Abordagem Participativa de Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais no Contexto Escolar

Authors

  • Dyego Carlos Sales Morais Universidade Federal de Pernambuco
  • Taciana Pontual Falcão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.01.132

Keywords:

Engajamento, Design Participativo, Sociointeracionismo, Jogos Digitais Educacionais

Abstract

Educandos que tiveram acesso desde a infância ou possuem facilidade de uso de tecnologias demandam abordagens educacionais inovadoras que atendam às suas características de aprendizagem. As iniciativas recentes vão além do uso de jogos e propõem que os educandos possam construí-los, desenvolver habilidades de design e programação e aprender conteúdos curriculares de maneiras mais atraentes. No entanto, integrar desenvolvimento de jogos digitais ao contexto educacional envolve vários aspectos relacionados ao engajamento estudantil na estrutura de arranjos escolares, incluindo questões gerenciais e pedagógicas de projetos que se inserem nesse meio. Esta pesquisa analisa dois processos escolares de desenvolvimento de jogos e identifica aspectos que promovem o engajamento dos educandos. Os resultados compõem um modelo de desenvolvimento de jogos no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Dyego Carlos Sales Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Informática - UFPE

Taciana Pontual Falcão, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Computação - UFRPE

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Published

2019-01-01

Como Citar

MORAIS, D. C. S.; PONTUAL FALCÃO, T. Abordagem Participativa de Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais no Contexto Escolar. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 132–153, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.01.132. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4759. Acesso em: 19 set. 2024.

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