As experiências e aplicações do ensino mediado por tecnologia digital na educação médica: uma revisão da literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3227

Keywords:

Ensino Médico, Ensino a Distância, Tecnologias Educacionais

Abstract

Com o avanço da tecnologia e o surgimento da pandemia, o ensino mediado por tecnologias vem sendo mais utilizado para auxiliar o ensino médico. Esse estudo objetiva analisar as experiências e aplicações da tecnologia da informação e comunicação na educação médica por meio de uma revisão integrativa da literatura. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa com 03 descritores em 02 bibliotecas digitais com publicações de 2011 até 2021 nos idiomas português e inglês. Foram encontrados 3051 estudos, dos quais 12 foram incluídos na revisão, sendo avaliadas as particularidades do ensino remoto no ensino médico, sob os seguintes critérios: demográfico, modalidade do ensino, Tecnologias usadas, limitações e satisfação. Os resultados demonstraram o uso da teleducação com mais ênfase após o início da pandemia, com implementações e resultados diversos. Dos artigos selecionados, 66,7% abordaram a modalidade remota e 33,3% a modalidade híbrida. Além disso, 66,5% dos trabalhos referem-se a situações que sucederam a insurgência da pandemia do COVID-19, quando houve maior urgência pelo uso do ensino remoto. Os AVAs e as plataformas de videoconferência foram as tecnologias educacionais mais utilizadas. No contexto pandêmico, as ferramentas tecnológicas substituíram as aulas tradicionais presenciais de forma satisfatória, mas não de forma equivalente, havendo pouco interesse em continuar na mesma modalidade após a pandemia. No entanto, a maior facilidade na disseminação do conhecimento através da tecnologia demonstrou a importância da mescla de modalidades de ensino para um ensino médico de qualidade. Assim, podemos entender o ensino online na formação médica como uma ferramenta útil e complementar ao ensino formal, sendo insuficiente como única forma de acesso ao ensino. Conclui-se que o ensino híbrido pode ser ferramenta pedagógica promissora para melhorar a qualidade do ensino médico, desde que os alunos possuam infraestrutura de hardware e de conexão de internet adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Akobeng, A. K. (2005). Principles of Evidence Based Medicine. Archives of Disease in Childhood, 90(8), 837–840. https://doi.org/10.1136/adc.2005.071761

Antolin, G. D. C., & Antolin, M. Q. (2021). Ensino remoto: Desafios e percepções dos alunos de um curso de engenharia de uma universidade pública brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 863-879. [GS Search].

Brasil. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. (2020). Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União. Brasília, DF. Disponível em [Link].

Brasil. Ministério da Educação. (2004). Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União. Brasília, DF. Disponível em [Link].

Campos Filho, A. S., Ribeiro Sobrinho, J. M., Romão, R. F., Silva, C. H., Alves, J. C., & Rodrigues, R. L. (2022). O Ensino Remoto no Curso de Medicina de Uma Universidade Brasileira em tempos de Pandemia. Revista Brasileira De Educação Médica, 46(1). https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210243 [GS Search]

Coqueiro, N. P., & Sousa, E. C. (2021). A Educação a distância (EAD) e o ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ distance education (ED) and emergency remote education (ERE) in times of pandemic covid 19. Brazilian Journal of Development, 7(7), 66061–66075. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-060 [GS Search]

da Silva Lima, J. V., dos Anjos Soares, B., Maran, B. M., de Souza, L. A., Hyppolito, M. Â., & Reis, A. C. M. B. (2022). COVID-19 e a adaptação ao ensino remoto emergencial: revisão de escopo. Medicina (Ribeirão Preto), 55(4). [GS Search]

Flynn, W., Kumar, N., Donovan, R., Jones, M., & Vickerton, P. (2021). Delivering online alternatives to the Anatomy Laboratory: Early experience during the covid ‐19 pandemic. Clinical Anatomy, 34(5), 757–765. https://doi.org/10.1002/ca.23722 [GS Search]

Garcia, T. C. M., Morais, I. R. D., Zaros, L. G., & Rêgo, M. C. F. D. (2020). Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Repositório Institucional UFRN. [GS Search]

Hayat, A. A., Keshavarzi, M. H., Zare, S., Bazrafcan, L., Rezaee, R., Faghihi, S. A., Amini, M., & Kojuri, J. (2021). Challenges and opportunities from the COVID-19 pandemic in Medical Education: A qualitative study. BMC Medical Education, 21(1). https://doi.org/10.1186/s12909-021-02682-z [GS Search]

Hendriks, R. A., de Jong, P. G., Admiraal, W. F., & Reinders, M. E. (2019). Instructional Design Quality in medical massive open online courses for integration into campus education. Medical Teacher, 42(2), 156–163. https://doi.org/10.1080/0142159x.2019.1665634 [GS Search]

Khoo, T., Warren, N., Jenkins, A., & Turner, J. (2020). Teaching medical students remotely during a pandemic – what can psychiatry offer? Australasian Psychiatry, 29(3), 361–364. https://doi.org/10.1177/1039856220971931 [GS Search]

Lau, F. A., Mendes, V. F., Ventura, A. A., Bollela, V. R., & Teixeira, L. de. (2017). Implantação de estratégias de Ensino a Distância Durante O Internato: Desafios e perspectivas. Revista Brasileira De Educação Médica, 41(2), 269–277. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n2rb20160069 [GS Search]

Liberati, A., Altman, D. G., Tetzlaff, J., Mulrow, C., Gotzsche, P. C., Ioannidis, J. P., Clarke, M., Devereaux, P. J., Kleijnen, J., & Moher, D. (2009). The prisma statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate healthcare interventions: Explanation and elaboration. Annals of internal medicine, 151(4), W-65. https://doi.org/10.1136/bmj.b2700 [GS Search]

Magalhães, L. V., & Li, L. M. (2019). Web-based undergraduate medical education in a virtual learning environment using an original pedagogical approach: An Observational Longitudinal Study. Revista Brasileira De Educação Médica, 43(1), 97–104. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1rb20180039ing [GS Search]

Motte-Signoret, E., Labbé, A., Benoist, G., Linglart, A., Gajdos, V., & Lapillonne, A. (2021). Perception of medical education by learners and teachers during the COVID-19 pandemic: A cross-sectional survey of online teaching. Medical Education Online, 26(1). https://doi.org/10.1080/10872981.2021.1919042 [GS Search]

Mukhopadhyay, S., Joshi, D., Goel, G., Singhai, A., & Kapoor, N. (2021). Evolution of pathology teaching for MBBS students during COVID-19 pandemic lockdown: Moving from a real to a virtual classroom. Indian Journal of Pathology and Microbiology, 64(3), 524. https://doi.org/10.4103/ijpm.ijpm_665_20 [GS Search]

Struchiner, M., Ramos, P., & Serpa Junior, O. D. (2016). Desenvolvimento E Implementação de um Ambiente virtual de Aprendizagem na área da Saúde: Uma Experiência de Pesquisa Baseada em design. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 20(57), 485–496. https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0676 [GS Search]

Oliveira, S. L. de, Batista, N. A., & Puccini, R. F. (2008). A formação profissional no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de medicina. In A Formação Médica NA UNIFESP: Excelência e Compromisso Social, 64–65. Essay, Editora Fap Unifesp. [GS Search]

Otaki, F., Zaher, S., Du Plessis, S., Lakhtakia, R., Zary, N., & Inuwa, I. M. (2021). Introducing the 4PS model of transitioning to distance learning: A convergent mixed methods study conducted during the COVID-19 pandemic. PLOS ONE, 16(7). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0253662 [GS Search]

Van der Keylen, P., Lippert, N., Kunisch, R., Kühlein, T., & Roos, M. (2020). Asynchronous, digital teaching in times of COVID-19: a teaching example from general practice. GMS journal for medical education, 37(7). https://doi.org/doi: 10.3205/zma001391 [GS Search]

Zhu, N., Zhang, D., Wang, W., Li, X., Yang, B., Song, J., Zhao, X., Huang, B., Shi, W., Lu, R., Niu, P., Zhan, F., Ma, X., Wang, D., Xu, W., Wu, G., Gao, G. F., & Tan, W. (2020). A novel coronavirus from patients with pneumonia in China, 2019. New England Journal of Medicine, 382(8), 727–733. https://doi.org/10.1056/nejmoa2001017

Wasfy, N. F., Abouzeid, E., Nasser, A. A., Ahmed, S. A., Youssry, I., Hegazy, N. N., Shehata, M. H., Kamal, D., & Atwa, H. (2021). A guide for evaluation of online learning in medical education: A qualitative reflective analysis. BMC Medical Education, 21(1). https://doi.org/10.1186/s12909-021-02752-2 [GS Search]

Whittemore, R., & Knafl, K. (2005). The integrative review: updated methodology. Journal of advanced nursing, 52(5), 546-553. [Link] [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2024-03-03

Como Citar

BRITO, T. A.; PORTELA, N. M.; CAMPOS FILHO, A. S. de. As experiências e aplicações do ensino mediado por tecnologia digital na educação médica: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 120–134, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3227. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3227. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos