El Pensamiento Computacional como Herramienta de Apoyo al Desarrollo de Diferentes Tipos de Aprendizaje

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2856

Keywords:

Currículum Escolar, Pensamiento Computacional, Herramienta

Abstract

O Pensamento Computacional, do inglês Computational Thinking (CT), oferece aos estudantes a oportunidade de expandirem sua criatividade à medida em que geram ideias diversas e únicas, induzindo à uma melhor compreensão das demais áreas do conhecimento. Neste sentido, o objetivo central do presente estudo é a identificação das bases para a aplicação do pensamento computacional, suas taxonomias e os principais desafios no ajuste curricular para o emprego do CT com crianças da educação básica, considerando alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da região de Bagé-RS. Participaram deste estudo 3 escolas públicas e 3 privadas e o instrumento de pesquisa adotado foi um questionário, dividido em três eixos temáticos: adoção de recursos computacionais nas práticas pedagógicas, maturidade institucional sobre a temática do CT e práticas pedagógicas das instituições de ensino. Como principais resultados, observou-se desconhecimento por parte dos profissionais de educação sobre a temática do Pensamento Computacional. Na perspectiva destes profissionais, além da base teórica e aspectos técnicos das ferramentas de CT, uma nova proposta curricular precisa considerar questões de usabilidade, a motivação do aluno, a facilitação do professor por meio de recursos, as estruturas disponíveis nas instituições e os aspectos de avaliação, bem como investigar quais ferramentas podem apoiar melhor as estratégias de aprendizagem. Os desdobramentos deste projeto se constituem na proposição de uma formação específica na área do Pensamento Computacional, voltada aos partícipes da pesquisa, propondo atividades futuras com a composição de um grupo envolvendo o Poder Público Municipal, a Coordenadoria Regional de Educação e os representantes indicados pelas instituições de ensino, visando inserir o CT na práxis docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Acevedo-Borrega, J., Valverde-Berrocoso, J., & Garrido-Arroyo, M. d. C. (2022). Computational Thinking and Educational Technology: A Scoping Review of the Literature. Education Sciences, 12(1). doi:10.3390/educsci12010039. [GS Search]

Aranda, G., & Ferguson, J. P. (2022). The Creative in Computational Thinking. Em Children’s Creative Inquiry in STEM (pp. 309–326). Springer. doi:10.1007/978-3-030-94724-8_18. [GS Search]

Bittencourt, R. A., Santana, B. L., & Araujo, L. G. J. (2021). Computação Fundamental: Currículo e Livros Didáticos de Computação para o Ensino Fundamental II. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29(0), 662–691. doi:10.5753/rbie.2021.29.0.662. [GS Search]

Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Recuperado 24 fevereiro 2017, disponível em: [Link]. [GS Search]

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: [Link]

CIEB. (2022). Referências para construção do seu currículo em tecnologia e computação da educação básica. Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Disponível em: [Link]

Happonen, A. (2021). Finland 2025-2030 and State of Digitalisation Official Plans and Current Predictions Rewiew [acesso em: 20 jul. 2022]. Impact and Benefits of Digitalization. Disponível em: [Link]. [GS Search]

INEP. (2022). Microdados do Censo da Educação Básica 2021 [acesso em: mai/2022]. Disponível em: [Link]

Israel-Fishelson, R., & Hershkovitz, A. (2022). Studying interrelations of computational thinking and creativity: A scoping review (2011–2020). Computers & Education, 176,104353. doi:10.1016/j.compedu.2021.104353. [GS Search]

Lu, C., Macdonald, R., Odell, B., Kokhan, V., Demmans Epp, C., & Cutumisu, M. (2022). A scoping review of computational thinking assessments in higher education. Journal of Computing in Higher Education, 1–46. doi:10.1007/s12528-021-09305-y. [GS Search]

Malait, U., Himang, C. M., Ocampo, L., Selerio Jr, E. F., Luzano, E., Caballero, J. H., Bergamo, R., & Manalastas, R. (2022). The Efficacy of Matching Learning Modality in the Teaching-Learning Process: A Case of Teaching Hypothesis Testing. International Journal of Virtual and Personal Learning Environments (IJVPLE), 12(1), 1–16. doi:10.4018/IJVPLE.285597. [GS Search]

Mukherjee, S. P. (2020). A guide to research methodology: An overview of research problems, tasks and methods. CRC Press. doi:10.1201/9780429289095. [GS Search]

Niemelä, P., Pears, A., Dagien ̇e, V., & Laanpere, M. (2021). Computational Thinking–Forces Shaping Curriculum and Policy in Finland, Sweden and the Baltic Countries. Em Open Conference on Computers in Education (pp. 131–143). doi:10.1007/978-3-030-97986-7_11. [GS Search]

Nouri, J., Zhang, L., Mannila, L., & Norén, E. (2020). Development of computational thinking, digital competence and 21st century skills when learning programming in K-9. Education Inquiry, 11(1), 1–17. doi:10.1080/20004508.2019.1627844. [GS Search]

Papert, S. (1980). Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. Basic Books, Inc., NY, USA. doi:10.5555/1095592. [GS Search]

Pereira, G. (2022). Bagé é contemplada pelo programa Educação Conectada do Governo Federal [acesso em: 10 jul. 2022]. Disponível em: [Link]

Popkewitz, T. S. (2022). International assessments as the comparative desires and the distributions of differences: infrastructures and coloniality. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 1–23. doi:10.1080/01596306.2021.2023259. [GS Search]

Ribeiro, L., Granville, L. Z., Serey, D., & da Costa Cavalheiro, S. A. (2022). DIRETRIZES DE ENSINO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Letramento em Programação: Relatos de Experiência e Artigos Científicos, 62. [GS Search]

Sasson, I., Yehuda, I., Miedijensky, S., & Malkinson, N. (2022). Designing new learning environments: An innovative pedagogical perspective. The Curriculum Journal, 33(1), 61–81. doi:10.1002/curj.125. [GS Search]

Tikva, C., & Tambouris, E. (2021). Mapping computational thinking through programming in K-12 education: A conceptual model based on a systematic literature Review. Computers & Education, 162, 104083. doi:10.1016/j.compedu.2020.104083. [GS Search]

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33–35. doi:10.1145/1118178.1118215. [GS Search]

Archivos adicionales

Published

2023-06-25

Cómo citar

CAMARGO, L. da S.; LIMA, C. C. de; PERNAS, A. M.; YAMIN, A. El Pensamiento Computacional como Herramienta de Apoyo al Desarrollo de Diferentes Tipos de Aprendizaje. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 31, p. 289–306, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2856. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2856. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Número Especial :: Docencia a Distancia en la Post-Pandemia