Dificuldades no aprendizado de programação: Um exame baseado em mapeamento sistemático da literatura e interpretação analítico-comportamental
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5272Keywords:
Educação em Computação, Dificuldades para Aprender a Programar, Análise do ComportamentoAbstract
Aprender a programar é uma demanda para muitos cidadãos do século XXI. Contudo, dificuldades nesse aprendizado persistem desafiando educadores. Para colaborar com a mitigação desse problema, definimos dois objetivos para este estudo: (1) Identificar dificuldades de alunos no aprendizado inicial de programação a partir de um mapeamento sistemático da literatura (MSL); e (2) Propor variáveis, baseadas na teoria psicológica analítico-comportamental e passíveis de investigação por pesquisas futuras, associadas a essas dificuldades. Para o MSL, definimos uma string de busca que foi aplicada em três bases de dados, Web of Science, ACM Digital Library e IEEE Xplore. Encontramos 503 estudos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 11. Apenas quatro pesquisadores apresentaram mais de uma publicação. Esses estudos se concentram na última década e são, tipicamente, publicados em periódicos, têm natureza empírica e identificam dificuldades em programação a partir da percepção de estudantes ou professores, com destaque para características da linguagem e conceitos de programação, bem como comportamentos como resolver problemas, ler e interpretar código e identificar fonte de erros. Para o segundo objetivo, consideramos que a teoria analítico-comportamental interpreta fenômenos psicológicos como comportamentos e os analisa como sistema de interações entre ambiente antecedente, ações da pessoa e ambiente consequente. Assim, a partir dos resultados do MSL e da experiência dos autores, propusemos 9 variáveis relativas ao ambiente antecedente que são difíceis de aprendermos a discriminar e, por isso, favorecem dificuldades em programação, bem como 9 relativas ao ambiente consequente, relacionados ao contexto de ensino, que podem tornar o processo de aprendizado menos efetivo. Destacamos, ainda, alguns repertórios comportamentais importantes de desenvolver para o sucesso em tarefas de programação. Esperamos com este trabalho fomentar estudos de base analítico-comportamental que busquem compreender e intervir sobre dificuldades no aprendizado de programação.
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