Cibertriborgue: ciborgues coletivos apoiando práticas educacionais musicais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5996

Keywords:

Cibertriborgue, Ciborgues, Internet das Coisas, Computação Ubíqua, Objetos Inteligentes, Design Science Research, Pesquisa-Formação, Educação Musical, Cibercultura

Abstract

Nesta pesquisa, um artefato computacional baseado em Internet das Coisas foi projetado e construído para apoiar a educação musical, o CiberTRIBOrgue. A abordagem epistêmico-metodológica desta pesquisa é a Design Science Research bricolada com a Pesquisa Formação. Foi investigado empiricamente o uso do artefato por 22 estudantes do 6º ano em uma escola particular do Rio de Janeiro. A partir da interpretação dos dados produzidos, foram obtidas três noções subsunçoras, que são teorizações sobre os achados: experiências ciborgues transientes individuais e coletivas; reconfiguração das relações corporais dos sujeitos aprendentes com os instrumentos sonoros digitais da cibercultura; e o conceito de Professor-Pesquisador-Designer-Maker.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, N. (2001). Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. Disponível em: [link] [GS Search]

Ashton, K. (2009). That ‘internet of things’ thing. RFID journal, 22(7), 97-114. Disponível em: [link] [GS Search]

BRASIL (2018) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: [link]

Clynes, M. E. (1960). Cyborgs and space, astronautics. The Cyborg Handbook. Disponível em: [link] [GS Search]

DALCROZE, E.J. (1921) Rhythm music and Education. G.P.Putnam’s Sons New York. Disponível em: [link] [GS Search]

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia. Disponível em: [link]

Garcia, M. da R., Beltrame, J. A., Araújo, J. M. de M., & Marques, G. de L. (2020). A temática das tecnologias e a educação musical: uma revisão integrativa das publicações de eventos internacionais da ISME entre 2010 e 2018. Revista da ABEM, 28, 28–45. https://doi.org/10.33054/ABEM20202802 [GS Search]

Hasan, F. (2023). Pervasive computing in music education: Creating an IoT-connected interactive music learning and practice platform. Disponível em: [link] [GS Search]

Hevner, A., & Chatterjee, S. (2010). Design research in information systems: theory and practice (Vol. 22). Springer. Disponível em: [link] [GS Search]

ITU (2012) – Overview of the Internet of things. ITU-T Y.4000/Y.2060 (06/2012), International Telecommunication Union. Disponível em: [link]

Lemos, A. (1999). Bodynet e netcyborgs. Novas tecnologias e sociabilidade na cultura contemporânea. Disponível em: [link] [GS Search]

Li, Q., Liu, H., & Zhao, X. (2023). IoT Networks‐Aided Perception Vocal Music Singing Learning System and Piano Teaching with Edge Computing. Mobile Information Systems, 2023, 2074890. https://doi.org/10.1155/2023/2074890 [GS Search]

MAKEY MAKEY (2023). Disponível em: [link]

Marques, G. de L. (2018). Mídias sociais audiovisuais: uma possibilidade de ensino aprendizagem online na educação musical? In: XVIII Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical, 18., 2018, Santa Maria/RS. Anais eletrônicos. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: [link] [GS Search]

Martins, B. M. R. (2016). O professor-designer de experiências de aprendizagem: tecendo uma epistemologia para a inserção do design na escola [The teacher-designer of learning experiences: weaving an epistemology for the insertion of design in schools]. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: [link] [GS Search]

Paynter, J., & Aston, P. (1970). Sound and silence: Classroom projects in creative music. Disponível em: [link] [GS Search]

Pimentel, M., Filippo, D., Santos, T. M. (2020). Design Science Research: pesquisa científica atrelada ao design de artefatos. RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning, 3(1), 37–61. https://doi.org/10.34627/vol3iss1pp37-61 [GS Search]

Santaella, L. (2007). Pós-humano: por quê?. Revista Usp, (74), 126-137. Disponível em: [link] [GS Search]

Santos, E. (2019). Pesquisa-formação na cibercultura [Formation-research in cyberculture]. Teresina, Brasil: EDUFPI. Disponível em: [link] [GS Search]

Santos, E. (2009). Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In Actas do X congresso internacional galego-português de psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho (pp. 5658-5671). Disponível em: [link] [GS Search]

Santos, T. M. (2023). Cibertriborgue: Experiências ciborgues apoiando a educação musical [Tese de doutorado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro]. PPGI-UNIRIO. Disponível em: [link]

Schafer, R. M. (1992). O Ouvido Pensante. 1ª Edição. São Paulo. Editora da Unesp. Disponível em: [link] [GS Search]

Shamrock, M. (1997). Orff-Schulwerk: An Integrated Foundation: This article on the methodologies and practices of Orff-Schulwerk was first published in the Music Educators Journal in February 1986. Music Educators Journal, 83(6), 41-44. https://doi.org/10.2307/3399024 [GS Search]

Silva, G. A. M., & Ribeiro, G. M. (2017). Tecnologia e educação musical: um estado do conhecimento dos periódicos no período de 2007 a 2017. Anais do 1º Congresso Internacional de Educação Musical da ISME – Brasil, 1, 1–13. Disponível em: [link] [GS Search]

Simon, H. (1981). As ciências do artificial, 2ª edição. Arménio Amado, 26. Disponível em: [link] [GS Search]

Swanwick, K., & Tillman, J. (1986). The sequence of musical development: a study of children's composition. British journal of music education, 3(3), 305-339. Disponível em: [link] [GS Search]

Weiser, M. (1991). The Computer for the 21st Century. Scientific American, 265(3), 94–105. Disponível em: [link] [GS Search]

Vaishnavi, V., Kuechler, W., and Petter, S. (Eds.) (2004/19). “Design Science Research in Information Systems” January 20, 2004 (created in 2004 and updated until 2015 by Vaishnavi, V. and Kuechler, W.); last updated (by Vaishnavi, V. and Petter, S.), June 30, 2019. Disponível em: [link]

Vaishnavi, V. K., & Kuechler, W. (2015). Design Science Research Methods and Patterns: Innovating Information and Communication Technology. Disponível em: [link] [GS Search]

Venkatesh, V., Thong, J. Y. L., & Xu, X. (2012). Consumer acceptance and use of information technology: Extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS Quarterly, 36(1), 157–178. https://doi.org/10.2307/41410412 [GS Search]

Vygotsky, L. (1989) Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes. Disponível em: [link]

Yang, Z. (2022). Data analysis and personalized recommendation of western music history information using deep learning under Internet of Things. PLOS ONE, 17(1), e0262697. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0262697 [GS Search]

Yu, J. (2021). Automatic evaluation system for piano performance based on the Internet of Things technology under the background of artificial intelligence. Mathematical Problems in Engineering, 2021, 8501960. https://doi.org/10.1155/2021/8501960 [GS Search]

Zhang, Y., & Jan, N. (2022). Violin teaching improvement strategy in the context of intelligent Internet of Things. Mathematical Problems in Engineering, 2022, 3627113. https://doi.org/10.1155/2022/3627113 [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2025-09-29

Como Citar

SANTOS, T. M.; PIMENTEL, M.; SANTOS, E. O. dos; FILIPPO, D. Cibertriborgue: ciborgues coletivos apoiando práticas educacionais musicais. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 1279–1304, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.5996. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/5996. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Artigos Premiados :: CBIE