Enigmas de Yucatàn: Recurso Educacional Digital para o Ensino de Geometria Espacial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2140

Keywords:

Jogos Educacionais, Ensino de Geometria, Base Nacional Comum Curricular

Abstract

No ensino da geometria espacial, a perspectiva de resolução de problemas é fundamental, pois permite ao estudante colocar-se diante de questionamentos e pensar criticamente, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico e espacial, e não apenas o uso de fórmulas, dando ênfase à visualização de situações geométricas e à sua representação no plano. O objetivo do presente trabalho é avaliar a qualidade educacional do jogo para dispositivos móveis Enigmas de Yucatàn, que visa propiciar situações didáticas para o ensino de transformações espaciais. Para isso, adotamos técnicas de avaliação da qualidade de softwares educativos. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram seis professores de Matemática e 11 estudantes do Ensino Médio, que utilizaram o jogo e, em seguida, preencheram um formulário de avaliação. Um terceiro grupo foi composto por três especialistas em materiais educacionais, que analisaram a conformidade dessa ferramenta em relação à legislação educacional brasileira no que tange à veiculação de conteúdos em materiais didáticos. Os resultados evidenciam que o jogo produzido está em conformidade com a legislação, sendo percebido por professores e alunos relevantes para a prática do ensino e da aprendizagem das noções de transformações geométricas espaciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Abelson, H., & DiSessa, A. A. (1986). Turtle geometry: The computer as a medium for exploring mathematics. London: MIT press. [GS Search]

Almouloud, S.A.; Manrique, A. L.; Silva, M. J. F. D.; Campos, T. M. M. (2004). A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, vol. 01, n. 27, p. 94-108, Set/Out/Nov/Dez, 2004. doi: 10.1590/S1413-24782004000300007 [GS Search]

Arcavi, A. (2003). The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational studies in mathematics, Netherlands, v. 52, n. 3, p. 215-241, Abri, 2003. doi: 10.1023/A:1024312321077. [GS Search]

Barbosa, C. P. (2011). O pensamento geométrico em movimento: um estudo com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 187f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, UFOP, Ouro Preto. [GS Search]

Baulac, Y.; Belleiman, F.; Laborde, J.-M. (1990). Cabri-géomètre© [Programa de Computador]. Berlin: Cornelsen.

Belfer, K.; Nesbit, J.; Leacock, T. (2002). Learning object review instrument (LORI). Version 1N4. [GS Search]

Brasil (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental – Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Fundamental. [GS Search]

Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC. [GS Search]

Brasil (2017). Decreto n.º 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Disponível em [Link]. Acesso em: 7 dez. 2020.

Brasil (2019). Edital de convocação n.º 03/2019 – CGPLI e Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático-PNLD 2021. Brasília: Fundo Nacional da Educação Básica. Disponível em [Link]. Acesso em: 4 ago. 2021.

Dennis, D.; Confrey, J. (1998). Geometric Curve Drawing Devices as an Alternative Approach to Analytic Geometry: An Analysis of the Methods, Voice, and Epistemology of a High School Senior. Designing Learning Environments for Developing Understanding of Geometry and Space. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. [GS Search]

Delmondi, N. N.; Pazuch, V. (2018). Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 253, p. 659-686, set/dez. [GS Search]

Delmondi, N. N.; Pazuch, V. (2019a). O ensino de Transformações Geométricas: uma análise dos cadernos do aluno e do professor do Estado de São Paulo. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v.16, n. 22, p. 210-231, mai/ago 2019. [GS Search]

Delmondi, N. N.; Pazuch, V. (2019b). O ensino de transformações geométricas: perspectivas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v.6, n. 5, p. 137-158, jun 2019. [GS Search]

Fainguelernt, E. K. (1999). Educação matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. [GS Search]

Gomes, A. S.; Vergnaud, G. (2004). On the learning of geometric concepts using dynamic geometry software. RENOTE, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p.1-20, mar 2004. doi: 10.22456/1679-1916.13755 [GS Search]

Hoyles, C.; Jones, K. (1998). Proof in dynamic geometry contexts. [GS Search]

Laborde, C. (2002). Integration of technology in the design of geometry tasks with Cabri-Geometry. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 6, n. 3, p. 283-317, jan 2002. doi: 10.1023/A:1013309728825 [GS Search]

Lorenzato, S. (2006). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 1ª. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, p. 3-37, 2006 (Coleção Formação de Professores). [GS Search]

Laborde, C. (2002). Integration of technology in the design of geometry tasks with Cabri-Geometry. International Journal of Computers for Mathematical Learning, Netherlands, v. 6, n.3, p. 283-317, jan 2002. doi: 10.1023/A:1013309728825 [GS Search]

Leivas, J. C. P. (2009). Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. Paraná: UFPR, 2009. [GS Search]

Leivas, J. C. P.; Marin, G. B. (2013). O uso do Cabri 3D para desenvolver habilidade de visualização. Boletim GEPEM (Online), Seropédica, v. 63, p. 105-121, jan/jul 2013. doi: 10.4322/gepem.2014.037 [GS Search]

Leivas, J. C. P. (2014). Ensino de geometria: uma experiência investigativa em uma aula de mestrado profissionalizante. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 4, p.1181-1199, 2014. [GS Search]

Leivas, J. C. P., Mathias, C. V., & Bettin, A. D. H. (2020). Tratamento figural utilizando o Geoplano Octododecágono: um espaço de trabalho geométrico. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 4, n. 1, p. 40-56, dez 2020. doi: 10.15536/reducarmais.4.2020.40-56.1655 [GS Search]

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology. [[GS Search]

Lorenzato, S. (1995). Por que não ensinar Geometria? Educação em Revista ̶ Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Ano 3, n.4, p. 4-13. [GS Search]

Mohamed, H.; Yusoff, R.; Jaafar, A. (2012). Quantitive analysis in a heuristic evaluation for usability of educational computer game (UsaECG). In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION RETRIEVAL & KNOWLEDGE MANAGEMENT, 2012, Anais. IEEE, 2012. p. 187-192. doi: 10.1109/InfRKM.2012.620503 [GS Search]

Moraco, A. S. D. C. T. (2006). Um estudo sobre os conhecimentos geométricos adquiridos por alunos do Ensino Médio. 106f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. [GS Search]

Nakamura, P. H. S.; Pazuch, V. (2020). Uma análise do conteúdo de transformações geométricas em livros didáticos do Ensino Médio. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-19. [GS Search]

Noss, R. (1987). Children's learning of geometrical concepts through Logo. Journal for Research in Mathematics Education, v. 18, n. 5, p. 343-362, nov 1987. doi: 10.5951/jresematheduc.18.5.0343 [GS Search]

Papert, S., Valente, J. A., & Bitelman, B. (1980). Logo: computadores e educação. Brasiliense. [GS Search]

Pavanello, R. M. (2004). A geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições da pesquisa para o trabalho escolar. Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. São Paulo: SBEM, 2004, p.129-143. [GS Search]

Piaget, J.; Inhelder, B. (1993). A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas. [GS Search]

Pinto, J. C. (2010). A função logarítmica obtida por simetria da função exponencial: explorando visualização. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, Córdoba, n. 23, p. 93-106, set 2010. [GS Search]

Pires, C. M. C. (2008). Educação Matemática e sua influência no processo de organização e desenvolvimento curricular no Brasil. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 21, n. 29, p. 13-42. [GS Search]

Queiros, L. M.; Gomes, A. S.; Pereira, J. W.; Silva Neto, D. F.; Fernandes, A. M.; Holanda, F. V. V.; Melo, G. A. C.; Mariz, H. A.; Zambom, E. G.; Torres, M. B. De M.; Teixeira, L. M.; Alves, T. T.; Queiroga, M. O. De F.; Luna, B. G.; Silva, C. J. P.; Souza, A. P. C.; Moreira, A. V. M.; Queiroz, M. P.; Lima, R. M. F.; Nogueira, T. J. D. D.; Luck, M. Enigmas de Yucatàn. In: Enigmas de Yucatàn, 2020(a). Google Play: Governo do Brasil, 18 jun. 2021. Disponível em: [Link]. Acesso em: 30 jun. 2021.

______; ______. Enigmas de Yucatàn. In: Enigmas de Yucatàn, 2020(b). App Store: Governo do Brasil, 18 jun. 2021. Disponível em: [Link]. Acesso em: 30 jun. 2021.

______; ______. Enigmas de Yucatàn. In: Enigmas de Yucatàn, 2020(c). Plataforma Integrada do MEC: Governo do Brasil, 8 abr. 2021. Disponível em: [Link]. Acesso em: 30 jun. 2021.

Seloraji, P.; Eu, L. K. (2017). Students' Performance in Geometrical Reflection Using GeoGebra. Malaysian Online Journal of Educational Technology, v. 5, n. 1, p. 65-77, jul 2017. [GS Search]

Savi, R.; Von Wangenheim, C. G.; Ulbricht, V.; Vanzin, T. (2010). Proposta de um modelo de avaliação de jogos educacionais. Renote, Porto Alegre, v. 8, n. 3, dez 2010. [GS Search]

Silva, A. C. B. D.; Gomes, A. S. (2015). Conheça e utilize software educativo: avaliação e planejamento para a educação básica. Recife: Pipa Comunicação, 2015. [GS Search]

Silva, C. T. J. Da; Gitirana, V.; Bellemain, F.; Dos Santos Tibúrcio, R. (2019). Function Studium: concepção, desenvolvimento e validação de um software para abordar funções em uma perspectiva covariacional. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 12, n. 28, p. 245-271, jan/abr 2019. [GS Search]

Silva, C. T. J. Da. (2016). A Engenharia Didático-Informática na prototipação de um software para abordar o conceito de taxa de variação. 2016. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. [GS Search]

Starepravo, A. R. (2009). Jogando com a matemática: números e operações. Curitiba: Aymará.

Sweetser, P.; Wyeth, P. (2005). GameFlow: a model for evaluating player enjoyment in games. Computers in Entertainment (CIE), v. 3, n. 3, p. 3, jul 2005. doi: 10.1145/1077246.1077253 [GS Search]

Turgut, M. (2021). Reinventing Geometric Linear Transformations in a Dynamic Geometry Environment: Multimodal Analysis of Student Reasoning. International Journal of Science and Mathematics Education, p. 1-21, jun 2021. doi: 10.1007/s10763-021-10185-y [GS Search]

Van De Walle, J. A.; Lovin, L. A. H. (2006). Teaching Student-Centered Mathematics – Grades 5-8. New York: Pearson. [GS Search]

Archivos adicionales

Published

2022-05-09

Cómo citar

QUEIROS, L. M.; GOMES, A. S.; PEREIRA, J. W.; CASTRO FILHO, J. A. de; SANTOS, E. M. dos; SILVA NETO, D. F. da. Enigmas de Yucatàn: Recurso Educacional Digital para o Ensino de Geometria Espacial. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 30, p. 108–134, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2140. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2140. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artículos