Estratégias e Abordagens para a Inclusão Digital no Codesign de Interação: um estudo remoto com mulheres idosas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.4588

Keywords:

Inclusão Digital, codesign de interação, Design Participativo, Pessoas idosas, design de interação distribuído

Abstract

Promover a inclusão digital no codesign de interação tem o potencial de ampliar a participação efetiva de pessoas idosas no desenvolvimento de tecnologias digitais de forma significativa e consciente. Neste artigo, apresentamos algumas estratégias e abordagens adotadas para promover inclusão digital em um processo de codesign de interação com mulheres idosas. Em face à pandemia da Covid-19, o estudo foi conduzido remotamente com cinco mulheres idosas. Dentre as estratégias destacadas estiveram a elaboração de uma lista de competências para alfabetização e letramento digital, além da elaboração de um mapeamento de competências para a compreensão de design de interação. Os resultados sugerem que as estratégias adotadas foram úteis para ajudar as participantes a desenvolverem habilidades tecnológicas e conhecimentos de design de interação, promovendo inclusão digital e participação mais efetiva nas atividades de codesign. Espera-se que este estudo incentive a implementação de práticas de inclusão digital em projetos de codesign de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alcalá, C. I. M., Lagarde, A. R., Lavernia, M. d. l. Á. A., Salvador, J. Á. R., Rodríguez, B. J., Rebollar, R. M. C., Noguerola, J. S. L., Díaz, M. L. B., & Juárez, R. A. A. (2018). Digital inclusion in older adults: A comparison between face-to-face and blended digital literacy workshops. Frontiers in ICT, 5, 21. https://doi.org/10.3389/fict.2018.00021. [GS Search]

Baranauskas, M. C. C., Martins, M. C., & Valente, A. (2013). Codesign de redes digitais: Tecnologia e educação a serviço da inclusão social. Porto Alegre: Penso. [GS Search]

Bonilla, M. H. S., & Oliveira, P. C. S. (2011). Inclusão digital: ambiguidades em curso. Em M. H. S. Bonilla & N. D. Pretto (Ed.), Inclusão digital: polêmica contemporânea (Vol. 2). EDUFBA. [link]. [GS Search]

Brasil. (2003). Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso). [link]. [GS Search]

Deodoro, T. M. S., Bernardo, L. D., Silva, A. K. C., Raymundo, T. M., & Scheidt, I. V. (2021). A inclusão digital de pessoas idosas em momento de pandemia: relato de experiência de um projeto de extensão. Extensão em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80577. [GS Search]

Freitas, R. C., Macêdo, K. P., Queiroz, P. M., Pires, A. K., & Nunes, I. D. (2022). Um comparativo da inclusão digital de pessoas idosas antes e durante a pandemia. Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, 319–327. https://doi.org/10.5753/wie.2022.225052. [GS Search]

He, J. (2020). Senior related IxD research and remote Co-Design with seniors: A Literature Review and Exploratory Study [diss. de mestr., Aalborg University. Department of Computer Science]. [link]. [GS Search]

Knowles, B., Bull, C. N., Davies, N., Simm, W., Bates, O., & Hayes, N. (2019). Examining Interdependencies and Constraints in Co-Creation. Proceedings of the 2019 on Designing Interactive Systems Conference, 291–302. https://doi.org/10.1145/3322276.3322317. [GS Search]

Kopeć, W., Nielek, R., & Wierzbicki, A. (2018). Guidelines towards better participation of older adults in software development processes using a new SPIRAL method and participatory approach. Proceedings of the 11th International Workshop on Cooperative and Human Aspects of Software Engineering, 49–56. https://doi.org/10.1145/3195836.3195840. [GS Search]

Machado, L. R. (2019). MCDMSênior: Modelo de competências digitais para M-learning com foco nos idosos [tese de dout., Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. [link]. [GS Search]

Machado, L. R., Grande, T. P. F., Behar, P. A., & Luna, F. M. R. (2016). Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos. ETD-Educação Temática Digital, 18(4), 903–921. https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8644207. [GS Search]

Mattos, F. A. M., & Santos, B. D. D. R. (2009). Sociedade da informação e inclusão digital: uma análise crítica. Liinc em Revista, 5(1). https://doi.org/10.18617/liinc.v5i1.247. [GS Search]

Orzeszek, D., Kopec, W., Wichrowski, M., Nielek, R., Balcerzak, B., Kowalik, G., & Puchalska-Kaminska, M. (2017). Beyond participatory design: Towards a model for teaching seniors application design. arXiv preprint arXiv:1707.05667. https://doi.org/10.48550/arXiv.1707.05667. [GS Search]

Rodrigues, K. R., Onuki, L. A., Assunção, D. M., Junior, S. G., & Pimentel, M. G. (2020). Possibilities for the digital literacy of the older people in times of social distancing. Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 1–6. https://doi.org/10.1145/3424953.3426657. [GS Search]

Rosa, J. C. S., & Matos, E. S. (2016). Semio-participatory framework for interaction design of educational software. Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 1–10. https://doi.org/10.1145/3033701.3033734. [GS Search]

Rosa, V. A. (2023). Design de interação semioparticipativo por pessoas idosas: empatia e engajamento na produção de tecnologia digital. [tese de dout., Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal da Bahia]. [link]. [GS Search]

Rosa, V. A., & Matos, E. S. (2020). Strategies to improve engagement of long-lived elderly women (80+) in the interaction co-design process: challenges and lessons learned. Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 1–10. https://doi.org/10.1145/3424953.3426500. [GS Search]

Rosa, V. A., Matos, E. S., Zabot, D., & Santos, J. M. O. (2023). Online interaction co-design: an experience report with elderly women. Proceedings of the XXII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 1–11. https://doi.org/10.1145/3638067.3638099. [GS Search]

Rosa, V. A., Rosário, L. F., Andrade, I., & Matos, E. S. (2020). Inclusão digital de mulheres idosas longevas: uma experiência de empoderamento por meio da empatia na produção de tecnologia. Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, 489–498. https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.489. [GS Search]

Sanders, E. B.-N., & Stappers, P. J. (2008). Co-creation and the new landscapes of design. Co-design, 4(1), 5–18. https://doi.org/10.1080/15710880701875068. [GS Search]

Santos, G., Aquino, F., & Galvão, M. (2024). Inclusão Digital para Idosos: um relato de experiência. RIAGE-Revista Ibero-Americana de Gerontologia, 5. https://doi.org/10.61415/riage.240. [GS Search]

Simonsen, J., & Robertson, T. (2012). Routledge international handbook of participatory design. Routledge. [GS Search]

Tarouco, L. M. R. (2013). Um panorama da fluência digital na sociedade da informação. Em P. A. Behar (Ed.), Competências em educação a distância (pp. 285–311). Penso [GS Search]

Vieira, M. C., & Santarosa, L. M. C. (2009). O uso do computador e da Internet e a participação em cursos de informática por idosos: meios digitais, finalidades sociais. Anais do 20º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 17–20. [GS Search]

Warschauer, M. (2004). Technology and Social Inclusion: Rethinking the Digital Divide. MIT Press. https://doi.org/10.7551/MITPRESS/6699.001.0001. [GS Search]

World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília, 2005. [link]. [GS Search]

Zabot, D., Andrade, S., & Matos, E. S. (2019). Game Design participativo com crianças surdas e com deficiência auditiva: uma experiência no ensino fundamental. Anais do I Workshop sobre Interação e Pesquisa de Usuários no Desenvolvimento de Jogos, 49–58. https://doi.org/10.5753/wiplay.2019.7839. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2025-05-03

Como Citar

ARGÔLO ROSA, V.; MEIRA, D.; MATOS, E. de S. Estratégias e Abordagens para a Inclusão Digital no Codesign de Interação: um estudo remoto com mulheres idosas. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 279–306, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.4588. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4588. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Artigos Premiados :: CBIE