ProgramSE: Um Jogo para Aprendizagem de Conceitos de Lógica de Programação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.301

Keywords:

Educação em programação, Jogos digitais, Jogos educacionais

Abstract

O ensino de programação faz parte da formação acadêmica básica em Computação e áreas afins. Pesquisas anteriores reportam que estudantes têm muitas dificuldades relacionadas às disciplinas de programação, como a falta de compreensão do raciocínio lógico, que afeta o índice de reprovação e gera desistência de estudantes nos cursos de graduação da área. Com isso, técnicas e ferramentas são concebidas para apoiar o ensino-aprendizagem de disciplinas de programação, dentre elas, o uso de jogos digitais. Neste trabalho, o objetivo é apresentar um jogo digital educacional cuja utilização visa apoiar o processo de ensino-aprendizagem de programação para iniciantes no ensino superior. A proposta do ProgramSE é auxiliar o estudante para que possa conhecer novos conceitos de lógica de programação e fixar conhecimentos prévios, por meio de analogias a ações da rotina diária de um estudante em sua casa (e.g., ligar equipamentos, organizar objetos etc.). Partindo dos resultados de estudos prévios, o jogo foi construído e inspirado pela Teoria Pedagógica do Construtivismo e pela Taxonomia de Bloom. Adotou-se como base a programação em blocos para a construção de desafios a partir do Construct 3. A usabilidade e efetividade baseada na experiência do jogador foram avaliadas em duas turmas de iniciantes em programação de dois cursos de graduação por meio do modelo MEEGA+. A percepção dos alunos em relação à forma com que os conceitos de programação foram ensinados foi positiva. O jogo obteve notas medianas positivas para a maioria dos itens avaliados a partir do modelo MEEGA+. Além disso, na percepção dos estudantes, o jogo pode auxiliar no processo inicial de ensino-aprendizagem de programação. Os resultados indicaram a aceitação dos estudantes quanto aos jogos digitais voltados ao ensino, devendo-se considerar os aspectos de jogabilidade para o engajamento.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Pereira dos Santos, UNIRIO

Rodrigo Pereira dos Santos é Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atualmente é Coordenador do Curso de Mestrado. Lidera o Grupo de Pesquisa em Engenharia de Sistemas Complexos da UNIRIO (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/522818). Doutor e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, onde realizou também o seu Pós-doutorado (PDJ/CNPq, 2016), e Bacharel em Ciência da Computação pela UFLA. Atuou como pesquisador visitante na University College London (BEX/CAPES, 2014-2015). Atuou como consultor em projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia de sistemas na indústria nacional pela Fundação Coppetec (2008-2017). Já publicou mais de 100 artigos em periódicos e congressos, sendo alguns deles premiados. Atua como revisor de periódicos das áreas de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. É editor-chefe da iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação e organizou edições especiais em periódicos como iSys, JBCS e JISA, além de volume na série Springer CCIS. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 2006 e Coordenador do Comitê Gestor da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CE-SI) da SBC. É avaliador de cursos superiores em Computação e Informática e avaliador institucional (Perfil TI) pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2011. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Seus principais campos de atuação são Engenharia de Sistemas Complexos (especialmente ecossistemas de software e sistemas-de-sistemas) e Educação em Engenharia de Software. Foi coordenador científico de mais de 20 eventos (simpósios, trilhas e workshops) no Brasil e no exterior e proferiu comunicações (palestras, minicursos e tutoriais) em mais de 20 eventos nacionais.

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Archivos adicionales

Published

2021-04-02

Cómo citar

SILVA, R. R.; RIVERO, L.; SANTOS, R. P. dos. ProgramSE: Um Jogo para Aprendizagem de Conceitos de Lógica de Programação. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 29, p. 301–330, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.301. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2984. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artículos