A Sala de Aula Invertida Ressignificada no Contexto do Ensino Remoto de Robótica para Formação de Professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.440

Keywords:

Formação de Professores, Robótica Educacional, Sala de Aula Invertida, Metodologias Ativas

Abstract

A Robótica Educacional é um campo relativamente novo que tem potencial de aproximar a realidade do aluno com os conteúdos educacionais, principalmente quando se utilizam metodologias de aprendizagem ativa e integram-se múltiplas áreas de conhecimentos. Nessa perspectiva, diante da carência de soluções de formação de professores em computação e automação, apresentamos neste trabalho uma Oficina Online de Introdução à Robótica Educacional para formação de professores. O objetivo dessa oficina foi promover uma reflexão e reorientação de estratégias de inovação para as práticas educativas preparando professores para a mediação de uma aprendizagem criativa a partir dos conceitos do Pensamento Computacional no desenvolvimento de pequenos projetos robóticos. Essa proposta foi pensada com a metodologia de Sala de Aula Invertida, mas devido à impossibilidade de realização de atividades presenciais por causa da pandemia de Covid-19, ressignificamos o uso dessa metodologia para um o contexto de ensino remoto de Robótica Educacional. Dessa forma, a formação de professores foi realizada totalmente online com atividades distribuídas em momentos síncronos e assíncronos com as práticas de robótica no simulador online Tinkercad. Os resultados obtidos apontam para pontos relevantes da prática de ensino remoto de robótica que poderão impactar positivamente no processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que as práticas em robótica levaram à compreensão e à reflexão dos passos na resolução de problemas a partir do Pensamento Computacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Alimisis, D. (2013). Educational robotics: Open questions and new challenges. Themes in Science and Technology Education. 6(1). 63-71. [GS Search]

Anderson, C. (2012). Makers: a nova revolução industrial. Tradução de: SERRA, ACC Rio de Janeiro: Elsevier.

Bacich, L., & Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora.

Bergmann, J., & Sams, A. (2018). Sala de aula invertida: Uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC.

Campos, F. R. (2019). A Robótica para Uso Educacional - São Paulo: Ed. Senac São Paulo.

Gomes, A. S. A., Da Silva, J. F., & Teixeira, L. R. D. L. (2020). Educational Robotics in Times of Pandemic: Challenges and Possibilities. In 2020 Latin American Robotics Symposium (LARS), 2020 Brazilian Symposium on Robotics (SBR) and 2020 Workshop on Robotics in Education (WRE) (pp. 1-5). IEEE. doi: 10.1109/LARS/SBR/WRE51543.2020.9307145 [GS Search]

Lima, W. F. (2016). Aprendizagem colaborativa para o ensino de química por meio da robótica educacional (UFG), Disponível em: [link] [GS Search]

Moran, J. M. (2017) Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v.2.

Papert, S. (1993). The Children’s Machine: Rethinking School in the Age of the Computer. New York: Basic Books.

Papert, S. (1994). Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas.

Papert, S. (1997). A família em rede: ultrapassando a barreira digital entre gerações. Título original: The Connected Family: bridging the digital generation gap. Lisboa: Relógio D’Água Editores.

Queiroz, R. L., & Sampaio, F. F. (2016). DuinoBlocks for Kids: Um ambiente de programação em blocos para o ensino de conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I por meio da Robótica Educacional. Anais do XXXVI CSBC. Porto Alegre: PUC-RS. p. 2086-2095. doi: 10.5753/wei.2016.9652 [GS Search]

Rehman, R., & Fatima, S. S. (2021). An innovation in Flipped Class Room: A teaching model to facilitate synchronous and asynchronous learning during a pandemic. Pakistan Journal of Medical Sciences, 37(1), 131. doi: 10.12669/pjms.37.1.3096 [GS Search]

Tselegkaridis, S., & Sapounidis, T. (2021). Simulators in Educational Robotics: A Review. Education Sciences, 11(1), 11. doi: 10.3390/educsci11010011 [GS Search]

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35. Disponível em: [link] doi: 10.1145/1118178.1118215 [GS Search]

Archivos adicionales

Published

2021-05-01

Cómo citar

PANCIERI, J. P.; PORTO, B.; OLIVEIRA, M. G. de; BATTESTIN, V. A Sala de Aula Invertida Ressignificada no Contexto do Ensino Remoto de Robótica para Formação de Professores . Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 29, p. 440–455, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.440. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2979. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artículos