Um Relato de Experiência da Adaptação de um Evento Acadêmico Presencial para o Contexto Virtual em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.934Keywords:
Evento Virtual, Relato de Experiência, Uso de TICs em EventosAbstract
A condição de isolamento provocada pela pandemia da Covid-19 mudou de forma profunda as relações humanas contemporâneas e a rotina de realização de atividades do dia a dia. No contexto de ensino, o uso de tecnologias da informação e comunicação tem apoiado o ensino a distância e a realização de atividades remotas. No entanto, a experiência da utilização deste tipo de software não tem sido muito explorada na realização de eventos acadêmicos e científicos. Este tipo de eventos, que comumente aconteciam no formato presencial, tem um alto impacto na formação e atualização dos profissionais em diversas áreas, além de permitir discutir as tendências do mercado de trabalho e inovação tecnológica. É necessário que as dificuldades de realização destes eventos no formato virtual sejam discutidas, além dos pontos positivos e negativos do uso das TICs durante seu planejamento, execução e avaliação. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados da adaptação da Jornada de Informática do Maranhão realizada bienalmente para o formato virtual. O evento foi organizado no espaço de um mês e meio e foi executado em três semanas corridas, contando com atividades como: apresentação de trabalhos, maratona de programação, competição de objetos educacionais, discussões online, webinários e tutoriais de temas atuais, e campeonato de esportes eletrônicos. Ao todo, 174 inscritos participaram das atividades realizadas assistindo as atividades e interagindo nas plataformas do evento. Para avaliar o impacto das atividades no formato online, foi aplicado um questionário ao final do evento que cotou com a resposta de 45 dos participantes. Os resultados indicaram a avaliação positiva do evento para todas as atividades acadêmicas realizadas, as vantagens de ter realizado o evento de forma virtual e gratuita; e a disponibilização do conteúdo para futura consulta. Além disso, oportunidades de melhoria como uso de recursos para disponibilizar informações adicionais ao vivo, melhoria na divulgação e propiciar uma maior interação entre os participante.
Downloads
Referências
Alberton, B. A. V. and Amaral, M. A. (2013). Oficinas de Robótica para Alunos do Ensino Médio: introduzindo a computação para futuros ingressantes. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 2, No. 1). doi: 10.5753/CBIE.WCBIE.2013.306 [GS Search]
Benitti, F. B. V., Vahldick, A., Urban, D. L., Krueger, M. L., & Halma, A. (2009). Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, pp. 1811-1820). [GS Search]
Braga, J. C. (2015). Objetos de aprendizagem, volume 2: metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora da UFABC.
Charnell, A. M. (2020). Will remote events be the ‘new normal’moving beyond the COVID-19 pandemic?. BMJ Mil Health. doi: 10.1136/bmjmilitary-2020-001595 [GS Search]
Courtemanche, C., Garuccio, J., Le, A., Pinkston, J., & Yelowitz, A. (2020). Strong Social Distancing Measures In The United States Reduced The COVID-19 Growth Rate: Study evaluates the impact of social distancing measures on the growth rate of confirmed COVID-19 cases across the United States. Health Affairs, 10-1377. doi: 10.1377/hlthaff.2020.00608 [GS Search]
de Oliveira, E. R., Ueda, A. H., de Amorim, E. C. F., & Rodrigues, P. R. (2018) Computação para Tod@ s: criação, planejamento e realização de um evento sobre equidade de gênero. [GS Search]
de Oliveira, H. D. V., & de Souza, F. S. (2020). Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(5), 15-24. doi: 10.5281/zenodo.3753654 [GS Search]
dos Santos Vigário, P., & Costa, R. M. R. (2020). A COVID-19 E O DISTANCIAMENTO SOCIAL: quando a onda da internet substituiu a onda do mar para a prática de exercícios físicos. Revista Augustus, 25(51), 357-369. doi: 10.15202/1981896.2020v25n51p357 [GS Search]
Farias, M. Z., & Giordano, C. C. (2020). Educação em tempos de pandemia de COVID-19: Adaptação ao ensino remoto para crianças e adolescentes. Série Educar-Volume 44 Tecnologias, 60. doi: 10.36229/978-65-86127-64-5.CAP.07 [GS Search]
Ihm, S. Y., Loh, W. K., & Park, Y. H. (2013). App analytic: A study on correlation analysis of app ranking data. In 2013 International Conference on Cloud and Green Computing (pp. 561-563). IEEE. doi: 10.1109/CGC.2013.95 [GS Search]
Kemczinski, A., Gasparini, I., Marques, É. F. C., & Fernandes, E. M. L. (2009). Utilização de Ambiente E-learning em disciplinas da área Tecnológica. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, pp. 1585-1594). [GS Search]
Lessa, V., Forigo, F., Teixeira, A., & Licks, G. P. (2015). Programação de Computadores e Robótica Educativa na Escola: tendências evidenciadas nas produções do Workshop de Informática na Escola. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 21, No. 1, p. 92). doi: 10.5753/cbie.wie.2015.92 [GS Search]
Lobato, L. L., Bittar, T. J., & Duarte, M. A. (2018) Relato De Experiências Sobre O Encontro Anual De Computação (ENACOMP). Revista Extensão & Cidadania, 6(11). doi: 10.22481/recuesb.v6i11.5885 [GS Search]
Madray, J. S. (2020). The Impact of COVID-19 on Event Management Industry. International Journal of Engineering Applied Sciences and Technology, 5(3), 533-535. [GS Search]
Margolis, A., Balmer, J. T., Zimmerman, A., & López-Arredondo, A. (2020). The Extended Congress: Reimagining scientific meetings after the COVID-19 pandemic. MedEdPublish, 9. doi: 10.15694/mep.2020.000128.1 [GS Search]
Martin-Gorgojo, A., Bernabeu-Wittel, J., Linares-Barrios, M., Russo-De la Torre, F., Garcia-Doval, I., & Del Rio-De la Torre, E. (2020). Congreso virtual de dermatología realizado a través de Telegram® durante el confinamiento de la COVID-19: organización y evaluación. Actas Dermo-Sifiliográficas. doi: 10.1016/j.ad.2020.08.009 [GS Search]
Martins, I. L. (2007). Educação Tutorial no ensino presencial: uma análise sobre o PET. PET–Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação. [GS Search]
Mendes, P. B., Machiavelli, J. L., & de Gusmão, C. M. G. (2020). Revisão Sistemática da Utilização de Fóruns Inteligentes para a Promoção da Colaboração na Aprendizagem Virtual. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(03), 82. doi: 10.5753/rbie.2019.27.03.82 [GS Search]
Nadarajah, V. D., Er, H. M., & Lilley, P. (2020). Turning Around a Medical Education Conference: Ottawa2020 in the time of Covid-19. Medical Education. doi: 10.1111/medu.14197 [GS Search]
Nicolescu, B. (2003). Fundamentos metodológicos do diálogo transcultural. CARVALHO, Edgard de Assis; MENDONÇA, Terezinha. Ensaios de complexidade, 2, 217-232.
Porpiglia, F., Amparore, D., Autorino, R., Checcucci, E., Cooperberg, M. R., Ficarra, V., & Novara, G. (2020). Traditional and Virtual Congress Meetings During the COVID-19 Pandemic and the Post-COVID-19 Era: Is it Time to Change the Paradigm?. European Urology, 78(3): 301–303. doi: 10.1016/j.eururo.2020.04.018 [GS Search]
Raabe, A. L., Alves, A. G., Pedro, C. R., & Cercal, J. J. (2007). Oficinas de utilização de Software Educacional: Um relato de experiência. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1). [GS Search]
Ribeiro, K., Azevedo, J., Maciel, C., & Bim, S. (2019). Uma análise de gênero a partir de dados da Sociedade Brasileira de Computação. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 159-163). SBC. doi: 10.5753/wit.2019.6729 [GS Search]
Rose, C., Mott, S., Alvarez, A. A., & Lin, M. (2020). Physically distant, educationally connected: interactive conferencing in the era of COVID-19. Medical Education. doi: 10.1111/medu.14192 [GS Search]
Santana, A. L. M., de Jesus, E. A., Raabe, A., Santana, L., Cucco, L., & Ramos, G. (2017). Tem ideia na Rede: inserindo o pensamento computacional na rede municipal de ensino. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, p. 1032). doi: 10.5753/cbie.wie.2017.1032 [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2020 Luis Rivero, Carlos Salles, Tiago Bonini, Sergio Costa, Mario Meireles
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.