtual de dermatología realizado a través de Telegram® durante el confinamiento de la COVID-19: organización y evaluación. Actas Dermo-Sifiliográficas. doi: 10.1016/j.ad.2020.08.009 [GS Search]
Martins, I. L. (2007). Educação Tutorial no ensino presencial: uma análise sobre o PET. PET–Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação. [GS Search]
Mendes, P. B., Machiavelli, J. L., & de Gusmão, C. M. G. (2020). Revisão Sistemática da Utilização de Fóruns Inteligentes para a Promoção da Colaboração na Aprendizagem Virtual. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(03), 82. doi: 10.5753/rbie.2019.27.03.82 [GS Search]
Nadarajah, V. D., Er, H. M., & Lilley, P. (2020). Turning Around a Medical Education Conference: Ottawa2020 in the time of Covid-19. Medical Education. doi: 10.1111/medu.14197 [GS Search]
Nicolescu, B. (2003). Fundamentos metodológicos do diálogo transcultural. CARVALHO, Edgard de Assis; MENDONÇA, Terezinha. Ensaios de complexidade, 2, 217-232.
Porpiglia, F., Amparore, D., Autorino, R., Checcucci, E., Cooperberg, M. R., Ficarra, V., & Novara, G. (2020). Traditional and Virtual Congress Meetings During the COVID-19 Pandemic and the Post-COVID-19 Era: Is it Time to Change the Paradigm?. European Urology, 78(3): 301–303. doi: 10.1016/j.eururo.2020.04.018 [GS Search]
Raabe, A. L., Alves, A. G., Pedro, C. R., & Cercal, J. J. (2007). Oficinas de utilização de Software Educacional: Um relato de experiência. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1). [GS Search]
Ribeiro, K., Azevedo, J., Maciel, C., & Bim, S. (2019). Uma análise de gênero a partir de dados da Sociedade Brasileira de Computação. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 159-163). SBC. doi: 10.5753/wit.2019.6729 [GS Search]
Rose, C., Mott, S., Alvarez, A. A., & Lin, M. (2020). Physically distant, educationally connected: interactive conferencing in the era of COVID-19. Medical Education. doi: 10.1111/medu.14192 [GS Search]
Santana, A. L. M., de Jesus, E. A., Raabe, A., Santana, L., Cucco, L., & Ramos, G. (2017). Tem ideia na Rede: inserindo o pensamento computacional na rede municipal de ensino. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, p. 1032). doi: 10.5753/cbie.wie.2017.1032 [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2020 Luis Rivero, Carlos Salles, Tiago Bonini, Sergio Costa, Mario Meireles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.