Mineração de Dados Educacionais e Metodologias Ativas integrados a um Sistema de Recomendação para prevenção da evasão na Educação a Distância

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.4641

Keywords:

Metodologias Ativas, Mineração de Dados Educacionais, Evasão, Educação a Distância

Abstract

À medida que aumenta a popularidade da Educação a Distância, o alto índice de evasão preocupa os gestores e professores, que buscam meios para identificar as situações passíveis de desistências e motivar os alunos a permanecerem nos estudos. Existem iniciativas para mitigação dessa situação, como a aplicação de técnicas de Mineração de Dados Educacionais e a utilização de Sistemas de Recomendação. Apesar de efetivas em aspectos de identificação de alunos propensos a evadir e na indicação de materiais complementares para a aprendizagem, carecem de mecanismos voltados à motivação discente e à intervenção pedagógica dos professores, já que não apresentam propostas metodológicas para incentivar a aprendizagem dos identificados com risco de evadir, prevenindo essa possibilidade. Esse artigo apresenta um modelo de Sistema de Recomendação que integra a estratégia pedagógica das Metodologias Ativas para mitigar os riscos de reprovação e potencializar a permanência dos alunos identificados através das técnicas de Mineração de Dados Educacionais como propensos a evadir. Nos estudos realizados na literatura, não foram encontradas evidências dessa integração, sendo o desenvolvimento do modelo a principal contribuição científica desse trabalho. Nesse sentido, um protótipo foi desenvolvido e aplicado em uma disciplina para a avaliação de funcionalidade e aceitação. De acordo com o Modelo TAM (Technology Acceptance Model), mais de 90% dos alunos concordaram com a facilidade de uso e 88% concordaram que o modelo pode ser útil no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acosta, O. C.; Reategui, E. B. & Behar, P. A. (2018). Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos. Revista Brasileira de Informática na Educação, 26(1), 91-111. doi: https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.01.91. [GS Search]

Almeida, C. M. M.; Scheunemann, C. M. B.; Santos, M. J. & Lopes, P. T. C. (2019). Propostas de metodologias ativas utilizando Tecnologias Digitais e ferramentas metacognitivas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Revista Paradigma, 40, 204-220. [GS Search]

Alshammari, A. (2024). Using analytics to predict students' interactions with learning management systems in online courses. Education and Information Technologies, 29(15), 20587-20612. doi: https://doi.org/10.1007/s10639-024-12709-9. [GS Search]

Alves, M. O.; Medeiros, F. P. A.; Melo, L. B.; Barbosa, A. S. R. & Brito, M. L. Q. (2020). Systematic Literature Review on the adoption of the Problem Based Learning methodology in Distance Education. Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 1-4. IEEE. doi: https://doi.org/10.23919/CISTI49556.2020.9141089. [GS Search]

Amaral, G. S.; Ramos, D. B.; Ramos, I. M. M. & Oliveira, E. H. T. (2021). Um sistema de recomendação de estratégias de aprendizagem baseado no perfil de motivação do aluno: SisREA. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 718-727. doi: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218743. [GS Search]

Andrade, T. L.; Almeida, C. M. M.; Barbosa, J. L. V. & Rigo, S. J. (2021a). Metodologias Ativas integradas a um Sistema de Recomendação e Mineração de Dados Educacionais para a mitigação de evasão em EaD. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 824-835. doi: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218385. [GS Search]

Andrade, T. L.; Rigo, S. J. & Barbosa, J. L. V. (2021b). Active Methodology, Educational Data Mining and Learning Analytics: A Systematic Mapping Study. Informatics in Education, 20(2): 171-204. doi: https://doi.org/10.15388/infedu.2021.09. [GS Search]

Baker, R. & Yacef, K. (2009). The state of educational data mining in 2009: a review and future visions. Journal of Educational Data Mining (JEDM), 1(1), 3-17. doi: https://doi.org/10.5281/zenodo.3554657. [GS Search]

Breiman, L. (2001). Random Forests. Machine Learning, 45(1), 5-32. doi: https://doi.org/10.1023/A:1010933404324. [GS Search]

Cambruzzi, W.; Rigo, S. J. & Barbosa, J. L. V. (2015). Dropout Prediction and Reduction in Distance Education Courses with the Learning Analytics Multitrail Approach. Journal of Universal Computer Science, 22(1), 23-47. doi: https://doi.org/10.3217/jucs-021-01-0023. [GS Search]

Campos, A.; Hollerweger, L.; Santos, G.; Farias, A. F. & Behar, P. A. (2018). Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro. Informática na Educação: teoria e prática, 20(3), 79--96. doi: https://doi.org/10.22456/1982-1654.79624. [GS Search]

Chandrasekaran, D.; Thirunavukkarasu, G. S. & Littlefair, G. (2016). Collaborative Learning Experience of Students in Distance Education. International Symposium on Project Approaches in Engineering Education and Active Learning in Engineering Education Workshop, 90-99. [GS Search]

Cunha, F. O. M. & Siebra, C. A. (2016). Mapeamento sistemático na literatura acadêmico-científica sobre abordagens para a formação de grupos em E-Learning. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(3), 17-30. doi: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.16. [GS Search]

Esteban, A.; Romero, C. & Zafra, A. (2021). Assignments as Influential Factor to Improve the Prediction of Student Performance in Online Courses. Applied Sciences, 11(21), 10145. doi: https://doi.org/10.3390/app112110145. [GS Search]

Ferreira, L. G. A.; Barbosa, J. L. V.; Gluz, J. C. & Vicari, R. (2015). UbiGroup: um modelo de recomendação ubíqua de conteúdo para grupos dinâmicos de aprendizes. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(3), 40-55. doi: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.40. [GS Search]

Gómez-del Río, T. (2023). Aplicación de una metodologia de PBL y classe inversa a un curso de laboratório en Ingeniería Mecánica. Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa, 22(1), 191-206. doi: https://doi.org/10.17398/1695-288X.22.1.191. [GS Search]

Heidrich, L.; Barbosa, J. L. Victória; Cambruzzi, W.; Rigo, S. J.; Martins, M. G. & Santos, R. B. S. (2018). Diagnosis of learner dropout based on learning styles for online distance learning. Telematics and Informatics, 35(6), 1593-1606. Elsevier. doi: https://doi.org/10.1016/j.tele.2018.04.007. [GS Search]

Irfan, M., Sattar, A., Sher, A. & Ijaz, M. (2025). Comparing Random Forest and Logistic Regression for Predicting Student Completion in Online University Courses Using Behavioral Data. Artificial Intelligence in Learning, 1, 1-19. doi: https://doi.org/10.63913/ail.v1i1.2. [GS Search]

Jayaprakash, S., Krishnan, S. & Jaiganesh, V. (2020). Predicting Students Academic Performance using an Improved Random Forest Classifier. International Conference on Emerging Smart Computing and Informatics (ESCI), 238-243. IEEE. doi: https://doi.org/10.1109/ESCI48226.2020.9167547. [GS Search]

Kostopoulos, G.; Kotsiantis, S.; Pierrakeas, C.; Koutsonikos, G. & Gravvanis, G.A. (2018). Forecasting students' success in an open university. International Journal Learning Technology, 13, 26-43. doi: https://doi.org/10.1504/IJLT.2018.091630. [GS Search]

Kostopoulos, G.; Karlos, S. & Kotsiantis, S. (2019). Multiview Learning for Early Prognosis of Academic Performance: A Case Study. IEEE Transactions on Learning Technologies, 12(2), 212-224. doi: https://doi.org/10.1109/TLT.2019.2911581. [GS Search]

Kraml, M. (2024). Advantages and disadvantages of flipped classroom in adult education using distance learning for learning programming. International Journal of Educational Research (EPH), 8, 26-31. doi: https://doi.org/10.53555/ephijer.v8i1.109. [GS Search]

Leite, L. S. & Ramos, M. B. (2017). A metodologia ativa no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Metodologia ativa na educação, 85-101. Pimenta Cultural. [GS Search]

Leite, R. R.; Pitangui, C. G.; de Assis, L. P. & Andrade, A. V. (2019). Sistemas de Recomendação em Ambientes Educacionais: estado da arte e perspectivas futuras. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 109-118. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.109. [GS Search]

Leite, D.; Filho, E.; Oliveira, J. F. L.; Carneiro, R. E. & Maciel, A. (2021). Early detection of students at risk of failure from a small dataset. International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 42-46. IEEE. doi: https://doi.org/10.1109/ICALT52272.2021.00021. [GS Search]

Li, L.; Guo, R. & Han, M. (2018). On-Demand Virtual Lectures: Promoting Active Learning in Distance Learning. International Conference on E-Education, E-Business and E-Technology (ICEBT), 1-5. ACM. doi: https://doi.org/10.1145/3241748.3241757. [GS Search]

Li, Y.; Cui, X. & Zhang, Z. (2022). Dropout Rate Prediction for MOOC based on Inceptiontime Model. International Conference on Distance Education and Learning (ICDEL), 54-59. doi: https://doi.org/10.1145/3543321.3543330. [GS Search]

Lima, E. & Siebra, C. (2017). CollabEduc: Uma Ferramenta de Colaboração em Pequenos Grupos para Plataformas de Aprendizagem a Distância. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1707--1716. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1707. [GS Search]

Marangunić, N. & Granić, A. (2014). Technology acceptance model: a literature review from 1986 to 2013. Universal Access in the Information Society, 14, 81-95. Springer. doi: https://doi.org/10.1007/s10209-014-0348-1. [GS Search]

Manhães, L. M. B.; Da Cruz, S. M. S.; Costa, R. J. M.; Zavaleta, J. & Zimbrão, G. (2011). Previsão de estudantes com risco de evasão utilizando técnicas de mineração de dados. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 150-159. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2011.%25p. [GS Search]

Mattar, J. (2017). Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. Artesanato Educacional. [GS Search]

Oreshin, S.; Filchenkov, A.; Petrusha, P.; Krasheninnikov, E.; Panfilov, A.; Glukhov, I.; Kaliberda, Y.; Masalskiy, D.; Serdyukov, A.; Kazakovtsev, V.; Khlopotov, M.; Podolenchuk, T.; Smetannikov, I. & Kozlova, D. (2020). Implementing a Machine Learning Approach to Predicting Students' Academic Outcomes. International Conference on Control, Robotics and Intelligent System (CCRIS), 78-83. doi: https://doi.org/10.1145/3437802.3437816. [GS Search]

Queiroga, E.; Cechinel, C. & Araújo, R. (2017). Predição de estudantes com risco de evasão em cursos técnicos à distância. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1547-1556. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1547. [GS Search]

Queiroga, E. M., Cechinel, C. & Aguiar, M. S. (2019). Uma abordagem para predição de estudantes em risco utilizando algoritmos genéticos e mineração de dados: um estudo de caso com dados de um curso técnico a distância. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 119-128. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.119. [GS Search]

Queiroga, E. M.; Paragarino, V. R.; Casas, A. P.; Primo, T. T.; Munoz, R.; Ramos, V. C. & Cechinel, C. (2022). Experimenting Learning Analytics and Educational Data Mining in different educational contexts and levels. Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), 1-9. IEEE. doi: https://doi.org/10.1109/LACLO56648.2022.10013478. [GS Search]

Ramos, J. L. C.; Silva, J. C. S.; Prado, L. C.; Gomes, A. S. & Rodrigues, R. L. (2018). Um estudo comparativo de classificadores na previsão da evasão de alunos em EAD. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1463-1472. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1463. [GS Search]

Ramos, D. B.; Ramos, I. M. M.; Gasparini, I. & Oliveira, E. H. T. (2020). Um framework conceitual para recomendação de estratégias de aprendizagem utilizando motivação e trilhas de aprendizagem. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 872-881. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.872. [GS Search]

Rodrigues, M.W.; Isotani, S. & Zárate, L. E. (2018). Educational Data Mining: A review of evaluation process in the e-learning. Telematics and Informatics, 35(6), 1701--1717. doi: https://doi.org/10.1016/j.tele.2018.04.015. [GS Search]

Rolim, V. B.; Mello, R. F. L. & Costa, E. B. (2017). Utilização de técnicas de aprendizado de máquina para acompanhamento de fóruns educacionais. Revista Brasileira de Informática na Educação, 25(3), 112-130. doi: https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.03.112. [GS Search]

Romero, C.; Ventura, S. & García, E. (2008). Data mining in course management systems: Moodle case study and tutorial. Computers & Education, 51(1), 368--384. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2007.05.016. [GS Search]

Santos, R. M. M.; Pitangui, C. G.; Andrade, A. V. & Assis, L. P. (2016). Uso de Séries Temporais e Seleção de Atributos em Mineração de Dados Educacionais para Previsão de Desempenho Acadêmico. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1146-1155. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.1146. [GS Search]

Shafiq, D. A.; Marjani, M.; Habbeb, R. A. A. & Asirvatham, D. (2022). A Conceptual Predictive Analytics Model for the Identification of at-risk students in VLE using Machine Learning Techniques. International Conference on Mathematics, Actuarial Science, Computer Science and Statistics (MACS), 1-8. IEEE. doi: https://doi.org/10.1109/MACS56771.2022.10023143. [GS Search]

Silva, F.; Silva, J.; Silva, R. & Fonseca, L. C. (2015). Um modelo preditivo para diagnóstico de evasão baseado nas interações de alunos em fóruns de discussão. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1187-1196. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1187. [GS Search]

Silva, J. T. & Silva, I. M. (2020). Uma revisão sistemática sobre a aprendizagem baseada em problemas no ensino de Ciências. Pesquisa e Ensino, 1, 1-29. doi: https://doi.org/10.37853/pqe.e202021. [GS Search]

Silva, V.; Ferreira, H.; Torres, A. & Rodrigues, F. (2021). Math Suggestion: uma ferramenta de recomendação de Objetos de Aprendizagem fundamentada nos princípios das avaliações de Autoeficácia e Análise de Desempenho. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 237-248. doi: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218677. [GS Search]

Silva, F. L.; Silva, K. K. A.; Slodkowski, B. K. & Cazella, S. C. (2022a). A aplicação de sistemas de recomendação no contexto educacional: uma revisão sistemática da literatura. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, 32, 9-17. doi: https://doi.org/10.24215/18509959.32.e1. [GS Search]

Silva, L. M. da; Dias, L. P. S.; Barbosa, J. L. V.; Rigo, S. J.; Anjos, J. C. S. dos; Geyer, C. F. R. & Leithardt, V. R. Q. (2022b). Learning analytics and collaborative groups of learners in distance education: a systematic mapping study. Informatics in Education, 21(1): 113-146. doi: https://doi.org/10.15388/infedu.2022.05. [GS Search]

Tamada, M.; Giusti, R. & Netto, J. (2022). Predicting Students at Risk of Dropout in Technical Course Using LMS Logs. Eletronics, 11(3), 468. doi: https://doi.org/10.3390/electronics11030468. [GS Search]

Tomasevic, N.; Gvozdenovic, N. & Vranes, S. (2020). An overview and comparison of supervised data mining techniques for student exam performance prediction. Computers & Education, 143, 1-18. Elsevier. doi: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2019.103676. [GS Search]

Tran, T. P.; Jan, T. & Kew, S. N. (2023). Learning Analytics for Improved Course Delivery: Applicationsand Techniques. International Conference on Digital Technology in Education (ICDTE), 100-106. doi: https://doi.org/10.1145/3568739.3568758. [GS Search]

Utari, M., Warsito, B. & Kusumaningrum, R. (2020). Implementation of Data Mining for Drop-Out Prediction using Random Forest Method. International Conference on Information and Communication Technology (ICoICT), 1-5. IEEE. doi: https://doi.org/10.1109/ICoICT49345.2020.9166276. [GS Search]

Waheed, H., Hassan, S., Aljohani, N. R., Hardman, J., Alelyani, S. & Nawaz, R. (2020). Predicting academic performance of students from VLE big data using deep learning models. Computers in Human Behavior, 104(1), 1-13. Elsevier. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2019.106189. [GS Search]

Waheed, H.; Hassan, S.; Nawaz, R.; Aljohani, N. R.; Chen, G. & Gasevic, D. (2023). Early prediction of learners at risk in self-paced education: A neural network approach. Expert Systems with Applications, 213(A), 118868. Elsevier. doi: https://doi.org/10.1016/j.eswa.2022.118868. [GS Search]

Widyahastuti, F. & Tjhin, U. (2018). Performance Prediction in Online Discussion Forum: state-of-the-art and comparative analysis. International Conference on Computer Science and Computational Intelligence, 302-314. Elsevier. doi: https://doi.org/10.1016/j.procs.2018.08.178. [GS Search]

Wiedmann, T.; Barbosa, J. L. V.; Rigo, S. J. & Barbosa, D. N. F. (2016). RecSim: A Model for Learning Objects Recommendation using Similarity of Sessions. Journal of Universal Computer Science, 22(8), 1175-1200. doi: https://doi.org/10.3217/jucs-022-08-1175. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2025-08-01

Como Citar

ANDRADE, T. L. de; ALMEIDA, C. M. M. de; BARBOSA, J. L. V.; RIGO, S. J. Mineração de Dados Educacionais e Metodologias Ativas integrados a um Sistema de Recomendação para prevenção da evasão na Educação a Distância. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 748–772, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.4641. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4641. Acesso em: 18 dez. 2025.

Issue

Section

Artigos Premiados :: CBIE