Práticas Educacionais Abertas Mediadas por Tecnologia na Formação Inicial Docente: em Direção à Disseminação e Efetivação da Cultura Aberta na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5264Keywords:
Recursos Educacionais Abertos, REA, Práticas Educacionais Abertas, PEA, Repositórios Dinâmicos de REA, Políticas Públicas Educacionais, Educação Aberta, Educação BásicaAbstract
Desde a promulgação, em 2011, da primeira legislação específica sobre recursos educacionais abertos (REA) no país, as políticas públicas nessa área têm avançado no cenário brasileiro. Contudo, o desconhecimento ou a baixa adesão ao uso de REA ainda limitam a efetiva implementação da cultura aberta nos diferentes níveis de ensino. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os resultados da aplicação de práticas educacionais abertas (PEA) em um curso superior de licenciatura, apoiadas por um repositório dinâmico de REA que integra, em um único software, as ações para reter, reusar, adaptar, remixar, redistribuir e avaliar os recursos compartilhados. Dessa forma, uma das contribuições do trabalho consiste na disponibilização de uma ferramenta de software que habilita e facilita as PEA, mitigando-se sobrecargas cognitivas para educadores e aprendizes com diferentes níveis de fluência computacional. Os resultados dos estudos de caso, realizados em três anos consecutivos, indicam que a inclusão de PEA em cursos de licenciatura promove a divulgação da cultura aberta, estimula o engajamento discente, mobiliza habilidades interdisciplinares, fomenta o protagonismo discente na produção de conhecimento e provê a curricularização da extensão. Consequentemente, enfatiza-se a relevância de adoção de PEA desde a formação inicial docente, de modo que os egressos sejam potenciais multiplicadores da cultura aberta nas escolas, com vistas à efetiva implementação e consolidação das políticas públicas atinentes.
Downloads
Referências
Amiel, T. (2012). Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. Em B. Santana, C. Rossini & N. D. L. Pretto (Ed.), Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas (pp. 71–90). Edufba. [Link]. [GS Search]
Amiel, T., Gonsales, P., & Sebriam, D. (2018). Recursos Educacionais Abertos no Brasil: 10 anos de ativismo. EmRede - Revista de Educação a Distância, 5(2), 246–258. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i2.346. [GS Search]
Anderson, T. (2013). Open Access Scholarly Publications as OER. International Review of Research in Open and Distributed Learning, 14(2), 81–95. https://doi.org/10.19173/irrodl.v14i2.1531. [GS Search]
Atenas, J., & Havemann, L. (2013). Quality assurance in the open: an evaluation of OER repositories. The International Journal for Innovation and Quality in Learning (INNOQUAL), 1. [Link]. [GS Search]
Atkins, D. E., Brown, J. S., & Hammond, A. L. (2007, fevereiro). A review of the Open Educational Resources (OER) movement: achievements, challenges, and new opportunities (rel. técn.). The William e Flora Hewlett Foundation. [Link]. [GS Search]
Balbino, F. C., & Barbosa, E. (2024). Abre-te, sésamo! Avaliação renovável na formação inicial docente mediada por um repositório dinâmico de REA. Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 356–369. https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242526. [GS Search]
Balbino, F. C., de Deus, W. S., & Barbosa, E. F. (2023). A Dynamic Open Educational Resources Repository to Enhance Primary and Secondary Education. 2023 IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 4–8. https://doi.org/10.1109/ICALT58122.2023.00008. [GS Search]
Barbalho, G. S. (2005). Domínio público e direitos de propriedade intelectual. Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados. [Link]. [GS Search]
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.
Barker, P., & Campbell, L. M. (2016). Metadata for learning resources: standards and guidelines. In S. J. Bennet & J. A. L. Cook (Eds.), Handbook of Research on Digital Content, Mobile Learning, and Technology Integration Models in Teacher Education (pp. 87–109). IGI Global. https://doi.org/10.4018/979-8-3693-1066-3.ch003
Bosch, C. (2024). Creating Open Educational Resources as Renewable Assessment Activities for Computer Science Education: Enhancing Intrinsic Motivation Through Co-Creation. Em C. Bosch, L. Goosen & J. Chetty (Ed.), Navigating Computer Science Education in the 21st Century (pp. 41-65). IGI Global. https://doi.org/10.4018/979-8-3693-1066-3.ch003. [GS Search]
Brasil. (2006). Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. [Link]
Brasil. (2008). Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. [Link]
Brasil. (2014). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. [Link]
Brasil. (2016a). Portaria nº 183, de 21 de outubro de 2016. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). [Link]
Brasil. (2016b). Resolução nº 1, de 11 de março de 2016. Ministério da Educação (MEC). [Link]
Brasil. (2017a). Edital de Convocação 01/2017 – CGPLI. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). [Link]
Brasil. (2017b). Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância | Autorização. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). [Link]
Brasil. (2017c). Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância | Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). [Link]
Brasil. (2018a). Estratégia Brasileira para a Transformação Digital: E-Digital. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). [Link]
Brasil. (2018b). Portaria nº 451, de 16 de maio de 2018. Ministério da Educação (MEC). [Link]
Brasil. (2018c). Pregão Eletrônico para Registro de Preços Nº 4/2018. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). [Link]
Brasil. (2018d). Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Ministério da Educação (MEC). [Link].
Brasil. (2021). Lei nº 14.180, de 1º de julho de 2021. [Link]
Brasil. (2024). Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. Ministério da Educação (MEC). [Link]
Caeiro-Rodríguez, M., Llamas-Nistal, M., Fernández-Iglesias, M., Mikic-Fonte, F., & Lama-Penín, M. (2015). Supporting real open educational resources in Edu-AREA: Different views about open educational resources. 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 8. https://doi.org/10.1109/FIE.2015.7344338. [GS Search]
Cape Town. (2007). Cape Town Open Education Declaration. [Link]
CC Wiki. (2016, janeiro). License Versions. [Link]
Clements, K., Pawlowski, J., & Manouselis, N. (2015). Open educational resources repositories literature review – Towards a comprehensive quality approaches framework [Computing for Human Learning, Behaviour and Collaboration in the Social and Mobile Networks Era]. Computers in Human Behavior, 51, 1098–1106. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.03.026. [GS Search]
Coulouris, G., Dollimore, J., Kindberg, T., & Blair, G. (2013). Sistemas distribuídos: conceitos e projeto (5 ed.). Bookman. [GS Search]
Cox, G., & Trotter, H. (2017). Factors shaping lecturers' adoption of OER at three South African universities. Em C. Hodgkinson-Williams & P. B. Arinto (Ed.), Adoption and impact of OER in the Global South (pp. 287-347). African Minds, International Development Research Centre. https://doi.org/10.5281/zenodo.601935. [GS Search]
Cronin, C. (2017). Openness and praxis: Exploring the use of open educational practices in higher education. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 18(5). https://doi.org/10.19173/irrodl.v18i5.3096. [GS Search]
Elkhoury, E. (2023). Ten principles of alternative assessment. Em T. Jaffer, S. Govender & L. Czerniewicz (Ed.), Learning Design Voices. EdTech Books. https://doi.org/10.59668/279.12260. [GS Search]
Fink, A. (1995). The Survey Handbook. Sage Publications. [GS Search]
Francisco, D. J., Azevedo, E. M. S., Ferreira, A. R., & Caitano, A. R. (2021). Análise de Conteúdo: como podemos analisar dados no campo da educação e tecnologias. Em M. Pimentel & E. O. Santos (Ed.), Metodologia de Pesquisa Cientifica em Informática na Educação: Abordagem Qualitativa (Volume 3). SBC. [Link]. [GS Search]
Garcia, J. L., & Nobre, A. M. J. F. (2024). Recursos Educacionais Abertos e o Desafio do (Des)Conhecimento: um Cenário ainda Recorrente. Revista e-Curriculum, 22. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55652. [GS Search]
Garcia-Solano, R., Calleros, J. M. G., & Olmos-Pineda, I. (2021). Open Educational Resources Repositories OERR: a Literature Review. XI International Conference on Virtual Campus (JICV), 4. https://doi.org/10.1109/JICV53222.2021.9600398. [GS Search]
Green, C. (2017). Open Licensing and Open Education Licensing Policy. Em R. S. Jhangiani & R. Biswas-Diener (Ed.), Open: the Philosophy and Practices that are Revolutionizing Education and Science (pp. 29-41). Ubiquity Press. [Link]. [GS Search]
Hodgkinson-Williams, C. A., & Trotter, H. (2018). A Social Justice Framework for Understanding Open Educational Resources and Practices in the Global South. Journal of Learning for Development, 5(3). https://doi.org/10.56059/jl4d.v5i3.312. [GS Search]
Huang, R., Tilii, A., Chang, T.-W., Zhang, X., Nascimbeni, F., & Burgos, D. (2020). Disrupted classes, undisrupted learning during COVID-19 outbreak in China: application of open educational practices and resources. Smart Learning Environments, 7, 15. https://doi.org/10.1186/s40561-020-00125-8. [GS Search]
Hutner, M. L., & Darcie, P. (2012). Projeto Folhas e Livro Didático Público. Em B. Santana, C. Rossini & N. D. L. Pretto (Ed.), Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas (pp. 235-238). Edufba. [Link]. [GS Search]
IEA. (2017). REA avança em ações no MEC. Iniciativa Educação Aberta. [Link].
IEA. (2023, setembro). Iniciativa Educação Aberta se transforma em grupo de pesquisa. Iniciativa Educação Aberta. [Link].
IEA. (2024). Projeto Rea.br. Iniciativa Educação Aberta. [Link].
Jacques, J. S., Mallmann, E. M., & Mazzardo, M. D. (2021). (Co)autoria de Recursos Educacionais Abertos e inovação educacional: caminhos ético-estéticos. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, 30(64), 181–197. https://doi.org/10.21879/faceba2358-0194.2021.v30.n64.p181-197. [GS Search]
Kitchenham, B. A., & Pfleeger, S. L. (2008). Personal Opinion Surveys. Em F. Shull, J. Singer & D. I. K. Sjsberg (Ed.), Guide to Advanced Empirical Software Engineering (pp. 63–92). Springer London. https://doi.org/10.1007/978-1-84800-044-5_3. [GS Search]
Kreutzer, T. (2014). Open Content – a Practical Guide to Using Creative Commons Licences (rel. técn.). Publications Office of the European Union. Germany. [Link]. [GS Search]
Mallmann, E. M., Jacques, J. S., da Rocha Schneider, D., Mazzardo, M. D., Morisso, M. M., Alberti, T. F., Lauermann, R. A. C., Quintana, N., de Omelas, G., Wagner, B. R., Mazzardo, M. D., Morisso, M. M., Alberti, T. F., Lauermann, R. A. C., de Omelas, N. Q. G., Wagner, B. R., & Lam, P. K. D. (2022). Formação de professores e recursos educacionais abertos (REA). Pimenta Cultural. https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.71451. [GS Search]
Mallmann, E. M., & Schneider, D. d. R. (2021). Políticas públicas, tecnologias educacionais e Recursos Educacionais Abertos (REA). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 16(esp2), 1113–1130. https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15118. [GS Search]
Marín, V., & Villar-Onrubia, D. (2022, abril). Online Infrastructures for Open Educational Resources. Em O. Zawacki-Richter & I. Jung (Ed.), Handbook of Open, Distance and Digital Education (pp. 1–20). Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-19-0351-9_18-1. [GS Search]
Mazzardo, M. D. (2021, setembro). Políticas Públicas Brasileiras sobre REA. [Link].
Mazzardo, M. D., Mallmann, E. M., Jacques, J. S., da Rocha Schneider, D., Schraiber, R. T., Lauermann, R. A. C., Alberti, T. F., Morisso, M. M., & Reginatto, A. A. (2020). Onde Encontrar REA? Em E. M. Mallmann & M. D. Mazzardo (Ed.), Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA). UFSM, GEPETER. [Link]. [GS Search]
Mazzardo, M. D., Nobre, A., & Mallmann, E. M. (2016). Professores efetivando os 5Rs de abertura dos Recursos Educacionais Abertos. a-Revista de Educação para o século XXI, 2, 10. [Link]. [GS Search]
McGreal, R. (2008). A Typology of Learning Object Repositories. Em H. H. Adelsberger, Kinshuk, J. M. Pawlowski & D. G. Sampson (Ed.), Handbook on Information Technologies for Education and Training (pp. 5–28). Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-540-74155-8_1. [GS Search]
Medeiros, R., Doarte, M., Viterbo, J., Maciel, C., & Boscarioli, C. (2021). Uma Análise Comparativa entre Repositórios de Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 213–224. https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218668. [GS Search]
Meier, M. J., Silva, H. O., Fornari, A., & Leal, G. C. G. (2018). Recursos Educacionais Abertos: uma revisão integrativa das perspectivas para o II Congresso Mundial de REA. Inclusão Social, 10(1). [Link]. [GS Search]
Menzli, L. J., Smirani, L. K., Boulahia, J. A., & Hadjouni, M. (2022). Investigation of open educational resources adoption in higher education using Rogers' diffusion of innovation theory. Heliyon, 8(7), 12. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2022.e09885. [GS Search]
Morais, K. G., Rodrigues, C. F., & Carvalho, L. A. (2023). Panorama do uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) no contexto didático. Revista Teenia, 7(2). https://doi.org/10.56762/teenia.v7i2.08. [GS Search]
OKBR. (2014, outubro). Unesco e Unicamp lançam cátedra em educação aberta. Open Knowledge Brasil. [Link].
Otto, D. (2019). Adoption and Diffusion of Open Educational Resources (OER) in Education: A Meta-Analysis of 25 OER-Projects. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 20(5), 122-140. https://doi.org/10.19173/irrodl.v20i5.4472. [GS Search]
Parcianello, J. (2016). Formação continuada de professores de Matemática no estado do Paraná a partir do Projeto Folhas. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 8(15), 57-78. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.141. [GS Search]
Pereira, D. R. M., & Cesar, D. R. (2021). Produção de Recursos Educacionais Abertos para o desenvolvimento de multiletramentos. Cadernos de Linguística, 2(4). https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n4.id481. [GS Search]
Peter, S., & Deimann, M. (2013). On the role of openness in education: A historical reconstruction. Open Praxis, 5(1), 7–14. https://doi.org/10.5944/openpraxis.5.1.23. [GS Search]
Peters, M. A. (2008). The History and Emergent Paradigm of Open Education. Em M. A. Peters & R. G. Britez (Ed.), Open Education and Education for Openness (pp. 3-15). Brill. [Link]. [GS Search].
Portal do Professor. (s.d.). Como criar uma aula? [Link].
Priora, G., & Carloni, G. (2023). Open Educational Resources through the European lens: Pedagogical opportunities and copyright constraints. Journal of Intellectual Property, Information Technology and E-Commerce Law (JIPITEC), 14(2), 317-329. [Link]. [GS Search]
Rodés, V., Gewerc-Barujel, A., & Llamas-Nistal, M. (2019). University Teachers and Open Educational Resources: Case Studies from Latin America. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 20(1). https://doi.org/10.19173/irrodl.v20i1.3853. [GS Search]
Rodríguez, M. d. P. S., Pino, U. H., & Hernández, Y. M. (2017). Co-creation of OER by teachers and teacher educators in Colombia. Em C. Hodgkinson-Williams & P. B. Arinto (Ed.), Adoption and impact of OER in the Global South (pp. 143-185). African Minds, International Development Research Centre. https://doi.org/10.5281/zenodo.1094842. [GS Search]
Santos, A. I. (2012). Educação aberta: histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos. Em B. Santana, C. Rossini & N. D. L. Pretto (Ed.), Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas (pp. 71-90). Edufba. [Link]. [GS Search]
Santos, A. I., Punie, Y., & Munoz, J. C. (2016). Opening up Education: a Support Framework for Higher Education Institutions (Scientific analysis or review N. LF-NA-27938-EN-N). Publications Office of the European Union. Luxembourg (Luxembourg). https://doi.org/10.2791/293408. [GS Search]
São Paulo. (2011). Decreto nº 52.681, de 26 de setembro de 2011. Prefeitura Municipal de São Paulo. [Link].
Schneider, A., & Darcie, P. (2012). A experiência pioneira do município de São Paulo. Em B. Santana, C. Rossini & N. D. L. Pretto (Ed.), Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas (pp. 229-233). Edufba. [Link].
TCU. (2024). Acórdão nº 870/2024 - TCU – Plenário. Tribunal de Contas da União (TCU). [Link].
Tilii, A., Altinay, F., Huang, R., Altinay, Z., Olivier, J., Mishra, S., Jenni, M., & Burgos, D. (2022). Are we there yet? A systematic literature review of Open Educational Resources in Africa: A combined content and bibliometric analysis. PLOS ONE, 17(1), 1-20. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0262615. [GS Search]
Tilii, A., Huang, R., Chang, T.-W., Nascimbeni, F., & Burgos, D. (2019). Open Educational Resources and Practices in China: A Systematic Literature Review. Sustainability, 11(18), 14. https://doi.org/10.3390/su11184867. [GS Search]
Tilii, A., Jenni, M., Khribi, M. K., Huang, R., Chang, T.-W., & Liu, D. (2020). Current state of open educational resources in the Arab region: an investigation in 22 countries. Smart Learning Environments, 7, 15. https://doi.org/10.1186/s40561-020-00120-z. [GS Search]
Toledo, A. (2017). Open Access and OER in Latin America: A survey of the policy landscape in Chile, Colombia and Uruguay. Em C. Hodgkinson-Williams & P. B. Arinto (Ed.), Adoption and Impact of OER in the Global South (pp. 121-141). African Minds, International Development Research Centre. https://doi.org/10.5281/zenodo.602781. [GS Search]
UFPR. (2014a). Resolução n° 10/14 – CEPE. Universidade Federal do Paraná (UFPR). [Link]
UFPR. (2014b). Resolução n° 14/14 – CEPE. Universidade Federal do Paraná (UFPR). [Link]
UFPR. (2016). Resolução n° 69/16 – CEPE. Universidade Federal do Paraná (UFPR). [Link]
UnB. (2024, outubro). Mudança de nome marca a passagem dos 30 anos de Cátedra UNESCO em EaD. Universidade de Brasília. [Link]
UNESCO. (2019). Recommendation on Open Educational Resources (OER). [Link]
UNESCO. (2002). Forum on the impact of open courseware for higher education in developing countries (rel. técn.). UNESCO. Paris, France. [Link]. [GS Search]
Valente, J. A., & Almeida, M. E. B. (2020). Políticas de Tecnologia na Educação no Brasil: Visão Histórica e Lições Aprendidas. Education Policy Analysis Archives, 28(94), 31. https://doi.org/10.14507/epaa.28.4295. [GS Search]
Versantvoort, M., & Schuwer, R. (2023). Towards Sustainable OER Practices: The Case of Bachelor Nursing in the Netherlands. Open Praxis, 15(2), 113–123. https://doi.org/10.55982/openpraxis.15.2.542. [GS Search]
W3Schools. (2024). JSON – Introduction. [Link]
Werth, E., & Williams, K. (2022). The why of open pedagogy: a value-first conceptualization for enhancing instructor praxis. Smart Learning Environments, 9, 15. https://doi.org/10.1186/s40561-022-00191-0. [GS Search]
Wiley, D., & Hilton III, J. L. (2018). Defining OER-Enabled Pedagogy. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 19(4). https://doi.org/10.19173/irrodl.v19i4.3601. [GS Search]
Wohlin, C. (2021). Case Study Research in Software Engineering —- It is a Case, and it is a Study, but is it a Case Study? Information and Software Technology, 133. https://doi.org/10.1016/j.infsof.2021.106514. [GS Search]
Wohlin, C., & Rainer, A. (2022). Is it a case study? A critical analysis and guidance. Journal of Systems and Software, 192. https://doi.org/10.1016/j.jss.2022.111395. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2025 Fernando Cesar Balbino, Ellen Francine Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

