Aplicação do Moodle em metodologias ativas para alavancar o desempenho em disciplinas de cálculo
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3873Keywords:
Metodologias Ativas, Ensino de Cálculo, MoodleAbstract
O ensino de disciplinas de cálculo nas universidades apresenta desafios significativos em nosso país. Altas taxas de reprovação são comuns e, com a pandemia de COVID-19 em 2020, surgiram novos obstáculos, como a transição do ensino tradicional para o ensino remoto emergencial. Essa mudança exigiu a utilização de tecnologias educacionais para a gestão do ensino a distância. Nesse contexto, este artigo propõe um estudo sobre a aplicação de metodologias ativas para a promoção de uma aprendizagem ativa durante a pandemia e no período pós-pandemia, com ênfase no uso do Moodle para gerenciar o ensino. O presente estudo analisou o desempenho dos alunos de um curso de engenharia de uma universidade brasileira em disciplinas de cálculo durante três diferentes transições de ensino: no modo presencial anterior à pandemia, durante a transição do ensino presencial para o remoto com o auxílio do Moodle no período da pandemia, e com o retorno ao modelo presencial, com o Moodle sendo utilizado para atividades online. Além disso, o estudo examinou a implementação de estratégias de aprendizagem ativa, como a aprendizagem por pares, o estímulo aos fóruns de discussão online, e a divisão do conteúdo online em vídeos curtos para reforçar a aprendizagem por pares, utilizando a plataforma Moodle. O objetivo principal deste estudo consiste em comparar o desempenho dos estudantes nos períodos em que a metodologia ativa foi aplicada com aqueles em que não foi utilizada. Os resultados desta pesquisa revelam que o uso do Moodle, em conjunto com a adoção de metodologias ativas, resultou em um aumento de aproximadamente 10% na taxa de aproveitamento dos alunos.
Downloads
Referências
Allela, M. (2021). Introduction to microlearning. Commonwealth of Learning (COL). [GS Search]
Alves, M., André, C. F., & Méndez, N. D. D. (2020). Microlearning na educação corporativa e em tempos de Geração C. REVISTA INTERSABERES, 15(34). [GS Search]
Anjos, F. E. V. d., Notarjacomo, M. H. B., Silva, D. O. d., & Dullius, R. (2023). Quantitative analysis of the factors that influence approval rates in subjects of undergraduate course at a public Education institution in southern Brazil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 31, e0233898. [GS Search]
Antunes, V. M., Alvarez, I. M. J., Wernz, M. C. G., & Mendes, E. G. M. (2023). #FICAADICA: AVA Moodle em perspectiva. ESUD| CIESUD, 10–10. [GS Search]
Arantes, L. H. R., & Quadros, S. C. de O. (2023). O Sistema de Avaliação Nacional Superior e a Avaliação Formativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. [GS Search]
Barros, A. M. R., Escobar, C. T., Ribeiro, H. M., Silva, M. V. M. d., & Narciso, R. (2023). Aprendizagem autogerida e os cursos online sem tutoria: uma reflexão sobre cursos oferecidos na plataforma moodle. Revista Amor Mundi, 167–173. [GS Search]
Bernardo, M. d. R. M. (2019). Uma experiência de ensino de macroeconomia em e-learning: como utilizar a ferramenta quiz da plataforma Moodle. I Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais (ER2PS). Desafios para a Geração Millennium. [GS Search]
Blass, L., & Irala, V. B. (2020). Uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia de ensino em aulas de Cálculo Numérico. Revista de educação matemática, 17, e020035–e020035. [GS Search]
Bonwell, C. C., & Eison, J. A. (1991). Active learning: Creating excitement in the classroom. 1991 ASHE-ERIC higher education reports. ERIC. [GS Search]
Borochovicius, E., & Tassoni, E. M. (2021). Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino fundamental. Educação em Revista, 37. [GS Search]
BRASIL. (1996). Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Link]
BRASIL. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. [Link] (Acesso em: 13 jun. 2024)
BRASIL. (2019). Parecer CNE/CES no 2, de 24 de Abril de 2019. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia. [Link]
Bueno, R. W. S., & Galle, L. A. V. (2022). Reflexões sobre os nativos digitais. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 13(1), 71. [GS Search]
Caetano, L. M. D., Nascimento, M. M. N., & Veiga, A. M. R. (2020). Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares. Informática na educação: teoria & prática. [GS Search]
Carreira, T. L., Falce, J. L. L., & Helal, D. H. (2023). Mídias sociais corporativas: um estudo a partir da perspectiva dos nativos digitais. Cadernos EBAPE.BR, 21. [GS Search]
Carvalho da Silva, C. C. S., & Teixeira, C. M. d. S. (2020). O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, 6(9), 70070–70079. [GS Search]
Cordeiro, K. M. d. A. (2020). O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. Faculdades IDAAM. [GS Search]
Corrêa, J. N. P., & Brandemberg, J. C. (2021). Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, 8(22), 34–54. [GS Search]
Deus, A. C. C. d., & Silva, A. C. da Silva. (2024). Além dos números: uma análise qualitativa da taxa de sucesso na graduação da UFMT e seu impacto para o desenvolvimento institucional. Revista FT. [URL]
Farias, F. L. d. O., & Nunes, I. (2019). Aprendizagem Ativa no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019), 377. Brasília: Brazilian Computer Society. [GS Search]
Fernandes, E. S., & Trindade, R. d. P. (2022). Análise da relação do professor e aluno na disciplina de Cálculo 1 nos cursos de engenharia da UEFS. Anais dos Seminários de Iniciação Científica. [GS Search]
Fiori, R., & Goi, M. E. J. (2021). Revisão de literatura em ambiente virtual de aprendizagem no Ensino Básico com uso de plataformas digitais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(3), 1–24. [GS Search]
Florêncio, P. C. d. S., Melo, A. L. C. D., & Mercado, L. P. L. (2022). Aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido: perspectivas para o ensino superior. Revista Docência e Cibercultura, 6(5), 267–287. [GS Search]
Freitas, E. J. R., & Fortes, L. S. (2020). Aprendizagem ativa aplicada à Engenharia: um estudo sobre a percepção do aprendizado. Revista de Ensino de Engenharia, 39(0). [GS Search]
Gamage, S. H. P. W., Ayres, J. R., Behrend, M. B., & Smith, E. J. (2019). Optimising Moodle quizzes for online assessments. International journal of STEM education, 6(1), 1–14. [GS Search]
Garcia, J., & Garcia, N. F. (2020). Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação. EccoS – Revista Científica, (55), e18870–e18870. [GS Search]
Godoi da Silva, K. A., Esteves, A. K., Dutra, C. M. V. O., Almeida, A. C., & Silva, F. S. (2020). Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no Ensino Fundamental: uma revisão sistemática de literatura. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 21(3), 244–249. [GS Search]
Gonçalves, S. F., Silva, E. L., & Naves, A. C. (2019). Uso da plataforma Moodle como recurso de mediação pedagógica nos cursos de graduação da Faculdade Sulfluminense. Revista Valore, 4, 213–230. [GS Search]
Goulart, R. S., & de Albuquerque, S. C. (2021). Projeto de estrutura de um servidor web implementando normas e protocolos de segurança segundo o projeto Open Standards Everywhere. Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, 110–123. [GS Search]
Graça, V., Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2020). Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada. Tecnologías emergentes y estilos de aprendizaje para la enseñanza, 223–232. [GS Search]
Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., & Bond, A. (2020). As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, 2. [GS Search]
Hoffmann, A. T., Jacques, J. J. d., Silva, T. L. K. d., & Silva, R. P. (2020). Revisão sistemática da literatura: metodologias ativas de ensino-aprendizagem e sua utilização nos cursos de design, engenharia e arquitetura. Open Access. [GS Search]
INEP. (2024). Divulgados os resultados do Pisa 2022. Recuperado em 20 de junho de 2024. [URL]
Lima, E. B. (2021). O Cálculo Diferencial e Integral e a matemática do curso secundário. Cad. CEDES, 41(115), Sep–Dec. [GS Search]
Macêdo, J. A., & Gregor, I. C. S. (2020). Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. Educação Matemática Debate, 4(10), 1–24. [GS Search]
Martins, A. S. R., Frare, A. B., Quintana, A. C., & Quintana, C. G. (2021). Facilitadores do uso do ambiente virtual de aprendizagem: percepções de discentes da área de negócios em tempos de pandemia. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 15(3), 131–144. Universidade Federal Fluminense. [GS Search]
Mateus-Nieves, E., & Moreno, E. (2021). Use of microlearning as a strategy to teach mathematics asynchronously. International Journal of Development Research, 11(03), 44984–44990. [GS Search]
Medeiros, R. d. O., Marin, M. J. S., Lazarini, C. A., Castro, R. M., & Higa, E. F. R. (2022). Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 26, e210577. [GS Search]
Meneses dos Santos, R. M. d., Assis, A. C. S., & Baluz, R. A. R. S. (2021). Abordagens para uso da gamificação como metodologia ativa em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior à distância. Research, Society and Development, 10(5). [GS Search]
Moraes, U. C., & Azevedo, V. L. A. (2024). Projeto pré-cálculo: reforço matemático para os cursos de engenharia em trilhas de aprendizagem do ensino híbrido. Brazilian Journal of Development. [GS Search]
Morais, I. B. d. A., Carvalho, G. C. G., & Vendramentto, O. V. (2020). As metodologias ativas e o desenvolvimento das competências do egresso do curso de engenharia civil: uma revisão sistemática. South American Development Society Journal, 6(18), 206. [GS Search]
Moran, J. (2021). Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. Arco 43.
Moreira, M. A. (2022). Aprendizagem ativa com significado. Revista Espaço Pedagógico, 29(2), 405–416. [GS Search]
Moreiras, S. T. F., Boucault, C. d. A., Hasse, F. K., Vanalli, L., Capelin, L. J., Freitas, J. H., Oliveira, T. T. A., & Romeira, G. F. (2021). Aprendizagem baseada em problemas: disciplina de estruturas de concreto armado do curso de engenharia civil / Problem-based learning: teaching of concrete structures for civil engineers. Brazilian Journal of Development, 7(4), 34401–34413. [GS Search]
Moura, R. S., Rosseto, L. P., Valentino, M. F. N., Brito, O. A. d. F. A., Castro, P. F. S., Sousa, R. L. P., Pereira, R. A., Carvalho Filho, R. O., Brito, W. A., et al. (2022). Vídeoaulas em formato de Microlearning: relato de experiência. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, 4(1), 79–82. [GS Search]
Mourato, F., & Piteira, M. (2019). Ferramentas de gamificação na plataforma Moodle. Revista Interacções, 52, 83–105. [GS Search]
Musiau, P. M., Alves, G. P. R., FerreiraVanuchi, V. C., Gabriel, F. A., & Silva, W. L. S. (2020). Ensino de Cálculo Diferencial e Integral no Contexto da COVID-19: Um Relato de Experiência no Ensino Superior. REVISTA SABERES DA UNIJIPA. [GS Search]
Nguyen, A. T. T., Space, F. M. I., Nguyen, H. B., Nguyen, T. K. N., & Van Pham, T. (2020). A study on CDIO-based STEAM program design and implementation. In: Proceedings of the Conference (Vol. 2, pp. 225). [GS Search]
Oliveira, J. P., & Oliveira, M. A. d. (2023). Aplicação do Sistema Docker a fim de Eliminar Desperdício no Setor de Desenvolvimento de Software. Semana Acadêmica: revista científica. [GS Search]
Padilha Júnior, A. A., & Neto, M. J. S. (2022). Aprendizagem de física no ensino médio por meio do Peer Instruction. Revista do Professor de Física, 6, 396–401. [GS Search]
Papert, S. A. (2020). Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas [OCLC: 1239803576]. Hachette UK. 2020.
Pinheiro & Boscarioli, C. (2023). Reflexões Sobre a Sala de Aula Invertida para o Ensino de Cálculo em Cursos de Engenharia. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 94–103. [GS Search]
Pires, P., Avelar, T. H., & Santos, T. N. (2022). Metodologia ativa: uso do Youtube para Ensino -Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. Conexão ComCiência, (1). [GS Search]
Potdar, A. M., Narayan, D., Kengond, S., & Mulla, M. M. (2020). Performance evaluation of docker container and virtual machine. Procedia Computer Science, 171, 1419–1428. Elsevier. [GS Search]
Prensky, M. R. (2010). Teaching digital natives: Partnering for real learning. Corwin press.
Rachelli, J., & Bisognin, V. (2020). Peer Instruction: uma experiência no ensino de cálculo com base em metodologias ativas de aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação Matemática,1–21. [GS Search]
Rincon-Flores, E. G., & Santos-Guevara, B. N. (2021). Gamification during Covid-19: Promoting active learning and motivation in higher education. Australasian Journal of Educational Technology, 37(5), 43–60. [GS Search]
Rodrigues, L. A., Neves, R. d. S. P., & Dörr, R. C. (2023). Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita. Revemop, 5, e202326. [GS Search]
Ruy, R., & Belda, F. R. (2021). Classroom versus Moodle: um relato descritivo-comparativo a partir da experiência da construção de um curso on-line. Ciências em Foco, e021002. [GS Search]
Santos, L. M. C., & Pinter, S. R. R. (2021). Aplicações do cálculo diferencial e integral na engenharia elétrica. Anais da Feira de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus São Francisco do Sul. [GS Search]
Schuartz, A. S., & Sarmento, H. B. de M. (2020). Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, 23, 429–438. [GS Search]
Silva, J. B. (2020). A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: uma análise das condições necessárias. Research, Society and Development, 9(4), e09932803. [GS Search]
Silveira, I. F. (2021). O papel da aprendizagem ativa no ensino híbrido em um mundo pós-pandemia: reflexões e perspectivas. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 2(Especial). [GS Search]
Sousa, S. d. M. R., da Costa, G. O. P., de Sousa, R. P., dos Santos, M. N., de Oliveira, N. G. S., Toussaint, L. S. M., Mariano, S. C. B., de Sena Rosal, V. M., Ferreira, R. d. S. A., Senna, L. V. S., et al. (2022). Estratégias tecnológicas utilizadas no ensino durante a pandemia. Research, Society and Development, 11, e20911124762–e20911124762. [GS Search]
Souza, Á. F. d., Moraes, C. G. d., Souza, M. C. d., Franco, M. L., Oliveira, L. S. C. d., Costa, A. S. V. d., Silva, M. M. d., & Pompermayer, R. d. S. (2021). Acesso às tecnologias educacionais em instituições públicas: os desafios de inovar em tempos de pandemia no Brasil. Research, Society and Development, (10). [GS Search].
Stoffel, F., Piemolini-Barreto, L. T., & Silva, P. J. (2020). Metodologias participativas e aprendizagem baseada em problemas no curso de engenharia de alimentos. Revista de Ensino de Engenharia, 39(0). [GS Search]
Torgerson, C. (2021). What is microlearning? Origin, definitions, and applications. In Microlearning in the digital age (pp. 14–31). Routledge. [GS Search]
Vasconcelos, C. R. D., Jesus, A. L. P. d., & Santos, C. d. M. (2020). Ambiente virtual de aprendizagem (Ava) na educação a distância (Ead): um estudo sobre o moodle / Virtual learning environment (Ava) in distance education (Ead): a study on moodle. Brazilian Journal of Development, 6, 15545–15557. [GS Search]
Verdan da Silva, M. N., & Tozatto, A. (2022). Um breve estudo sobre os impactos da pandemia na trajetória acadêmica dos alunos do ensino médio da rede pública. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 8(11), 1253–1263. [GS Search]
Williams, E. M. O., Denucci, M. A. M., Souza, C. H. M., & Mansur, A. F. U. (2022). Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como suporte no auxílio do desenvolvimento do processamento auditivo central e suas habilidades auditivas. InterSciencePlace, 17(5). [GS Search]
Xavier, T. B., Barbosa, G. M., Meira, C. L. S., Neto, N. C., & Pontes, H. A. R. (2020). Utilização de recursos web na educação em odontologia durante pandemia covid-19 / Use of dentistry education web resources during pandemic covid-19. Brazilian Journal of Health Review, 3, 4989–5000. [GS Search]
Yakimova, S., Chernova, O., Burovkina, L., Prishchepa, A., Ponomarenko, E., & Altunina, J. (2023). Métodos de avaliação de aprendizagem remota implementados durante a COVID-19: uma revisão abrangente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, e023059. [GS Search]
Zabala-Vargas, S. A., García-Mora, L., Arciniegas-Hernández, E., Reina-Medrano, J., Benito-Crosetti, B., & Darder-Mésquida, A. (2022). Didactic Strategy Mediated by Games in the Teaching of Mathematics in First-Year Engineering Students [ERIC Number: EJ1335678]. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 18(2). [GS Search]
Zampirolli, F. A., Batista, V. R., Pimentel, E., & Braga, J. (2021). Facilitating the Generation of Parametric Questions and their export to Moodle. 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 1–8. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2024 George Ribeiro Rodrigues Magalhães, Rhuan da Silva Nunes, Acácio Fonseca Salustiano, Kattiely Melo de Lima, José Cláudio do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.