De Consumidores a Coautores: Explorando o Design Participativo de Tecnologia Tangível em Contexto Educacional

Authors

  • Bruna Zanetti Panaggio Universidade Estadual de Campinas
  • M. Cecília C. Baranauskas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.91

Keywords:

Design Participativo, Interfaces Tangíveis, Sphero, Educação

Abstract

A tangibilidade dos sistemas computacionais está cada vez mais presente na vida cotidiana das pessoas, de forma que as crianças estão naturalmente imersas nesse mundo. Ao mesmo tempo em que a literatura acadêmica tem mostrado os benefícios das interfaces tangíveis em ambientes de aprendizado, ainda são raras as iniciativas que possibilitem aos educadores uma mudança de postura de consumidores a agentes ativos no design dessa tecnologia. Nesse contexto, este trabalho busca contribuir com o envolvimento de profissionais da Educação no design de sistemas móveis para o contexto educativo. O artigo explora técnicas do Design Participativo no design e desenvolvimento do Gira Letra, um aplicativo educacional voltado para o público infantil, que utiliza a bola robótica Sphero como uma interface tangível. O processo utilizado e resultados de três oficinas participativas que enfocaram a ideação e design do produto, bem como a avaliação de um protótipo criado para a plataforma Android são apresentados e discutidos. As oficinas foram realizadas em contexto escolar, em uma instituição que oferece educação suplementar, e contaram com a participação de crianças e professores. Os resultados sugerem a viabilidade do processo conduzido e apontam novos caminhos de investigação.

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Biografia do Autor

Bruna Zanetti Panaggio, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Computação

M. Cecília C. Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Computação

Referências

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Arquivos adicionais

Published

2019-08-01

Como Citar

PANAGGIO, B. Z.; BARANAUSKAS, M. C. C. De Consumidores a Coautores: Explorando o Design Participativo de Tecnologia Tangível em Contexto Educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 91–111, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.02.91. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4744. Acesso em: 21 dez. 2024.

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