Um processo participativo de engenharia de requisitos para o desenvolvimento de tecnologias educacionais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5019

Keywords:

Projeto Participativo, Engenharia de Requisitos, Tecnologias Educacionais

Abstract

A Engenharia de Software propõe diversos processos para a engenharia de requisitos de propósito geral, mas ainda carece de um modelo específico voltado ao desenvolvimento de tecnologias educacionais que considere os aspectos cognitivos e sociais do processo de ensino-aprendizagem. Um processo participativo é essencial nesse contexto, pois possibilita a inclusão ativa de professores e estudantes na definição dos requisitos, garantindo maior alinhamento entre as soluções tecnológicas e as práticas pedagógicas. Este trabalho investiga e desenvolve um processo participativo de engenharia de requisitos para a construção de tecnologias educacionais, fundamentado nos referenciais teórico-metodológicos do Design Participativo, Design Thinking e Aprendizagem Baseada em Problemas. O percurso metodológico incluiu um mapeamento sistemático da literatura para identificar lacunas e técnicas aplicáveis, seguido da elaboração e refinamento do processo por meio de três workshops presenciais com professores e estudantes em contextos reais de aprendizagem. Os protótipos resultantes foram avaliados com base no modelo TAM (Technology Acceptance Model) e em grupos focais, permitindo analisar percepções sobre utilidade, facilidade de uso e alinhamento pedagógico. Os resultados indicam alto nível de concordância quanto à clareza, aplicabilidade e facilidade de uso, variando de 76% a 97% de respostas “concordo totalmente” e 100% de “concordo” ou “concordo totalmente” nos critérios avaliados. As observações e sugestões coletadas nos workshops contribuíram para o refinamento do processo, evidenciando seu potencial para integrar práticas pedagógicas e desenvolvimento tecnológico de forma colaborativa. O estudo demonstra a viabilidade e relevância dessa abordagem para promover maior engajamento, adequação pedagógica e inovação no desenvolvimento de tecnologias educacionais.

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Published

2025-10-08

Como Citar

ARAÚJO, R. P.; MEDEIROS, F. P. A. de. Um processo participativo de engenharia de requisitos para o desenvolvimento de tecnologias educacionais. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 1428–1447, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.5019. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/5019. Acesso em: 5 dez. 2025.

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