Apoiando a Comunicação Suplementar e Alternativa com Tecnologia Computacional Tangível em Storyboard

Authors

  • Eliana Alves Moreira Instituto Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-0042-639X
  • Eliane de S. Ramos Secretaria de Educação do Município de Amparo
  • Maria Luisa P. Benedetti Secretaria de Educação do Município de Amparo
  • Maria do Carmo B. Bruschini Secretaria de Educação do Município de Amparo
  • Luciana Wolff Secretaria de Educação do Município de Amparo
  • Marisol R. P. de Oliveira Secretaria de Educação do Município de Amparo
  • E. Paula Cavalcanti Secretaria de Educação do Município de Amparo
  • Catia de T. Bortolini Secretaria de Educação do Município de Amparo
  • Leila A. D. Pinto Secretaria de Educação do Município de Amparo
  • M. Cecília C. Baranauskas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.414

Abstract

A literatura acadêmica tem mostrado a importância do uso de tecnologias contemporâneas como auxílio em comunicação. Este trabalho propõe um sistema computacional para apoio à Comunicação Suplementar e Alternativa, usando interação tangível, na perspectiva do Design Universal. O desenvolvimento do sistema, alimentado por práticas participativas com profissionais de educação especial, tem permitido adequá-lo às necessidades dos estudantes que utilizam de tecnologia assistiva para se fazer comunicar nas salas de aulas inclusivas. A nova versão do sistema foi experimentada em estudo de caso com uma criança com necessidades complexas de comunicação. Resultados sugerem que o aluno demonstrou uma grande satisfação e motivação ao utilizar a nova versão do sistema. Desta forma, verifica-se que quando uma barreira é eliminada por meio de um sistema acessível o resultado é visível, confirmando que a barreira/deficiência está no ambiente e não na pessoa. Ambientes acessíveis possibilitam que as pessoas usufruam do mesmo direito à comunicação. Vale ressaltar que o acesso à comunicação favorece o desenvolvimento cognitivo e a inserção social de todos. Resultados do estudo de caso também mostraram a importância de práticas participativas para a construção de novas tecnologias.

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Arquivos adicionais

Published

2021-05-01

Como Citar

MOREIRA, E. A.; RAMOS, E. de S.; BENEDETTI, M. L. P.; BRUSCHINI, M. do C. B.; WOLFF, L.; OLIVEIRA, M. R. P. de; CAVALCANTI, E. P.; BORTOLINI, C. de T.; PINTO, L. A. D.; BARANAUSKAS, M. C. C. Apoiando a Comunicação Suplementar e Alternativa com Tecnologia Computacional Tangível em Storyboard . Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 414–439, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.414. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2980. Acesso em: 7 set. 2024.

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Artigos