De Consumidores a Coautores: Explorando o Design Participativo de Tecnologia Tangível em Contexto Educacional

Authors

  • Bruna Zanetti Panaggio Universidade Estadual de Campinas
  • M. Cecília C. Baranauskas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.91

Keywords:

Design Participativo, Interfaces Tangíveis, Sphero, Educação

Abstract

A tangibilidade dos sistemas computacionais está cada vez mais presente na vida cotidiana das pessoas, de forma que as crianças estão naturalmente imersas nesse mundo. Ao mesmo tempo em que a literatura acadêmica tem mostrado os benefícios das interfaces tangíveis em ambientes de aprendizado, ainda são raras as iniciativas que possibilitem aos educadores uma mudança de postura de consumidores a agentes ativos no design dessa tecnologia. Nesse contexto, este trabalho busca contribuir com o envolvimento de profissionais da Educação no design de sistemas móveis para o contexto educativo. O artigo explora técnicas do Design Participativo no design e desenvolvimento do Gira Letra, um aplicativo educacional voltado para o público infantil, que utiliza a bola robótica Sphero como uma interface tangível. O processo utilizado e resultados de três oficinas participativas que enfocaram a ideação e design do produto, bem como a avaliação de um protótipo criado para a plataforma Android são apresentados e discutidos. As oficinas foram realizadas em contexto escolar, em uma instituição que oferece educação suplementar, e contaram com a participação de crianças e professores. Os resultados sugerem a viabilidade do processo conduzido e apontam novos caminhos de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Zanetti Panaggio, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Computação

M. Cecília C. Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Computação

Referências

Arantes, F. L., Amiel, T., Miranda, L. C., Martins, M. C. e Baranauskas, M. C. C. (2012). Laptops Educacionais em Escolas Públicas: Primeiros Resultados de uma Abordagem Socio-Técnica. In Revista Brasileira de Informática na Educação, Vol 20, N 2, 31-43. [GS Search]

Baranauskas, M. C. C. e Carbajal, M. L. (2017). The Social Nature of Programming: Children and Fluency. In: Kurosu M. (eds) Human-Computer Interaction. Interaction Contexts. HCI 2017. Lecture Notes in Computer Science, vol 10272. Springer, Cham. doi: 10.1007/978-3-319-58077-7_23. [GS Search]

Baranauskas, M. C. C. e Posada, J. E. G. (2017). Tangible and Shared Storytelling: Searching for the Social Dimension of Constructionism. In Proceedings of the 2017 Conference on Interaction Design and Children (IDC '17). ACM, New York, NY, USA, 193-203. doi: 10.1145/3078072.3079743. [GS Search]

Bradley, M. M. e Lang, P. J. (1994). Measuring emotion: the self-assessment manikin and the semantic differential. In Journal of behavior therapy and experimental psychiatry, 25 (1), 49-59. doi: 10.1016/0005-7916(94)90063-9. [GS Search]

Braz, L. M., Ramos, E. S., Bonedetti, M. L. P. e Hornung, H. H. (2016). Design de tecnologia e educação inclusiva: explorando o espaço do problema. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, volume 27, page 757-766. doi: 10.5753/cbie.sbie.2016.757. [GS Search]

Druin, A. (1999). Cooperative inquiry: developing new technologies for children with children. In Proceedings of the SIGCHI conference on Human Factors in Computing Systems (CHI '99). ACM, New York, NY, USA, 592-599. doi: 10.1145/302979.303166. [GS Search]

Druin, A. (2002). The role of children in the design of new technology. In Behaviour and Information Technology, 21 (1), 1-25. doi: 10.1080/01449290110108659. [GS Search]

Hourcade, J. P. (2015). Child-Computer Interaction. CreateSpace Independent Publishing Platform, San Bernardino, CA. [GS Search]

Ishii, H. e Ullmer, B. (1997). Tangible bits: towards seamless interfaces between people, bits and atoms. In Proceedings of the ACM SIGCHI Conference on Human factors in computing systems (CHI '97). ACM, New York, NY, USA, 234-241. doi: 10.1145/258549.258715. [GS Search]

Ishii, H. (2008). Tangible bits: beyond pixels. In Proceedings of the 2nd international conference on Tangible and Embedded Interaction (TEI ’08). ACM, New York, NY, USA, xv-xxv. doi: 10.1145/1347390.1347392. [GS Search]

Matsunaga, R. M., Borges, M. A. F. e Moraes, R. L. O. (2015). Desenvolvimento de um jogo educativo para crianças com hemofilia. In Revista Brasileira de Informática na Educação, Vol 23, N 2, 59-69. doi: 10.5753/RBIE.2015.23.02.60. [GS Search]

Muller, M. J., Haslwanter, J. H. e Dayton, T. (1997). Participatory Practices in the Software Lifecycle. In Handbook of Human-Computer Interaction, M.G.Helander, T.K.Landauer, P.V.Prabhu (eds.). Elsevier Science, pp. 255-297. doi: 10.1016/B978-044481862-1.50077-7. [GS Search]

Pantoja, L. S., Hourcade, J. P., Diederich, K., Crawford, L. e Utter, V. (2017). Developing StoryCarnival: exploring computer-mediated activities for 3 to 4 year-old children. In Proceedings of the 16th Brazilian symposium on human factors in computing systems (IHC'17). doi: 10.1145/3160504.3160570. [GS Search]

Posada, J. E. G., Hayashi, E. e Baranauskas, M. C. C. (2014). On Feelings of Comfort, Motivation and Joy that GUI and TUI Evoke. In Design, User Experience, and Usability. User Experience Design Practice: 273-284. Springer International Publishing. doi: 10.1007/978-3-319-07638-6_27. [GS Search]

Read, J. C. e Bekker, M. M. (2011). The nature of child computer interaction. In Proceedings of the 25th BCS Conference on Human-Computer Interaction (BCS-HCI '11). British Computer Society, Swinton, UK, UK, 163-170. [GS Search]

Russell, J. A. e Mehrabian, A. (1977). Evidence for a three-factor theory of emotions. In Journal of research in Personality, 11(3), 273-294. doi: 10.1016/0092-6566(77)90037-X. [GS Search]

Sánchez, I., Cortés, M., Riekki, J. e Oja. M. (2011). NFC-based interactive learning environments for children. In Proceedings of the 10th International Conference on Interaction Design and Children (IDC '11). ACM, New York, NY, USA, 205-208. doi: 10.1145/1999030.1999062. [GS Search]

Shaer, O. e Hornecker, E. (2010). Tangible User Interfaces: past, present, and future directions. Foundations and Trends in Human-Computer Interaction, vol. 3, no. 12, 1-137. doi: 10.1561/1100000026. [GS Search]

Soleimani, A., Green, K. E., Herro, D. e Walker, I. D. (2016). A Tangible, Story-Construction Process Employing Spatial, Computational-Thinking. In Proceedings of the The 15th International Conference on Interaction Design and Children (IDC '16). ACM, New York, NY, USA, 157-166. doi: 10.1145/2930674.2930703. [GS Search]

Sylla, C., Branco, P., Coutinho, C. e Coquet, E. (2012). TUIs vs. GUIs: comparing the learning potential with preschoolers. Personal and Ubiquitous Computing, Springer, Vol 16, No. 4, 421-432. doi: 10.1007/s00779-011-0407-z. [GS Search]

Zuckerman, O., Arida, S. e Resnick, M. (2005). Extending tangible interfaces for education: digital montessori-inspired manipulatives. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI '05). ACM, New York, NY, USA, 859-868. doi: 10.1145/1054972.1055093. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2019-08-01

Como Citar

PANAGGIO, B. Z.; BARANAUSKAS, M. C. C. De Consumidores a Coautores: Explorando o Design Participativo de Tecnologia Tangível em Contexto Educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 91–111, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.02.91. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4744. Acesso em: 16 set. 2024.

Issue

Section

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)