Enigmas de Yucatàn: Recurso Educacional Digital para o Ensino de Geometria Espacial
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2140Keywords:
Jogos Educacionais, Ensino de Geometria, Base Nacional Comum CurricularAbstract
No ensino da geometria espacial, a perspectiva de resolução de problemas é fundamental, pois permite ao estudante colocar-se diante de questionamentos e pensar criticamente, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico e espacial, e não apenas o uso de fórmulas, dando ênfase à visualização de situações geométricas e à sua representação no plano. O objetivo do presente trabalho é avaliar a qualidade educacional do jogo para dispositivos móveis Enigmas de Yucatàn, que visa propiciar situações didáticas para o ensino de transformações espaciais. Para isso, adotamos técnicas de avaliação da qualidade de softwares educativos. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram seis professores de Matemática e 11 estudantes do Ensino Médio, que utilizaram o jogo e, em seguida, preencheram um formulário de avaliação. Um terceiro grupo foi composto por três especialistas em materiais educacionais, que analisaram a conformidade dessa ferramenta em relação à legislação educacional brasileira no que tange à veiculação de conteúdos em materiais didáticos. Os resultados evidenciam que o jogo produzido está em conformidade com a legislação, sendo percebido por professores e alunos relevantes para a prática do ensino e da aprendizagem das noções de transformações geométricas espaciais.
Descargas
Citas
Abelson, H., & DiSessa, A. A. (1986). Turtle geometry: The computer as a medium for exploring mathematics. London: MIT press. [GS Search]
Almouloud, S.A.; Manrique, A. L.; Silva, M. J. F. D.; Campos, T. M. M. (2004). A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, vol. 01, n. 27, p. 94-108, Set/Out/Nov/Dez, 2004. doi: 10.1590/S1413-24782004000300007 [GS Search]
Arcavi, A. (2003). The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational studies in mathematics, Netherlands, v. 52, n. 3, p. 215-241, Abri, 2003. doi: 10.1023/A:1024312321077. [GS Search]
Barbosa, C. P. (2011). O pensamento geométrico em movimento: um estudo com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 187f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, UFOP, Ouro Preto. [GS Search]
Baulac, Y.; Belleiman, F.; Laborde, J.-M. (1990). Cabri-géomètre© [Programa de Computador]. Berlin: Cornelsen.
Belfer, K.; Nesbit, J.; Leacock, T. (2002). Learning object review instrument (LORI). Version 1N4. [GS Search]
Brasil (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental – Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Fundamental. [GS Search]
Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC. [GS Search]
Brasil (2017). Decreto n.º 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Disponível em [Link]. Acesso em: 7 dez. 2020.
Brasil (2019). Edital de convocação n.º 03/2019 – CGPLI e Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático-PNLD 2021. Brasília: Fundo Nacional da Educação Básica. Disponível em [Link]. Acesso em: 4 ago. 2021.
Dennis, D.; Confrey, J. (1998). Geometric Curve Drawing Devices as an Alternative Approach to Analytic Geometry: An Analysis of the Methods, Voice, and Epistemology of a High School Senior. Designing Learning Environments for Developing Understanding of Geometry and Space. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. [GS Search]
Delmondi, N. N.; Pazuch, V. (2018). Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 253, p. 659-686, set/dez. [GS Search]
Delmondi, N. N.; Pazuch, V. (2019a). O ensino de Transformações Geométricas: uma análise dos cadernos do aluno e do professor do Estado de São Paulo. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v.16, n. 22, p. 210-231, mai/ago 2019. [GS Search]
Delmondi, N. N.; Pazuch, V. (2019b). O ensino de transformações geométricas: perspectivas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v.6, n. 5, p. 137-158, jun 2019. [GS Search]
Fainguelernt, E. K. (1999). Educação matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. [GS Search]
Gomes, A. S.; Vergnaud, G. (2004). On the learning of geometric concepts using dynamic geometry software. RENOTE, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p.1-20, mar 2004. doi: 10.22456/1679-1916.13755 [GS Search]
Hoyles, C.; Jones, K. (1998). Proof in dynamic geometry contexts. [GS Search]
Laborde, C. (2002). Integration of technology in the design of geometry tasks with Cabri-Geometry. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 6, n. 3, p. 283-317, jan 2002. doi: 10.1023/A:1013309728825 [GS Search]
Lorenzato, S. (2006). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 1ª. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, p. 3-37, 2006 (Coleção Formação de Professores). [GS Search]
Laborde, C. (2002). Integration of technology in the design of geometry tasks with Cabri-Geometry. International Journal of Computers for Mathematical Learning, Netherlands, v. 6, n.3, p. 283-317, jan 2002. doi: 10.1023/A:1013309728825 [GS Search]
Leivas, J. C. P. (2009). Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. Paraná: UFPR, 2009. [GS Search]
Leivas, J. C. P.; Marin, G. B. (2013). O uso do Cabri 3D para desenvolver habilidade de visualização. Boletim GEPEM (Online), Seropédica, v. 63, p. 105-121, jan/jul 2013. doi: 10.4322/gepem.2014.037 [GS Search]
Leivas, J. C. P. (2014). Ensino de geometria: uma experiência investigativa em uma aula de mestrado profissionalizante. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 4, p.1181-1199, 2014. [GS Search]
Leivas, J. C. P., Mathias, C. V., & Bettin, A. D. H. (2020). Tratamento figural utilizando o Geoplano Octododecágono: um espaço de trabalho geométrico. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 4, n. 1, p. 40-56, dez 2020. doi: 10.15536/reducarmais.4.2020.40-56.1655 [GS Search]
Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology. [[GS Search]
Lorenzato, S. (1995). Por que não ensinar Geometria? Educação em Revista ̶ Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Ano 3, n.4, p. 4-13. [GS Search]
Mohamed, H.; Yusoff, R.; Jaafar, A. (2012). Quantitive analysis in a heuristic evaluation for usability of educational computer game (UsaECG). In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION RETRIEVAL & KNOWLEDGE MANAGEMENT, 2012, Anais. IEEE, 2012. p. 187-192. doi: 10.1109/InfRKM.2012.620503 [GS Search]
Moraco, A. S. D. C. T. (2006). Um estudo sobre os conhecimentos geométricos adquiridos por alunos do Ensino Médio. 106f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. [GS Search]
Nakamura, P. H. S.; Pazuch, V. (2020). Uma análise do conteúdo de transformações geométricas em livros didáticos do Ensino Médio. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-19. [GS Search]
Noss, R. (1987). Children's learning of geometrical concepts through Logo. Journal for Research in Mathematics Education, v. 18, n. 5, p. 343-362, nov 1987. doi: 10.5951/jresematheduc.18.5.0343 [GS Search]
Papert, S., Valente, J. A., & Bitelman, B. (1980). Logo: computadores e educação. Brasiliense. [GS Search]
Pavanello, R. M. (2004). A geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições da pesquisa para o trabalho escolar. Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. São Paulo: SBEM, 2004, p.129-143. [GS Search]
Piaget, J.; Inhelder, B. (1993). A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas. [GS Search]
Pinto, J. C. (2010). A função logarítmica obtida por simetria da função exponencial: explorando visualização. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, Córdoba, n. 23, p. 93-106, set 2010. [GS Search]
Pires, C. M. C. (2008). Educação Matemática e sua influência no processo de organização e desenvolvimento curricular no Brasil. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 21, n. 29, p. 13-42. [GS Search]
Queiros, L. M.; Gomes, A. S.; Pereira, J. W.; Silva Neto, D. F.; Fernandes, A. M.; Holanda, F. V. V.; Melo, G. A. C.; Mariz, H. A.; Zambom, E. G.; Torres, M. B. De M.; Teixeira, L. M.; Alves, T. T.; Queiroga, M. O. De F.; Luna, B. G.; Silva, C. J. P.; Souza, A. P. C.; Moreira, A. V. M.; Queiroz, M. P.; Lima, R. M. F.; Nogueira, T. J. D. D.; Luck, M. Enigmas de Yucatàn. In: Enigmas de Yucatàn, 2020(a). Google Play: Governo do Brasil, 18 jun. 2021. Disponível em: [Link]. Acesso em: 30 jun. 2021.
______; ______. Enigmas de Yucatàn. In: Enigmas de Yucatàn, 2020(b). App Store: Governo do Brasil, 18 jun. 2021. Disponível em: [Link]. Acesso em: 30 jun. 2021.
______; ______. Enigmas de Yucatàn. In: Enigmas de Yucatàn, 2020(c). Plataforma Integrada do MEC: Governo do Brasil, 8 abr. 2021. Disponível em: [Link]. Acesso em: 30 jun. 2021.
Seloraji, P.; Eu, L. K. (2017). Students' Performance in Geometrical Reflection Using GeoGebra. Malaysian Online Journal of Educational Technology, v. 5, n. 1, p. 65-77, jul 2017. [GS Search]
Savi, R.; Von Wangenheim, C. G.; Ulbricht, V.; Vanzin, T. (2010). Proposta de um modelo de avaliação de jogos educacionais. Renote, Porto Alegre, v. 8, n. 3, dez 2010. [GS Search]
Silva, A. C. B. D.; Gomes, A. S. (2015). Conheça e utilize software educativo: avaliação e planejamento para a educação básica. Recife: Pipa Comunicação, 2015. [GS Search]
Silva, C. T. J. Da; Gitirana, V.; Bellemain, F.; Dos Santos Tibúrcio, R. (2019). Function Studium: concepção, desenvolvimento e validação de um software para abordar funções em uma perspectiva covariacional. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 12, n. 28, p. 245-271, jan/abr 2019. [GS Search]
Silva, C. T. J. Da. (2016). A Engenharia Didático-Informática na prototipação de um software para abordar o conceito de taxa de variação. 2016. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. [GS Search]
Starepravo, A. R. (2009). Jogando com a matemática: números e operações. Curitiba: Aymará.
Sweetser, P.; Wyeth, P. (2005). GameFlow: a model for evaluating player enjoyment in games. Computers in Entertainment (CIE), v. 3, n. 3, p. 3, jul 2005. doi: 10.1145/1077246.1077253 [GS Search]
Turgut, M. (2021). Reinventing Geometric Linear Transformations in a Dynamic Geometry Environment: Multimodal Analysis of Student Reasoning. International Journal of Science and Mathematics Education, p. 1-21, jun 2021. doi: 10.1007/s10763-021-10185-y [GS Search]
Van De Walle, J. A.; Lovin, L. A. H. (2006). Teaching Student-Centered Mathematics – Grades 5-8. New York: Pearson. [GS Search]
Archivos adicionales
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Derechos de autor 2022 Leandro Marques Queiros, Alex Sandro Gomes, Jose Wilson Pereira, José Aires de Castro Filho, Ernani Martins dos Santos, Djalma Fernandes da Silva Neto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.