Grouprofile: Um Modelo de Gerenciamento de Perfis de Grupos de Aprendizes em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Authors

  • Adalto Selau Sparremberber UFRGS
  • Jorge Luis Victória Barbosa UNISINOS
  • João Carlos Gluz IFRS
  • Aline Zanin PUCRS
  • Taila Poliana Becker UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.369

Keywords:

grouprofile, identificação de perfil, identificação de perfil de grupo

Abstract

Toda sala de aula, seja ela presencial ou EaD, é caracterizada pela presença física ou virtual de um grupo de aprendizes e professor(es) e/ou tutor(es). Neste grupo de aprendizes estão pessoas com os mais diversos perfis, e uma das missões do educador que está conduzindo a turma, é identificar este perfil de cada estudante e do grupo. Através desta identificação de perfil, o educador pode adequar as suas estratégias de ensino, dando um suporte maior para os alunos que possuem maior dificuldade e valorizando as aptidões de cada aluno. Por exemplo: se o aluno se destaca por sua proatividade, esta característica deve ser explorada. Desta forma, utilizar mecanismos que suportem esta identificação de perfil podem auxiliar os professores neste processo. Considerando que é comum nos cursos presenciais e principalmente nos cursos EaD fazer uso de ambientes virtuais de ensino, para apoiar parcial ou totalmente as atividades propostas para a turma, é proposto neste trabalho a utilização de um modelo que coleta informações destes ambientes e mapeia para o professor o perfil do grupo de aprendizes em relação a: aprendizes com maior e menor desempenho; aprendizes com maior e menor proatividade, reatividade e interesse.

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Biografía del autor/a

Adalto Selau Sparremberber, UFRGS

PPGIE – UFRGS

Escola de Engenharia e TI – FADERGS

Escola de Tecnologia – FSPOA/SENACRS

Jorge Luis Victória Barbosa, UNISINOS

PPGCA – UNISINOS

João Carlos Gluz, IFRS

IFRS – Campus Canoas

Aline Zanin, PUCRS

PPGCC – PUCRS

Taila Poliana Becker, UFRGS

PPGEDU – UFRGS

NEP – SENACRS

Citas

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Published

2019-12-10

Cómo citar

SPARREMBERBER, A. S.; BARBOSA, J. L. V.; GLUZ, J. C.; ZANIN, A.; BECKER, T. P. Grouprofile: Um Modelo de Gerenciamento de Perfis de Grupos de Aprendizes em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 369–402, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.03.369. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4739. Acesso em: 18 oct. 2024.

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