A Sala de Aula Invertida Ressignificada no Contexto do Ensino Remoto de Robótica para Formação de Professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.440

Keywords:

Formação de Professores, Robótica Educacional, Sala de Aula Invertida, Metodologias Ativas

Abstract

A Robótica Educacional é um campo relativamente novo que tem potencial de aproximar a realidade do aluno com os conteúdos educacionais, principalmente quando se utilizam metodologias de aprendizagem ativa e integram-se múltiplas áreas de conhecimentos. Nessa perspectiva, diante da carência de soluções de formação de professores em computação e automação, apresentamos neste trabalho uma Oficina Online de Introdução à Robótica Educacional para formação de professores. O objetivo dessa oficina foi promover uma reflexão e reorientação de estratégias de inovação para as práticas educativas preparando professores para a mediação de uma aprendizagem criativa a partir dos conceitos do Pensamento Computacional no desenvolvimento de pequenos projetos robóticos. Essa proposta foi pensada com a metodologia de Sala de Aula Invertida, mas devido à impossibilidade de realização de atividades presenciais por causa da pandemia de Covid-19, ressignificamos o uso dessa metodologia para um o contexto de ensino remoto de Robótica Educacional. Dessa forma, a formação de professores foi realizada totalmente online com atividades distribuídas em momentos síncronos e assíncronos com as práticas de robótica no simulador online Tinkercad. Os resultados obtidos apontam para pontos relevantes da prática de ensino remoto de robótica que poderão impactar positivamente no processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que as práticas em robótica levaram à compreensão e à reflexão dos passos na resolução de problemas a partir do Pensamento Computacional.

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Arquivos adicionais

Published

2021-05-01

Como Citar

PANCIERI, J. P.; PORTO, B.; OLIVEIRA, M. G. de; BATTESTIN, V. A Sala de Aula Invertida Ressignificada no Contexto do Ensino Remoto de Robótica para Formação de Professores . Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 440–455, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.440. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2979. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

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Artigos